Muitos não sabem, mas os alimentos energéticos são aqueles que possuem alta concentração de carboidratos e gordura. Isso porque eles são a base das energias celulares, sendo mais fáceis e rápidos para o corpo usar.

Mais especificamente, eles são aqueles tipos de alimentos que, durante o processo de digestão, tornam-se fonte de energia para o nosso organismo. Ou seja, para você ter disposição durante o dia para realizar suas atividades, é preciso consumir esses tipos de alimentos.

Para que você saiba melhor quais alimentos energéticos devem ser consumidos e quais os seus benefícios, continue lendo esse post. Vamos mostrar tudo sobre esse tema para você! Boa leitura!

Veja Quais São Os Alimentos Energéticos

Afinal, o que são alimentos energéticos? Eles são aqueles que proporcionam energia para o nosso organismo, dando vida ao nosso corpo.

Todo mundo precisa de energia para sobreviver. Diariamente seu corpo pede por mais energia, basta consumi-la corretamente! Os alimentos energéticos que ingerimos é usado para nos dar disposição e para que o nosso organismo consiga reproduzir suas funções vitais.

No entanto, muitas pessoas não sabem quais são os alimentos energéticos. Por isso, vamos te mostrar alguns deles.

O Grupo De Alimentos Energéticos É Composto Por:

  • Cereais: milho, cuscuz, arroz, quinoa, macarrão, cevada, aveia e centeio – possuem vitaminas importantes para o funcionamento do corpo;
  • Alimentos que tenham a sua base o trigo: bolos, pães, biscoitos;
  • Leguminosas: ervilha, feijão, soja, grão de bico, lentilha;
  • Tubérculos e raízes: batata doce, batata inglesa, macaxeira, mexerica, inhame;
  • Mel;
  • Ovos: além de energia, é uma das principais e mais ricas fontes de proteína;
  • Café: a fonte de energia mais popular e mais consumida entre os brasileiros, podendo melhorar o seu desempenho durante o dia e promover a energia necessária depois de uma noite mal dormida;
  • Frutas secas: são ricas em gorduras saudáveis, de longa duração, fornecendo também fibras e proteínas para o seu organismo;
  • Guaraná: uma fruta usada, geralmente, em suplementos e bebidas, com alto poder de aumentar a energia, o vigor e resistência física. Ele tem 2,5 vezes mais cafeína do que o café;
  • Goji berry: ajuda a liberar os hormônios e ajuda o organismo a lidar com o estresse diário, a melhorar o humor, a ter mais resistência nos treinos ou nas atividades diárias;
  • Melões e melancias: água fornece energia. Além de conter muitas vitaminas e minerais;
  • Chá verde: um dos principais alimentos energéticos que existe;
  • Frango: saudável, fonte de proteína, carne magra e um superalimento energético. Incluir esse item em seu cardápio é uma excelente maneira de ganhar energia sem aumentar o peso.

A gordura também é vista com um dos tipos de alimentos energéticos. Você pode consumi-la em:

  • Azeite de oliva;
  • Nozes;
  • Manteiga;
  • Abacate;
  • Coco;
  • Semente de linhaça e chia;
  • Castanhas;
  • Amêndoas;
  • Gordura natural da carne ou leite.

A gordura participa da membrana de todas as células, transportando todos os nutrientes existentes no sangue, participa da formação do cérebro e da produção dos hormônios sexuais.

Alimentos Energéticos Para O Seu Treino

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Consumir alimentos energéticos antes do seu treino é de grande importância para manter o seu pique e também a qualidade das suas atividades. Eles devem ser consumidos em boa quantidade, principalmente se você deseja ganhar massa muscular.

Para o seu pré-treino:

  • Banana com aveia e mel;
  • Sanduíche integral de queijo;
  • Vitamina de frutas com aveia;
  • Batata doce com azeite de oliva.

Além disso, é importante que você consuma estes alimentos em específico em seu pós-treino. Algumas sugestões de refeições para depois das atividades são:

  • Açaí;
  • Cereais integrais;
  • Tapioca com queijo ou frango;
  • Sanduiche integral de atum.

Diferença Entre Os Alimentos Energéticos, Reguladores E Construtores

Sabia que existe essas diferenças? Conheça elas:

1 – Energéticos

Como já dito, os alimentos energéticos são aqueles que fornecem energia para o corpo humano, dando mais disposição para realizar suas atividades. Eles são, em especial, encontrados nos carboidratos.

As versões integrais dos carboidratos são as mais indicadas para serem consumidas. Além de energia, é uma excelente fonte de fibra, promovendo maior saciedade para o organismo.

2 – Reguladores

São alimentos ricos em vitaminas e sais minerais. Isso porque eles são responsáveis por regular o funcionamento do organismo e manter o sistema imunológico funcionando corretamente. Isso faz com que eles nos protejam de gripes e resfriados.

Os alimentos reguladores estão no grupo das frutas, verduras e legumes.

3 – Construtores

Carnes, leite de cabra, de vaca e todos os seus derivados constroem o grupo chamado alimentos construtores. Eles são ricos em proteínas e ajudam na construção, reestabelecimento e também no crescimento dos tecidos, pele e ossos.

Benefícios 

A melhor opção para consumir alimentos energéticos é escolhendo aqueles que são naturais e ricos em vitaminas e fibras. Isso ajuda o seu intestino em seu funcionamento. Um exemplo disso é o azeite de oliva, leguminosas e alimentos rico em gordura boa.

Os carboidratos são uma alta fonte de energia. Eles são benéficos para o cérebro, a contrabalancear a urina e preservam a massa muscular. Isso porque os alimentos energéticos ricos em gordura são importantes para a formação dos hormônios sexuais e por manter a temperatura do nosso organismo. Além disso, é a nossa principal reserva energética.

Assim como você pode perceber os alimentos energéticos são responsáveis por nos dar força para qualquer tipo de atividade que vamos desempenhar ao longo do dia. Seja essa atividade pesada ou não.

Por isso, é importante que o seu cardápio contenha eles, afim de dar mais vitalidade ao seu organismo. No entanto, lembramos que é importante não somente consumir energia, mas gastá-la também.

Isso porque se você começar a ingerir mais carboidrato, por exemplo, sem realizar nenhum tipo de atividade física, a energia acumulada em seu corpo pode se transformar em peso. Sendo assim, mantenha uma dieta equilibrada, com estes alimentos e uma rotina com exercícios físicos.

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