Você sabe quais são as diferenças entre o agachamento livre e agachamento Smith?

Bem, um dos maiores objetivos da grande maioria das mulheres que começam a praticar musculação é, sem dúvida, definir os glúteos e as coxas.

No entanto, os benefícios do agachamento vão além de questões meramente estéticas.

Desse modo, o agachamento é um dos exercícios mais praticados no mundo todo, e devido a sua tremenda popularidade e eficiência, é também considerado como um dos exercícios mais versáteis e que possuem diversas variações.

Assim sendo, caso você esteja em dúvida sobre qual desses agachamentos é o melhor, para o que servem e quais são os seus benefícios, continue lendo esse conteúdo!

Quais Os Benefícios do Agachamento Livre e do Smith?

agachamento-livre-e-agachamento-smithCertamente você já deve conhecer um pouco sobre o agachamento, um exercício extremamente popular e eficaz.

Basta colocar os pés em uma academia que você verá diversas pessoas praticando o agachamento.

Todavia, você já sabia que existe uma grande variedade de agachamentos?

Bem, de fato, além do bom e velho agachamento livre como todos conhecemos, há também vários outros tipos de agachamentos que possuem propósitos e benefícios diferentes.

Como por exemplo, o agachamento Smith, que também é amplamente conhecido.

Assim sendo, sem mais delongas, confira a seguir um pouco mais sobre o agachamento livre e agachamento Smith, quais são as principais diferenças entre ambos e os objetivos de cada um!

Agachamento livre

O agachamento livre é aquele praticado sem o auxílio de um aparelho, apenas usando uma barra, sendo um dos mais indicados para hipertrofiar os membros inferiores.

Essa variação do agachamento pode proporcionar uma variedade de benefícios para o corpo.

Além de trabalhar os glúteos e quadríceps, o agachamento livre é considerado como um dos exercícios mais completos, pois, pode trabalhar diversos grupos musculares simultaneamente.

1. Aumenta a força e resistência dos membros inferiores:

Você quer aumentar a força de seus membros inferiores? Bem, o agachamento livre é o exercício certo para você!

Isso porque, se praticar o agachamento corretamente, você obterá mais força e resistência em seus membros inferiores.

O que resultará em um melhor desempenho em outros exercícios físicos, esportes e em algumas atividades simples do cotidiano.

2. Promove o ganho de massa muscular:

Caso o seu objetivo seja hipertrofiar os membros inferiores, então, saiba que o agachamento livre é uma ótima opção.

Isso porque, esse exercício é um dos mais eficientes para tonificar o bumbum e as coxas.

Sem dúvida, esse agachamento é um dos mais indicados para ganhar massa muscular e definir os músculos dos membros inferiores de forma inteiramente eficaz.

Mas, além disso, esse exercício também melhora a postura e fortalece os músculos da lombar e abdômen, que constituem a região do core.

3. Melhora a qualidade de vida:

Além de questões ligadas somente a estética, esse exercício também é indicado para que você possa melhorar consideravelmente a sua qualidade de vida.

Afinal, o movimento de agachar está fortemente presente em nosso cotidiano.

No entanto, conforme o nosso corpo envelhece, nossos músculos vão perdendo as forças e resistência para realizar o movimento, tornando-se difícil simplesmente se levantar ou se sentar.

Assim sendo, praticar esse exercício regularmente, poderá desempenhar uma função essencial para a melhora da qualidade de sua vida a longo prazo.

Além disso, o agachamento livre também poderá beneficiar alguns movimentos como caminhar, correr, saltar e até mesmo escalar.

Agachamento Smith

A grande diferença entre o agachamento livre e agachamento Smith se dá pelo fato de que esse último é realizado através de um aparelho de academia.

Algumas pessoas consideram essa variação mais segura, pois, a barra está fixa no aparelho e há menores chances de causar alguma lesão.

Assim como o agachamento livre, o no Smith também possui as suas respectivas vantagens.

1. Foco no quadríceps:

Enquanto o agachamento livre é um exercício completo e que trabalha todos os membros inferiores simultaneamente, o agachamento Smith possui foco, principalmente, na região do quadríceps.

Desse modo, por ser realizado em um plano diferente do agachamento livre, essa variação recruta mais a região do quadríceps durante a execução do movimento.

2. Melhora a coordenação motora:

Caso você seja uma iniciante e não tenha uma boa coordenação motora para praticar o agachamento livre.

Ou até mesmo para quem tenha dificuldades em praticar exercícios com pesos livres, então o no Smith pode ser uma ótima alternativa para você.

Devido ao auxílio fornecido pelo aparelho, que por esse motivo, é considerado como uma variação mais segura, em comparação com o agachamento livre.

Logo, essa variação poderá prepará-la para realizar o agachamento livre de forma mais adequada, evitando assim possíveis lesões.

3. Pode ser feito no final do treino:

Geralmente, o agachamento livre é feito no início do treino, quando o corpo ainda está bem energizado.

Todavia, o agachamento no Smith pode ser feito entre outros treinos ou no final de sua sessão, pois, não requer tanto equilíbrio e estabilidade para a sua execução.

Ou seja, você poderá praticar esse exercício no final do seu treino, para extrair o máximo de força possível.

E, além disso, assim como o agachamento livre, o agachamento no Smith também melhora a sua postura.

Qual dos dois devo praticar?

Mas, afinal, entre o agachamento livre e agachamento Smith, qual devo praticar?

Essa é uma das perguntas bastante frequentes. No entanto, a resposta pode variar dependendo de quais são os seus objetivos e propósito.

Bem, certamente ambos são eficientes para trabalhar os membros inferiores e aumentar o ganho de massa muscular.

Caso você queira pernas e bumbum maiores e tonificados, então, tanto um quanto o outro são indicados.

Todavia, o agachamento Smith possui um foco maior na região do quadríceps, enquanto o agachamento livre fortalece a região do core.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é em relação ao seu nível de condicionamento físico e coordenação motora.

Se você ainda possui dificuldades em realizar exercícios com pesos livres ou seja uma iniciante, então o mais indicado é você começar a praticar o agachamento no Smith, para ajudá-la a se preparar para realizar o agachamento livre de modo correto.

Conclusão

agachamento-livre-e-agachamento-smithEm suma, o agachamento livre e agachamento Smith são ótimos exercícios para aumentar a sua força e hipertrofiar os músculos dos membros inferiores.

Assim sendo, é possível afirmar que não existe um exercício que seja melhor do que outro, cada um possui as suas vantagens e benefícios.

Cabe somente a você definir quais são as suas metas e quais dessas variações se enquadram dentro de suas necessidades e condicionamento físico.

Por fim, caso ainda possua alguma dúvida em relação ao conteúdo, não esqueça de deixar o seu comentário!