Agachamento terra, muito tem se falado sobre esse tipo de exercício. Mas, há quem o compare com esse treino com mais dois, o sumô e o stiff. Porém, isso pode causar bastante confusão na mente de quem está fazendo a atividade., então qual a diferença do agachamento terra x sumô x stiff?

Esses tipos de treinos são muito usados nas academias. No entanto, é preciso saber executá-los corretamente.

Neste post vamos falar sobre essas diversidades do agachamento terra. Continue acompanhando e entenda mais sobre esses exercícios. Boa leitura.

O que é agachamento terra?

agachamento-terra-x-sumo-x-stiff

Em primeiro lugar, vamos explicar para você o que é o agachamento terra. Afinal, quando conhecemos mais sobre o tipo de exercício e os seus benefícios, fica mais fácil. Além de esclarecer bastantes dúvidas.

Quando se trata de agachamento terra, podemos dizer que ele é uma das melhores atividades para quem quer melhorar o condicionamento físico. Isso porque os estímulos proporcionados pelos movimentos são de muita intensidade.

Portanto, o agachamento terra junta todos os grupos musculares e tem grandes benefícios para diversas áreas. Algumas delas são:

  • Potência;
  • Força;
  • Hipertrofia;
  • Funcionalidade;
  • Manutenção da saúde.

O agachamento terra é um exercício feito com pesos. O objetivo é desenvolver os músculos da lombar, trapézio, pernas e glúteos. Entretanto, é um dos treinos mais completos para a região das costas. Afinal, exige esforço de quase todos os músculos dorsais.

Execução do agachamento terra

Para executar este agachamento, é importante estar com a postura bem ereta. Mas é preciso também ter os pés mais próximos e levemente virados para fora. Assim, fazer esse exercício ficará mais fácil, além de correto.

No entanto, caso não seja executado corretamente, o agachamento terra pode não ser eficiente. Portanto, a postura precisa ser correta para não ocasionar nenhum tipo de lesão no corpo.

Esse tipo de atividade é feito com barra, sendo que o seu levantamento de peso traz um deslocamento vertical. Porém, tem também, em alguns momentos, a extensão do quadril. Além de maior atividade muscular nos extensores do quadril como, por exemplo, glúteos e posteriores das coxas).

Importância do agachamento terra

Este agachamento é um treino importante para homens e mulheres. Afinal, é um dos melhores exercícios para desenvolver a força. No entanto, há muitas pessoas do público feminino que nem cogitam a hipótese de fazer esse treino.

Isso porque muitas mulheres não acreditam quem sejam fortes o bastante para realizar o exercício. Além disso, outras acham que ficarão musculosas demais. Mas ambas as situações são puro mito! Porém, esse treino garante aos praticantes um ganho maior de força e confiança.

O agachamento terra é um exercício que auxilia a aceleração do metabolismo. Em homens ou mulheres, ter o metabolismo mais acelerado quer dizer que a queima de gordura será mais rápida. Além disso, essa atividade vai estimular o ganho de massa muscular.

Outro ponto positivo e importante, especialmente no caso das mulheres, é que o agachamento terra é bom para construir as curvas do corpo. Ou ainda, defini-las. Portanto, incluir esse exercício em sua rotina de treinos fará com que o seu corpo se torne mais bonito, com curvas definidas e, também, melhorará a sua postura.

O que é o sumô?

agachamento-terra-x-sumo-x-stiff

O sumô é um tipo de levantamento de peso. Porém, ele tem alguns detalhes a mais do simples tradicional. Técnicas que são imprescindíveis para a boa execução e resultado da atividade.

Portanto, altura ou comprimento dos membros são influenciadores diretos para que esse exercício tenha uma boa performance. É essencial que o sumô seja feito corretamente para ter a devida ativação muscular.

O sumô recruta o maior número possível de vasto medial e do vasto lateral. Eles são músculos dos quadríceps. Sendo assim, há uma maior definição dessa parte muscular.

O sumô também precisa ser executado com uma postura mais ereta. Porém, ao contrário do agachamento terra, os pés precisam ficar um pouco mais afastados e virados para fora.

Essa atividade pode ser feita com uma barra. Mas também pode ser realizada com um halter. O peso dos halteres é você quem escolhe.

O que é o stiff?

O agachamento terra pode ser confundido com o stiff com barra. Afinal, ambos são bem parecidos. No entanto, o exercício stiff enfatiza mais a região dos glúteos e bíceps femoral.

A diferença entre essas atividades são:

  • Amplitude dos movimentos;
  • Modo de flexionar o joelho;
  • Músculos que são trabalhados.

Agachamento terra: qual é o melhor exercício?

Explicamos para você qual é o agachamento terra x sumô x stiff. Porém, para esse tipo de questionamento, a resposta é somente uma: não existe um melhor tipo de exercício.

Afinal, cada tipo de atividade possui as suas particularidades. Portanto, elas beneficiam partes distintas. Sendo assim, a escolha para cada um dos tipos de exercício vai de acordo com os seus objetivos, limitações e ainda, o ponto fraco e o forte.

No entanto, algumas pessoas possuem certo preconceito com alguns tipos de exercícios. Mas recomendamos experimentar a atividade antes de falar dela. Pode ser algo surpreendente para o seu corpo!

Conclusão

Como você pode ver, os exercícios citados acima são parecidos. No entanto, seus benefícios são diferentes. Cada um é único e possui suas funções específicas. Portanto, na hora de montar a sua ficha, o seu personal deve levar em conta os seguintes pontos:

  • O seu gosto, ou seja, qual exercício gosta mais;
  • Praticidade e logística para realizar a atividade;
  • O tipo de pegada na barra;
  • Se a sua intenção é ter pés e pernas mais trabalhadas;
  • A amplitude dos movimentos.

Há a possibilidade de realizar uma combinação dos exercícios, uma vez que cada um deles será bom para uma região do corpo. Afinal, é uma excelente forma de treinar várias regiões e atingir um melhor resultado.

Todos os exercícios citados acima são bons para ambos os sexos. No entanto, recomendamos que eles sejam realizados com a supervisão de um profissional para que não ocorra nenhum tipo de falha. Afinal, elas podem lesionar o seu corpo.

O que achou das nossas dicas sobre o agachamento terra x sumô x stiff?

Deixe o seu comentário.

Meta descrição: Você tem dúvida na hora de realizar o agachamento terra x sumô x stiff? Não sabe qual será o melhor para o seu treino? Acompanhe e tire suas dúvidas!