Os alimentos antioxidantes são importantes para que possamos manter nossa pele mais jovem e nosso organismo mais saudável. Além disso, eles também ajudam com a liberação de toxinas do corpo, evitando aquele inchaço indesejado.

Assim, existem diversas alternativas para quem deseja se manter mais saudável e mais disposto. Para tanto, basta investigar um pouco mais e, dessa forma descobrir que o você precisa, quase sempre, se encontra na feira.

Descubra agora uma série de alimentos antioxidantes e inclua-os ainda hoje em sua alimentação.

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Aveia está no topo da lista de alimentos com antioxidantes

A aveia é um das fontes de alimentos antioxidantes mais completas. Isso porque ela atua não só auxiliando o sistema digestivo, assim como, é rica em silício, um ótimo componente para a pele.

Além disso, a aveia também possui um componente chamado de betaglucana, que estimula a circulação sanguínea.

Quer saber mais uma curiosidade sobre o alimento?

A betaglucana também dificulta a absorção de gordura pelo intestino. Ou seja, a aveia é um alimento multifuncional na sua dieta.

Dica para utilizar o alimento:

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Adquira aveia em flocos e ingira uma colher em jejum todos os dias. Isso ajudará na redução do colesterol ruim assim como, evitará que você sinta muita fome.

Brócolis, um dos alimentos ricos em antioxidantes que  contém sulforano

Há quem diga que alimentos com a cor escura tendem a ser mais saudáveis. Pois é, estas pessoas estão mais do que certas.

E no topo da lista de alimentos ricos em antioxidantes e em outros nutrientes, temos o brócolis.

Embora muitos façam cara feira ao tentar consumi-lo, o alimento pode ser bastante saboroso. Além disso, depois de saber todas as vantagens que ele possui, você deve até fazer um pequeno esforço para come-lo, caso você não seja tão fã.

O brócolis é rico em ferro, fibras e vitamina C. Ademais, podemos encontrar nele o sulforano.

E quais as vantagens dessa substância?

Ele é um antioxidante natural que ajuda a combater células cancerígenas, desintoxica o organismo e também serve como uma substância anti-inflamatória.

É claro que todas estas vantagens você não irá deixa-lo de fora da sua dieta, ou vai?

Dica para utilizar o alimento

Fazer o brócolis refogado com alho, sal e cebola dará mais sabor ao prato, deixando-o irresistível aos olhos de adultos e crianças.

Uva passa é um dos alimentos antioxidantes do Natal

Não é incomum todos os anos vermos discussões que envolvem a inclusão da uva passa nos alimentos. Embora ela não pareça tão apetitosa para alguns, saiba, nela se escondem muitos nutrientes.

Talvez, depois disso, você irá repensar o uso dela não só em pratos natalinos, mas em diferentes ocasiões.

A uva passa é rica em um componente chamado resveratrol que ajuda a reduzir o colesterol ruim, prevenir doenças do coração além de ser um poderoso anti-inflamatório.

Dicas para utilizar o alimento

Se mesmo depois dessa mini aula sobre a uva passa você ainda não ser simpatizante do alimento e não desejar inclui-lo em seus pratos principais, existem outras formas de integrá-lo na sua dieta.

Isso porque você pode utilizar a uva passa como um aperitivo entre as refeições. Além disso, você pode inclui-la em uma receita simples de pasta de ricota. Para isso, basta amassar a ricota e acrescentar as uvas.

A pasta então poderá ser utilizada como mistura para pães, omeletes, entre outros alimentos.

Açaí para quem adora frutas

O açaí é uma das frutas mais completas que existem para a saúde. Além de ser uma grande fonte calórica que fornece energia ao organismo por mais tempo, ele também é um alimento rico em vitamina E.

A grande vantagem dessa vitamina, é que ela também atua como um agente antioxidante.

Mas o açaí também é rico em ferro, fibras e betacaroteno, que contribuem para o desenvolvimento da saúde dos cabelos, unhas e córneas oculares.

Dicas para utilizar o alimento

O açaí pode ser consumido de diversas formas, e isso vai depender muito da região onde ele se encontra. No entanto, se você deseja consumi-lo a fim de que ele realmente seja um alimento que agregue na sua saúde, tente ingeri-lo puro.

Isso porque, a fruta, como já é sabido, possui um alto valor calórico que é aumentado com a adição de outros doces e frutas.

Tomate, uma fruta com muitas funções

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O tomate também é um dos alimentos antioxidantes que não podem faltar na sua mesa. Isso porque ele é rico em uma substância chamada de licopeno que ajuda na prevenção de doenças como o câncer e do coração.

É claro que para a grande maioria das pessoas não é difícil de consumi-lo. Assim, a notícia de que ele faz ainda mais bem para a saúde do que você imaginava pode deixa-la animada.

Dicas para utilizar o alimento

O tomate é uma fruta super democrática que pode ser utilizada em saladas, massas e até mesmo, como fruta. Experimente come-lo com uma pitadinha de sal.

Existem também uma variação muito saborosa da fruta, que é o tomate cereja, que possui maior concentração de nutrientes. Se ainda não a incluiu na sua dieta, então esse é o melhor momento.

Limão também é um dos alimentos antioxidantes

O limão está presente nas mais variadas regiões do Brasil e não pode faltar na mesa de muitos. E com razão, diga-se de passagem.

Isso porque a fruta é rica em diferentes antioxidantes como vitaminas do complexo B, vitamina C e minerais.

Além disso, ele também é rico em limoneno, um poderoso antioxidante capaz de evitar doenças como hipertensão e catarata.

Dicas para utilizar o alimento

O limão pode ser consumido pela manhã, em jejum com um copo de água. Entretanto, apenas ingerir essa mistura não fará com que você emagreça, mas sim, ajudará a mantê-la mais saudável e bonita.

Nozes para um lanchinho completo de alimentos antioxidantes

As nozes são alimentos incrivelmente saborosos que servem como tempero para alguns pratos, assim como, como um lanchinho entre as refeições.

Nesse sentido, o alimento é rico revesratrol, um poderoso antioxidantes que ajuda a combater os radicais livres, aqueles que aceleram o envelhecimento.

Dica para utilizar o alimento

Você pode acrescentar algumas nozes em iogurte natural, o que tornará o lanche ainda mais saudável.