Ao agachamento é um dos exercícios mais completos dentro da musculação sendo que sua realização é fundamental para a obtenção de glúteos perfeitos.  Os benefícios do agachamento vão muito além disso, visando a correção de postura e resistência muscular.

Além disso, sua realização pode ser feita de várias formas que tendem a trabalhar de diferentes maneiras as pernas e glúteos.

Entenda quais são os benefícios do agachamento e por que você deve começar a realiza-lo imediatamente.

Agachamento – Que Exercício É Esse?

O agachamento consiste em basicamente no que seu nome sugere: agachar. Contudo, a forma como ele é executado é que garante bons resultados.

Pode-se dizer que dentro das academias, ele consiste na flexão e na extensão dos joelhos e quadris como se você fosse sentar e levantar. A ação parece bastante simples, mas requer um determinado esforço do corpo.

Benefícios Do Agachamento

Ele consegue fortalecer as pernas e também trabalha os músculos do abdomên. Além disso, ele consegue alcançar de forma indireta outros músculos, assim como, previne lesões no core, reduz a incidência de problemas na coluna lombar e evita dores na região torácica inferior.

Apesar de muitos acreditarem que o agachamento leva ao desenvolvimento de lesões nos joelhos, isso não é verdade.

O problema nos joelhos só vai aparecer caso o agachamento não seja realizado de forma adequada, sem respeitar os limites do corpo, colocando muito peso.

Portanto, estes benefícios fazem deste o melhor exercício a ser executado.

Tipos De Agachamento

Existem variações de agachamento e isso permite que se desenvolva o trabalho de diferentes grupos musculares.

 Simples

O simples é aquele executado sem nenhum tipo de aparelho. Consiste apenas na flexão dos joelhos, que deve estar separados na altura dos ombros.

Além disso, para obter seus benefícios nesse exercício é preciso que você o execute de forma lenta, de modo a contrair os músculos dos glúteos e das pernas.

Os agachamento simples são muito encontrados em exercícios funcionais onde outros tipos de exercícios também são realizados.

 Com Barra Fixa Ao Aparelho

Este é um tipo de exercício muito comum nas academias. Consiste em um agachamento que é guiado por um aparelho onde se insere uma determinada quantidade de peso.

Existem muitos benefícios nesse exercício que vai trabalhar a força muscular e resistência.

Com Barra

Trata-se de um agachamento realizado com barra mas sem a utilização de aparelho. Assim, o indivíduo deve trabalhar a sua força e resistência além do equilíbrio.

Ele também apresenta bons resultados quando incluso em um treino de hipertrofia muscular.

Afundo

Consiste em um tipo de agachamento que pode ser feito tanto no aparelho, com alteres, forma livre ou até mesmo com caneleiras.

Trata-se de um exercício que trabalha de maneira alternada as pernas. Assim, enquanto uma perna agacha, a outra está esticada para trás, porém, levemente flexionada.

Entre os benefícios é importante ressaltar que exercício trabalha individualmente os grupos musculares das cochas e glúteos.

Sumô

O agachamento sumô tem como objetivo principal trabalhar as partes internas das coxas.

Pode ser realizado sem nenhum tipo de peso ou com halteres, geralmente mais pesados.

Consiste em realizar o movimento do agachamento com as pontas dos pés voltadas para fora. Quando realizado com haltere, ele é segurado entre as pernas de modo a fazer com que se exija mais do músculos para a sua execução.

Com Salto

O agachamento com salto e muito utilizado em exercícios funcionais. Entre os benefícios do agachamento o exercício consegue trabalhar pernas, glúteos além de permitir uma queima maior de calorias devido aos saltos.

Ele geralmente é realizado sem nenhum tipo de peso.

 Com Halteres

Trata-se de uma variação do agachamento com barra que também visa a estabilidade do equilíbrio.

Sendo assim, entre os benefícios do agachamento está uma realização de um exercício mais leve, mas que contudo contém algumas cargas de peso que permitem uma maior trabalho dos grupos musculares.

 Frontal

Este é um tipo de agachamento que é executado com a barra e alteres à frente do corpo, apoiado na clavícula.

Ele deixa o tronco mais ereto ao longo de todo o movimento o que permite uma execução ainda mais aperfeiçoada do exercício.

 Hack Com Barra

agachamento

Esse tipo de agachamento é executado segurando a barra de costas de modo que quando em movimento, ela fique abaixo dos glúteos.

É um exercício bastante complexo que trabalha o equilíbrio e diferentes grupos musculares.

Este exercício também é bastante indicado quando se deseja dar maior ênfase aos quadríceps sem que para isso você precise recorrer à diferentes tipos de exercícios de isolamento.

 Zercher Squat

Não é muito confortável e raramente é executado nas academias. Consiste em um exercício onde a barra é segurada pelo antebraço e o indivíduo deve manter o equilíbrio tanto das pernas quanto dos braços.

Mas um dos benefícios é que ele é uma variação recomendável quando não existem outros aparelhos para a variação do exercício.

 Overhead Squat

Trata-se de uma variação muito complexa do agachamento que é bastante utilizada em treinos de crossfit.

Consiste em agachar o máximo possível, elevar uma barra com pesos acima da cabeça e depois levantar.

Entre seus benefícios estão o ganho de equilíbrio, força, controle da respiração. Também é uma excelente indicação para quem deseja levantar cargas elevadas mas não possui um suporte de agachamento.

Afundo Com Banco

Consiste em uma variação do agachamento que você deve utilizar o banco, apoiando a perna que vai ficar em descanso. Para que o exercício se torne ainda mais complexo, você deve utilizar alteres.

O banco deve ter uma altura de no máximo 50 cm para que não comprometa a execução do exercício.

Estas são as variações dos agachamento. E agora que você já descobriu os benefícios do agachamento que tal começar a executar o exercício?