Você sabia que existe uma variedade de agachamentos para fazer em casa?

Isso porque, esse exercício pode ser feito utilizando apenas o peso do próprio corpo, tornando-se, portanto, uma das melhores opções de exercícios para praticar no conforto de sua casa.

Além disso, os agachamentos são, provavelmente, um dos exercícios mais conhecidos e praticados, afinal, quando o assunto é tonificar a musculatura dos glúteos e membros inferiores, o agachamento cumpre bem com o objetivo.

Assim sendo, caso você deseja conquistar pernas e bumbum mais torneados, mas está cansada do agachamento convencional, então continue lendo esse conteúdo para conhecer as melhores variedades de agachamentos e quais são os seus benefícios!

Descubra as variações de agachamento que podem ser feitas em casa

agachamentos-para-fazer-em-casaDesde tempos mais remotos, onde não existia academias ou aqueles aparelhos caros de academia, que os soldados e atletas olímpicos utilizavam o peso de seus próprios corpos para treinar, com o intuito de ganhar massa e definir a musculatura.

Essa prática tornou-se amplamente popular e posteriormente, recebeu o nome de “calistenia”, um treino que consiste em utilizar somente o peso do seu próprio corpo.

Da antiguidade até os dias atuais essa técnica ainda é extremamente praticada por diversas pessoas, pois os benefícios de utilizar o seu próprio peso corporal são inúmeros.

Confira os melhores agachamentos para fazer em casa!

Considerado como um dos melhores exercícios, o agachamento é conhecido, relativamente simples e que não requer movimentos complexos e nem equipamentos caros.

Mas, é considerado também como um dos exercícios mais completos que existe.

Desse modo, não é de se surpreender que o agachamento tenha se tornado amplamente praticado devido a sua eficiência em fortalecer e tonificar os músculos das pernas e do bumbum.

No entanto, caso você já esteja enjoada de praticar o agachamento convencional e está a procura de algumas variações que sejam igualmente ou até mais eficientes para potencializar o seu treino, confira a seguir os melhores agachamentos para fazer em casa!

1. Agachamento com salto:

O agachamento com salto é considerado como um dos melhores exercícios para trabalhar toda a musculatura dos membros inferiores.

Isso porque essa técnica une o agachamento convencional que por si só já é poderoso, com um salto para potencializar ainda mais a prática.

Por ser uma variação mais complexa, o agachamento com salto pode aumentar o gasto calórico, melhorar o condicionamento físico e fortalecer os extensores dos joelhos e do quadril.

  • Para praticar esse exercício, basta realizar o movimento do agachamento convencional;
  • Apenas lembre-se de manter a coluna ereta e o abdômen contraído, e atente-se para que os joelhos não ultrapassem a linha dos pés;
  • Em seguida, salte no lugar;
  • Quando pousar no chão, você deve pisar primeiro com a ponta dos pés para evitar que o impacto cause lesões.

2. Agachamento sumô:

O agachamento sumô recebe esse nome por sua prática ser bastante semelhante ao estilo de luta que originou-se no Japão.

Essa técnica é um ótimo exercício para deixar o bumbum durinho, além de melhorar a postura e trabalhar simultaneamente os músculos das pernas, abdômen e costas.

  • Semelhante ao agachamento convencional, porém, inicie com os pés mais afastados, ligeiramente virados para fora, como no movimento de sumô;
  • Mantenha as costas ereta e o abdômen sempre contraído;
  • Flexione os joelhos até estarem alinhados com as pontas dos pés;
  • E retorne de forma controlada até a posição inicial.

3. Afundo:

Assim como o bom e velho agachamento simples, o afundo é também uma técnica popular e bastante praticada, devido aos benefícios que fornecem ao corpo.

Pois, além de tonificar os músculos dos membros inferiores, o afundo também fortalece o core, melhora a postura e coordenação motora.

  • Comece com os pés alinhados aos ombros;
  • Em seguida, dê um passo à frente, flexionando os joelhos;
  • A perna de trás deve formar um ângulo de 90 graus, e o joelho quase encostar no chão;
  • Volte a posição inicial até que os joelhos estejam estendidos quase totalmente;
  • Repita o processo alternando entre as pernas.

Para incrementar ainda mais esse exercício, você poderá realizar algumas variações, como o afundo cruzado e o afundo com elevação de joelho.

Com o afundo cruzado, ao invés de você colocar o pé para trás de forma normal, você deve posiciona-lo cruzado, ou seja, de modo que ambos os pés estejam na mesma direção.

Quer elevar o afundo para um outro nível? Então pratique o afundo com salto!

4. Agachamento búlgaro:

Por ser um exercício que trabalha somente uma perna de cada vez, o agachamento búlgaro, também conhecido como afundo unilateral, coloca menos estresse na região lombar, em comparação com o agachamento tradicional.

Além disso, é um ótimo exercício para engrossar as pernas, tonifica-las e aumentar a flexibilidade do corpo.

  • Comece com um pé na frente do corpo, e o outro atrás, com o peito do pé posicionado em cima de algum suporte;
  • Mantenha o tronco firme e a coluna ereta;
  • Flexione o joelho da perna que está na frente do corpo, até que o joelho da perna de três quase encoste no chão;
  • Após finalizar as repetições, repita o processo com a outra perna.

5. Agachamento em isometria:

Os exercícios isométricos são considerados os exercícios capazes de submeter uma certa tensão nos músculos sem a necessidade de fazer movimentos ou repetições.

Os benefícios dessa técnica incluem, além do fortalecimento e desenvolvimento dos membros inferiores, a melhora da coordenação motora e o aumento da capacidade de equilíbrio.

  • Fique de costas para uma parede com as pernas separadas na largura dos ombros;
  • Mantenha a cabeça e as costas, totalmente ereta, encostadas na parede;
  • Flexione lentamente os joelhos, de modo que as coxas fiquem paralelas ao chão, como se você estivesse sentado em uma cadeira imaginária;
  • Permaneça nessa posição por cerca de 30 segundos.

Conclusão

agachamentos-para-fazer-em-casaConquistar pernas bem torneadas e um bumbum durinho é o objetivo de muitas mulheres que frequentam academia.

No entanto, devido à pandemia, torna-se inviável voltar a rotina de treinos normalmente.

Desse modo, como manter os seus treinos em dia para obter os resultados esperados?

Bem, com os agachamentos para fazer em casa, obviamente!

Sendo considerado como um dos exercícios mais eficazes para fortalecer os membros inferiores, o agachamento possui diversas variações poderosas que você pode realizar sem nenhum tipo de equipamento, utilizando apenas o peso do próprio corpo e sem sair de casa!

Portanto, o que achou dessas exercícios? Conhece alguma outra variação de agachamento? Então, deixe o seu comentário!