Você já sabe quais são os melhores alimentos para manter massa magra?

Sem dúvida, para desenvolver massa muscular, não basta apenas praticar exercícios físicos.

É extremamente necessário uma alimentação rica em carboidratos e proteínas para ajudar durante esse processo.

Desse modo, é possível afirmar que muitas pessoas que buscam ganhar massa, ainda não conhecem a importância de uma boa alimentação, principalmente iniciantes.

Então, a pessoa treina regularmente, mas obtém pouco ou nenhum resultado.

Assim como também há aquelas pessoas que depois que ganham massa muscular, pensam que não precisará mantê-la.

Portanto, caso você esteja interessada em descobrir, continue lendo esse conteúdo para saber quais são os alimentos para manter massa magra!

 

Como Manter Massa Muscular Através Dos Alimentos?

alimentos-para-manter-massa-magraQuem já prática exercícios físicos há algum tempo e busca ganhar massa magra, provavelmente já deve possuir conhecimento sobre os alimentos que deve inserir em sua dieta para ajudar a desenvolver os músculos.

Assim sendo, os alimentos ricos em carboidratos e proteínas funcionam como uma espécie de combustível para o corpo, que utiliza esses aminoácidos para assim desenvolver o crescimento dos músculos e a reparação dos tecidos, além de fornecer energia para os treinos.

Desse modo, não é incomum para as pessoas que buscam hipertrofiar os músculos ou manter a massa magra adquirida, consumir ovo, frango e batata doce. De fato, esses são os alimentos mais consumidos e populares.

Todavia, existe uma variedade de alimentos saudáveis que podem ajuda-la tanto a conquistar, quanto manter a massa magra.

Os 11 Melhores Alimentos Para Ganhar E Manter Massa Muscular

Embora alimentos ricos em proteína desempenhem um papel fundamental para conquistar massa magra de forma eficiente, é necessário também incluir em seu cardápio alguma fonte de carboidrato e gorduras saudáveis.

Além de outras vitaminas e minerais que são importantes para manter o nosso organismo funcionando corretamente.

Assim sendo, confira a seguir os melhores alimentos que você deve consumir caso queira hipertrofiar os músculos ou apenas manter a massa magra que já adquiriu!

1. Arroz integral e feijão:

Essa combinação está presente na maioria dos pratos dos brasileiros e é uma das preferidas, pois, é uma ampla fonte de aminoácidos essenciais para o nosso organismo, mas que ele não reproduz e, além disso, são excelentes para a recuperação muscular.

No entanto, ao invés de consumir o arroz branco tradicional, que não possui muitos nutrientes, você pode optar pelo arroz integral, que é considerado mais saudável, assim como também é rico em fibras e carboidratos, garantindo energia para o organismo e auxilia no funcionamento do intestino.

2. Soja:

A soja é riquíssima em proteínas e fibras solúveis, que por sua vez auxilia no funcionamento do intestino.

Mas, além disso, a soja possui em grandes quantidades um aminoácido conhecido como “leucina”, uma substância que ajuda a preservar massa magra.

A soja também possui outra substância chamada de isoflavona, que contribui para o equilíbrio hormonal feminino e diminui o acúmulo de gordura corporal.

O tofu é um exemplo de alimento à base de soja que possui alto valor proteico e cálcio, e que você pode inserir em sua alimentação.

3. Frango:

É de amplo conhecimento que as proteínas de origem animal são consideradas as melhores para a formação dos músculos.

Não é à toa que o frango tornou-se um dos alimentos mais consumidos por quem busca hipertrofiar os músculos.

Isso porque, diferentemente das carnes vermelhas, o frango (desprovido de pele) é rico em proteínas e possui pouquíssimas quantidades de gorduras saturadas, sendo até mesmo mais saudável para a saúde do nosso coração

4. Ovo:

Tanto a clara do ovo, quanto a gema, são importantes e possuem diversos benefícios para os músculos!

Pois, você sabia que a clara do ovo possui em grandes quantidades uma proteína conhecida como albumina, utilizada como um dos componentes de suplementos?

Ao passo que a gema é rica em gorduras monoinsaturadas e ômega-3, uma substância capaz de combater processos inflamatórios causados durante os exercícios físicos, desse modo, auxilia a recuperação dos músculos de forma mais rápida.

5. Frutas:

As frutas são fontes naturais de carboidratos e outras vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo.

A banana é um ótimo exemplo de lanche pré-treino, pois fornece energia rápida para os treinos, e também ajuda a preservar a massa magra.

6. Água:

Provavelmente você já deve saber sobre a importância de manter-se hidratada. Todavia, é válido ressaltar uma vez mais.

Isso porque, a água é fundamental para que o nosso organismo funcione corretamente, ao passo que, quando as nossas células estão hidratadas, a síntese de proteína tende a acontecer de modo mais eficaz.

Portanto, não esqueça de beber bastante água, tanto antes, quanto durante e após os treinos, para o seu corpo repor o líquido perdido e manter-se funcionando corretamente.

A água de coco é uma boa opção para ingerir no pré-treino, pois ela hidrata e ainda fornece mais energia.

7. Oleaginosas:

Amêndoas, nozes, castanhas e pistache, são consideradas ótimas fontes de gorduras boas e, além disso, também possuem proteínas, fibras e vitamina E, cuja propriedade antioxidante auxilia na recuperação muscular após os treinos.

8. Peixes:

Peixes como salmão, atum e sardinha são extremamente ricos em proteínas e ômega-3, que além de reduzir o risco de doenças cardiovasculares, também combate os processos inflamatórios do músculos, promovendo a recuperação mais rápida após os treinos e garantindo o melhor funcionamento do organismo.

9. Batata doce:

Assim como o frango, a batata doce é um dos alimentos mais consumidos por quem busca desenvolver massa magra ou simplesmente mantê-la.

Isso se deve ao fato de que, como dito anteriormente, para os músculos se desenvolverem é necessário uma alimentação que contenha proteínas e carboidratos, e a batata doce é rica em carboidratos.

Assim sendo, a batata doce fornece energia durante todo o treino, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e auxilia no ganho e controle de massa muscular.

10. Espinafre:

Quem não se lembra do alimento que o marinheiro Popeye comia para ficar mais forte?

A espinafre é considerada como um vegetal super nutritivo, além de proteger a saúde dos ossos, ajuda a desenvolver massa muscular e também prevenir que você a perca!

11. Aveia:

Esse cereal é rico em proteínas e fibras, além de possuir baixo índice glicêmico.

Consumir aveia pode fornecer sensação de saciedade, regular o intestino e até mesmo promover a perda de peso.

A aveia também possui carboidratos complexos, que geralmente são estocados como fonte de energia no músculo, para serem liberadas pouco a pouco.

 

Conclusão

alimentos-para-manter-massa-magraPortanto, podemos concluir que praticar somente exercícios físicos não é o suficiente para desenvolver massa muscular, é necessário uma alimentação adequada, que contenha tanto proteínas quanto carboidratos.

Ambos são importantes durante o processo de hipertrofia, bem como outros nutrientes, incluindo vitaminas e minerais que melhoram o funcionamento do organismo e permitem que os músculos se desenvolvam de forma mais eficiente.

Mas, uma vez adquiridos, não pense que não precisa mais se cuidar, pois se não, você perderá todo o seu progresso!

Desse modo, esses alimentos para manter massa magra são importantes tanto para quem busca ganhar massa.

Enfim, caso ainda possua alguma dúvida ou conhece outro alimento que deveria estar nessa lista, deixe o seu comentário!