Você sabe o que são alimentos termogênicos? Eles aumentam o gasto calórico do seu organismo, acelerando os resultados de quem tem a meta de emagrecer. Portanto, eles são muito consumidos por pessoas que fazem academia ou outro tipo de atividade física.

Mas quando o assunto é perder peso, não há milagres. Por isso, não adianta somente inserir esses tipos de alimentos em sua dieta e também consumir itens pouco saudáveis. É importante ter um cardápio mais rico e nutritivo. Além de combiná-lo com exercícios.

No post de hoje vamos falar mais sobre os alimentos termogênicos. Continue acompanhando e saiba quais são eles. Além disso, descubra quais são os seus benefícios.

Quais São Os Alimentos Termogênicos?

Eles possuem propriedades que aumentam a temperatura corporal. O intuito é acelerar o metabolismo, fazendo com que ele gaste mais energia, mas também queime as gorduras indesejadas.

Esses alimentos devem ser consumidos diariamente para dar o efeito esperado. Portanto, se você deseja emagrecer precisa inseri-los em sua dieta e, além disso, ter uma rotina saudável.

Veja quais são os alimentos termogênicos:

  • Canela: aumenta o metabolismo basal, mas também possui alto teor de cálcio mineral;
  • Gengibre: acelera o gasto calórico em até 10%, podendo ser consumido cru, em chás ou ser usado para tempero;
  • Pimenta vermelha: rica em capsaicina, substância importante para aumentar a quebra de gordura e aumenta 20% da atividade metabólica;
  • Café: um líquido que acelera o metabolismo, mas se você sofre com insônia, ele não deve ser ingerido a noite. O ideal é consumir entre quatro a cinco xícaras diariamente;
  • Chá verde: favorece a reutilização da gordura corporal como fonte de energia, porém, o ideal é consumi-lo entre as refeições;

alimentos-termogenicos

  • Chá de hibisco: eleva a temperatura corporal, no entanto, para que o seu efeito seja positivo, é importante tomar um litro dele por dia;
  • Vinagre de maçã: tempero ideal para carnes e saladas, podendo ser utilizado no dia a dia;
  • Óleo de coco: ajuda a reduzir o percentual de gordura no corpo;
  • Linhaça: é um alimento rico em fibras insolúveis, promovendo a saciedade e acelerando a queima de gorduras. Portanto ela ajuda a regular o intestino e auxilia a combater o envelhecimento precoce;
  • Ômega 3: ajuda a diminuir e retenção de líquido e aumenta o metabolismo basal;
  • Água gelada: o efeito é bastante leve, mas esse líquido também favorece no processo de emagrecimento. No entanto, beba pelo menos oito copos de água gelada por dia.

É importante lembrar que todos esses alimentos aceleram o metabolismo e, portanto, não são recomendados a sua ingestão à noite. Afinal, isso pode atrapalhar o seu sono.

Suplementos Termogênicos

Outro ponto a ser ressaltado é que existem suplementos termogênicos, que são usados por quem não tem paciência de seguir uma dieta regrada. Eles ajudam a emagrecer também, mas é necessária a orientação de um profissional para saber qual você deve usar.

O Que É Metabolismo?

O nosso corpo passa por diversos processos ao longo do dia. São as reações químicas que permitem o bom funcionamento das nossas funções vitais.

Chamamos de metabolismo o conjunto de reações que permite que o nosso organismo funcione corretamente. Portanto, toda vez que os músculos, nervos e qualquer célula trabalham, o seu metabolismo é ativado. Mesmo que o esforço seja mínimo.

Porém, o metabolismo só para de forma correta quando recebe energia. Ou seja, quanto mais energia o seu corpo gasta, mais acelerado será o seu processo metabólico.

Essa energia pode vir de atividades físicas, respiração ou da alimentação. Portanto, os alimentos termogênicos têm a missão de auxiliar o nosso metabolismo para que ele trabalhe melhor e corretamente.

Entretanto, se você tiver o hábito de ingerir somente alimentos que não ajudam o metabolismo, ele pode ficar mais lento. Afinal, quando comemos corretamente, o gasto de energia é maior e não há tanto acúmulo de gordura em nosso corpo.

Quais São Os Benefícios Dos Alimentos Termogênicos?

alimentos-termogenicos

Estes alimentos também são conhecidos como queimadores de gordura. Eles favorecem a perda de peso, ajudando a acelerar o metabolismo. Portanto, são ótimos auxiliares para aquelas pessoas que possui o metabolismo mais lento.

Os principais benefícios desses tipos de alimentos são:

  • Eliminação de gases;
  • Auxiliam na digestão;
  • Ajuda na prevenção contra o câncer de cólon e ovário;
  • Ajudam a perder peso;
  • Favorecem a circulação sanguínea;
  • Melhoria no desempenho das atividades físicas;
  • Aumenta a resistência muscular;
  • Ganho de massa muscular
  • Queimam a gordura corporal.

Como Ingerir Os Alimentos Termogênicos?

Agora que você já sabe o que são os alimentos termogênicos, precisa saber como consumi-los. Afinal, tudo em excesso faz mal e esses tipos de alimentos também necessitam ser ingeridos com moderação. Mesmo que o seu uso deva ser diário.

O ideal é você não olhar apenas para os benefícios que esses tipos de alimentos podem trazer para a sua saúde. Entretanto, procure orientações médicas para que você tenha uma dieta equilibrada. Uma forma eficiente de ter um cardápio rico, nutritivo e sem o risco de exagerar em nenhum tipo de alimento.

Por exemplo, pessoas com hipertireoidismo não podem ingerir os termogênicos. Afinal, o seu metabolismo já é elevado. Esse tipo de ajuda pode acabar fazendo com que ela perca massa muscular.

Gestantes, crianças, idosos e pessoas com doença do coração devem também se atentar para o consumo de alimentos termogênicos. Os hipertensos e pessoas que sofrem com a enxaqueca também precisam de acompanhamento médico para ingerir esses alimentos sem afetar negativamente a sua saúde.

Quando consumidos em excessos, os termogênicos podem causar:

  • Tontura;
  • Dor de cabeça;
  • Insônia;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Pressão arterial;
  • Taquicardia.

Se qualquer um desses sinais aparecer depois de você ingerir algum alimento termogênico, procure um médico. Às vezes, você poderá somente diminuir a dosagem. No entanto, há casos de suspensão do uso dos termogênicos.

Quando o caso for de suplementos termogênicos, é importante ler todas as instruções contidas na embalagem. Não deixe de prestar bastante atenção nos grupos de risco citados nela. Em caso de dúvida, procure um nutricionista para obter a orientação correta!

Gostou das informações sobre alimentos termogênicos? Deixe o seu comentário.

Meta-descrição: Esses alimentos são essenciais para a saúde e ainda ajudam a eliminar peso, favorecendo o processo de emagrecimento.