Se você já frequentou uma academia, ou já pesquisou como tonificar pernas e glúteos, já deve ter ouvido falar desse exercício. Os agachamentos é um dos exercícios mais completos para tonificar e definir o seu corpo. Por isso, vamos te mostrar os tipos de agachamentos e como eles podem ser feitos em casa.
Aliás, esse é um dos benefícios dos agachamentos, ele pode ser executado em qualquer lugar. Contudo, deve-se tomar cuidado na hora de executá-lo, como em qualquer exercício, a fim de evitar lesões.
O Que é o Agachamento
O exercício conhecido como agachamento é um movimento básico para o ser humano. Ademais, vem sendo estudado cada vez mais pelos teóricos da área que o consideram como o treinamento físico mais importante.
O agachamento é um fortalecimento dos músculos das coxas, quadris, glúteos, tendões, ligamentos e até mesmo os ossos. Práticas de agachamentos são muito usadas para fortalecer os músculos inferiores.
É muito comum observar bebes fazendo movimentos de subir e descer dobrando os joelhos antes mesmo de dar os primeiros passos. Provavelmente, esse é um movimento instintivo do ser humano para fortalecer a musculatura dessa região.
Aliás, para aqueles que procuram bons resultados nos treinos, sejam eles de resistência ou musculação, a prática do agachamento é fundamental.
Ademais, o agachamento produz um padrão motor básico inerente a qualquer indivíduo, ele pode ser executado por grande parte das pessoas. Contudo, é importante observar que há limitações, por exemplo, problemas nas articulações ou lesões musculares podem ser agravados pelo movimento.
Mesmo assim, no geral, o agachamento é um exercício bem simples, e quando bem executado, traz muitos benefícios para o indivíduo, independente dos seus objetivos.
Benefícios do agachamento
O agachamento é um movimento funcional, usamos ele para diversas atividades do cotidiano. Como por exemplo, sentar em uma cadeira, ir ao banheiro, pegar algo no chão.
Quando agachamos aumentamos a mobilidade dos quadris e adquirimos força nos grandes grupos musculares das pernas.
Além disso, o agachamento trás diversos outros benefícios como:
-
Exercita o corpo por completo
A prática do agachamento simples, ou seja, sem carga, trabalha o quadríceps femural, glúteo médio, glúteo máximo, bíceps femural (posterior da coxa), abdominal e lombar.
Logo, ao fortalecer glúteos e pernas a lombar fica protegida, e o indivíduo ganha maior equilíbrio do corpo. Ademais, se uma carga for colocada na parte superior do corpo, você terá praticamente todo o corpo sendo exercitado.
Por exemplo, você pode elevar os braços, segurar uma bola, ou uma barra nos trapézios e fazer o agachamento.
Esse é uma alternativa para quem não tem muito tempo, e precisa de exercícios para o corpo todo.
-
Melhora a capacidade cardiorrespiratória
Assim como a maior parte dos exercícios físicos, os agachamentos quando feito da forma correta, permite uma expansão da caixa torácica.
Com isso, há uma melhora na capacidade respiratória e cardíaca.
-
Diminui problemas de coluna
Por fortalecer as pernas e os glúteos deixamos de forçar ps músculos da zona lombar e da cintura.
Ademais, o agachamento melhora nossa postura e alinha a bacia. Com isso, temos menos dores nas costas e maior controle do corpo.
-
Aumenta o bumbum
O agachamento também propicia o aumento dos glúteos. O sonho de muitas mulheres é ter um bumbum maior, então o agachamento é o exercício certo.
Contudo, para aumentar qualquer músculo do seu corpo é necessária a hipertrofia, e isso só acontece com estímulos de cargas.
Tipos de Agachamentos
-
Agachamento simples
O agachamento simples consiste em estar de pé, com as pernas e os pés afastados na largura dos ombros e apoiados totalmente no chão, dobrar os joelhos.
Os joelhos devem ser dobrados jogando o quadril para trás, como se sentasse em uma cadeira. Os pés devem permanecer firmes durante todo o movimento e a coluna deve estar reta.
Depois estique as pernas que estavam dobradas, voltando a posição inicial de pé. Ademais, durante todo o exercício é importante manter os braços esticados na frente do corpo para manter o equilíbrio.
-
Afundo
O afundo é um dos tipos de agachamento mais versáteis. O afundo pode ser conhecido por lunge, ou como avanço. Consiste em dar um passo para frente flexionando o joelho até que a coxa da perna que avançou fique paralela ao chão.
O pé que deu o passo deve permanecer totalmente apoiado no chão, enquanto que o de trás deve manter o calcanhar levantado, sem tocar o chão.
O quadril deve descer lentamente até que o ângulo da perna que avançou forme um ângulo de 90º.
O joelho da perna de trás deve ficar muito próximo do chão.
Depois você deve subir e voltar à posição inicial, fazendo repetições do exercício e alternando a ordem das pernas.
Aliás, durante o exercício não é recomendado tocar nas pernas para subir. Procure segurar os quadris, ou pegue halteres para dificultar mais o movimento.
-
Agachamento sumo
Esse tipo de agachamento é muito similar ao simples, apenas exige que os pés fiquem afastados com as pontas voltadas para fora.
Os outros movimentos são iguais ao do agachamento simples.
O agachamento sumo pode ser feito com o uso de pesos. Aliás, o praticante pode segurar halteres nas mãos ou kettlebells, por exemplo.
-
Agachamento com salto
Esse agachamento além de tonificar o corpo, e contribuir para a perda de gordura, ele também aumenta sua resistência cardiorrespiratória.
Por contar com um treino aeróbico e de resistência ao mesmo tempo, ele aumenta o gasto de energia, consequentemente, queima mais carboidratos.
Para realiza-lo é necessário saltar e ao tocar o chão na volta é importante flexionar os joelhos e repeti-lo novamente.
Conclusão – Tipos de Agachamentos
Como pudemos ver, agachamentos é um exercício funcional e prático, podendo ser executado em qualquer lugar.
É valido ressaltar que as dicas apresentadas são formas de se fazer, mas não são as únicas.
E podemos contar com diversos benefícios para o praticante, portanto, procure um profissional da área para saber quais os melhores agachamentos para você e monte seu treino de acordo com o que você precisa.
Contudo, antes de iniciar qualquer prática de atividades físicas é importante consultar um médico, para avaliar suas condições físicas.
Ainda tem alguma dúvida sobre este assunto? Deixe seu comentário para que possamos esclarecê-la!