Confira agora os benefícios do agachamento unilateral, a importância de incluir nos treinos e veja ainda como fazer os exercícios corretamente.

O agachamento unilateral é sem duvidas um dos melhores treinos para quem está em busca do fortalecimento das pernas. Visto que o exercício trabalha diretamente a musculatura dessa parte do corpo, aumentando consideravelmente na resistência adquirida.

agachamento-unilateral

Afinal quem não deseja pernas torneadas, resistentes e fortes? A maioria das mulheres destina tempos especiais dos seus treinos com foco exatamente nessa região. Eventualmente além da beleza física esse tipo de exercício melhora a mobilidade.

Ademais até mesmo o equilíbrio do corpo e a estabilidade são influenciados e tem melhoras significativas. Por isso descubra mais sobre os exercícios e os benefícios de incluir nos seus treinos o agachamento unilateral e veja como fazer.

O que é Agachamento Unilateral

O agachamento unilateral recebe também o nome de pistola sendo um exercício destinado para o treino dos membros inferiores do corpo. Ou seja, com o exercício você treina em busca de resultados principalmente na região das pernas.

Contudo outras musculaturas do corpo acabam também beneficiadas como é o caso dos glúteos. Que acabam também sendo exercitados nesse tipo de treino. Dessa forma o agachamento unilateral é a maneira eficaz de se exercitar cada uma de suas pernas de maneira individual.

O que proporciona maiores resultados desde que esteja sendo feito de forma correta.

Regiões do Corpo que são trabalhadas

Com o agachamento unilateral varias regiões do corpo são trabalhadas, eventualmente a que mais percebe os resultados são as pernas. Contudo outros membros também são fortalecidos com a pratica do exercício. Veja quais são eles:

·        Pernas:

Conforme mencionado acima as pernas são diretamente trabalhadas durante o agachamento, visto que o exercício tem um foco especial para essa musculatura do corpo. Possibilitando o fortalecimento, resistência, equilíbrio e maior mobilidade dessa região.

·        Glúteos

O agachamento acaba trabalhando bastante a região dos glúteos, permitindo que fique mais resistente. Bem como auxilia na melhora do crescimento dessa parte do corpo.

·        Quadris e Quadríceps

Com a pratica correta dos exercícios os quadris são também trabalhados, assim como os quadríceps. Ambos acabam adquirindo mais resistência e ficam mais fortalecidos.

Benefícios do Agachamento Unilateral

São inúmeros os benefícios da pratica do agachamento unilateral, contudo os que mais se destacam são:

  • Fortalecimento e tonificação das pernas
  • Melhora na mobilidade do corpo
  • Melhora no equilíbrio corporal
  • Aumento da resistência de pernas
  • Aumento da resistência dos quadris
  • Melhora na resistência dos glúteos
  • Aumento na resistência dos quadríceps
  • Auxilia na postura
  • Levanta o Bumbum
  • Melhora a articulação nos joelhos

Melhores Exercícios

agachamento-unilateral

Existem formas diferentes de se fazer o agachamento unilateral contudo todos focados em busca dos mesmos resultados. Confira agora os melhores exercícios e veja como fazer cada um deles, todos podem ser feitos em casa ou na academia.

1.      Agachamento Unilateral com Cadeira

Você só vai precisar de uma cadeira para trabalhar no fortalecimento de varias musculaturas do seu corpo. Inclua esse exercício nos seus treinos ao mínimo de duas vezes por semana e veja os resultados em pouco tempo.

Para esse exercício você deve escolher uma cadeira cuja altura fique um pouco acima do seu joelho. Em seguida basta com que você estenda seus braços em direção reta cruzando suas mãos uma na outra.

Visto que isso melhora o equilíbrio na hora de executar o treino e evita que você acabe machucando. A saber, a posição ideal dos braços é na altura dos ombros e paralelos um em relação ao outro.

Como fazer:

Em seguida a escolha da cadeira e o posicionamento dos braços é hora de se preparar para executar o treino. Dessa maneira é hora de arrumar os pés para que o exercício seja feito de forma correta, você deve colocar um dos pés no chão.

Verifique se todo o pé inclusive o calcanhar está tocando a superfície. Já a outra perna deve ser elevada a sua frente, estendendo-a completamente sem que os joelhos fiquem flexionados. Como se você estivesse chutando algo com bastante força, devendo manter a perna toda esticada.

Aponte os dedos do pé que está elevado para o teto e agora comece o exercício. Que consiste em se levantar da cadeira utilizando a força do pé e da perna que estão em contato com o chão. Ela deve empurrar o resto do seu corpo, levante-se e conte cerca de 5 segundos antes de se sentar novamente.

2.      Agachamento Pistola Normal

Para executar esse exercício você não precisa do auxilio de nenhum item, basta utilizar a sua musculatura para realizar corretamente. Para se posicionar você deve ficar de pé colocando seus braços estendidos em direção reta na altura dos seus ombros. Em seguida alinhe seus pés da mesma maneira da largura dos ombros.

Encoste a palma de suas mãos uma na outra, visto que isso melhora o equilíbrio na hora de executar o exercício. Fixe bem seus pés no chão e é a hora de começar a se exercitar.

Como fazer:

Agora que você já se posicionou é hora de começar o agachamento pistola, para isso você vai deixar um dos pés fixos no chão com o calcanhar colado na superfície e sem dobrar os joelhos.

A outra perna deve ser elevada com os dedos do pé apontados para o teto, em seguida nessa posição você irá simular que está agachando. Utilizando dessa forma a força da perna que está no chão para realização do movimento. Flexione o joelho dessa perna e mantenha o corpo completamente com a postura ereta.

Para ter melhores resultados é importante que você dê o máximo do seu esforço agachando a perna que está em contato com o chão o máximo que você conseguir. E utilize por fim a força da perna que está no chão para conseguir se levantar novamente.

3.    Agachamento Unilateral com uma Caixa

Para executar esse exercício você precisara de uma caixa resistente que sustente seu peso sem se quebrar. Em seguida é hora de se posicionar e encontrar seu ponto de equilíbrio, para que não se machuque durante o treino.

Para isso coloque uma de suas pernas encima da caixa e a outra ao lado elevada sem entrar em contato com a superfície. Estique seus braços em direção reta na altura dos seus ombros e é hora de começar o exercício.

Como fazer:

Para executar esse agachamento você deve utilizar a força da sua perna que está sobre a caixa para que você se agache e a outra perna deve ficar esticada. Dessa forma você treina de forma individualizada cada uma de suas pernas.

Visto que ao terminar a sequência com um dos lados é hora de passar para o outro. Dessa maneira os músculos da sua perna estão sendo intensamente trabalhando melhorando sua resistência e força.

Por fim coloque em pratica os exercícios acima e comece agora mesmo a realizar o agachamento unilateral. Confira ainda em nosso site exercícios aeróbicos e veja se você deve inclui-los antes ou depois do treino de agachamento pistola.