Se você costuma frequentar alguma academia ou pratica alguma atividade física, muito provavelmente já deve ter ouvido falar que o alongamento é importante tanto antes, quanto depois dos treinos.

No entanto, ainda existe muitas pessoas que não conhecem a importância dos alongamentos, e desse modo, acaba os negligenciando.

Se você tende a pular os exercícios de alongamento por não considera-los essenciais, saiba que esse pode ser um tremendo erro.

Pois, os alongamentos além de serem fundamentais, também fornecem diversos benefícios.

Assim sendo, caso você queira saber para que serve os alongamentos e por que são tão essenciais, continue lendo esse conteúdo!

O Que É O Alongamento E Para Que Serve?

alongamentoO alongamento, basicamente, é um exercício físico simples e de fácil execução, cujo objetivo é relaxar os músculos antes e depois de uma atividade física.

São obrigatórios para quem pratica algum tipo de esporte ou exercício aeróbico que promovem inflexibilidade e até mesmo tensões.

Desse modo, os alongamentos servem para aquecer os músculos antes do exercício.

Assim como, também podem eliminar a tensão dos músculos depois do exercício.

Além disso, os alongamentos também são necessários para evitar algumas lesões, distensões, inflamações e etc…

Realizar alongamentos contribui para o estiramento das fibras musculares, assim sendo, o seu comprimento acaba aumentando.

Ou seja, quanto mais alongar um determinado músculo, maior será a flexibilidade dele, tornando os movimentos mais fáceis e amplos.

Por Que O Alongamento É Considerado Importante?

Embora seja constantemente discutido a importância de realizar exercícios de alongamentos antes e depois dos treino.

Ainda existem muitas pessoas que deixa essa prática de lado, justamente por pensarem que não exercem quaisquer tipo de influência durante o treino.

Bem, na verdade, os alongamentos possuem de fato a sua relevância e são altamente importantes.

Tanto para quem prática exercícios físicos regularmente, quanto para quem possui um estilo de vida mais sedentário.

Apesar de a princípio não ser muito fácil, pois causará dor durante o alongamento.

Todavia, se continuar alongando-se regularmente, após um certo período, os seus músculos já estarão mais acostumados e os exercícios de alongamento serão mais fáceis de fazer.

Quais São Os Seus Benefícios?

Como dito anteriormente os alongamentos são bem simples e prático de fazer, desse modo você poderá executa-los quando e onde quiser, seja no trabalho ou em sua própria casa.

De acordo com especialistas, o ideal é realizar exercícios de alongamentos logo após acordar.

Bem como, no final do dia para ajudar a aliviar as tensões e relaxar os músculos após passar um longo período em pé ou sentado.

E, obviamente, antes e depois de realizar as atividades físicas.

Independente de fatores relacionados à idade ou condicionamento físico, qualquer pessoa pode começar a praticar exercícios de alongamentos regularmente, para usufruir de seus benefícios.

No entanto, é importante respeitar os seus limites, flexibilidade e estrutura muscular, para não causar nenhum dano aos músculos e articulações.

Assim sendo, confira a seguir os principais benefícios do alongamento.

1. Promove A Melhora Da Postura:

Sem dúvida, a má postura pode acarretar em diversos problemas de coluna futuramente.

Alongar-se regularmente não só poderá garantir uma postura melhor, assim como também reduzirá a tensão muscular e evitando assim o desconforto e problemas eventuais que poderiam surgir devido à má postura.

2. Aumenta A Flexibilidade E Melhora O Desempenho:

Como o próprio nome sugere, os exercícios de alongamento promovem o estiramento das fibras musculares, desse modo, o alongamento promove maior flexibilidade para os músculos, permitindo movimentos mais amplos.

Se os músculos estiverem flexíveis, o desempenho nas atividades diárias e durante a atividade física será melhor.

Assim como também ajudam a recuperar a flexibilidade que geralmente é reduzida com o avanço da idade.

3. Ajuda A Relaxar E Diminui O Estresse:

De fato, o estresse é um problema extremamente comum que está presente em nosso cotidiano, tornando-se cada vez mais difícil de evita-lo.

Além disso, essa condição pode até mesmo provocar dores de cabeça, nas costas e pescoço.

Assim sendo, ao final de um longo dia estressante, o ideal é alongar-se para aliviar toda a tensão acumulada e promover o relaxamento dos músculos e até mesmo da mente, aliviando os sintomas causados pelo estresse.

4. Ativa A Circulação Sanguínea:

Os alongamentos são considerado importantes pois aumentam a circulação sanguínea nos músculos, que por sua vez, garante muitos benefícios, incluindo a recuperação mais rápida das dores musculares.

Bem como diminuem os riscos de lesionar ou distender os músculos durante os exercícios.

Além disso, também são capazes de ajudar a recuperar e aliviar os sintomas de doenças inflamatórias, como artrite, tendinite, fibromialgia e outros tipos de inflamações, como a do nervo ciático.

No entanto, é essencial que o alongamento seja feito com cuidado e respeitando os limites do seu corpo para evitar que essas condições piorem.

5. Melhora A Qualidade Do Sono:

Como dito anteriormente, os alongamentos são capazes de aliviar os sintomas do estresse, que por sua vez, geralmente tendem a prejudicar a qualidade do sono.

Desse modo, alongar-se alguns minutinhos antes de ir dormir também pode garantir uma melhora na qualidade do sono.

Isso porque os músculos vão estar mais relaxados e livres de qualquer tensão, e na manhã seguinte você se sentirá mais revigorada e disposta para iniciar o dia.

6. Promove O Bem Estar Psicológico:

Os exercícios de alongamento também são capazes de estimular o cérebro a liberar certas quantidade de serotonina, o hormônio que auxilia na regulação do humor.

Assim sendo, melhora o humor e promove o bem estar e relaxamento psicológico.

7. Benefícios internos:

Alguns órgãos internos são beneficiados pela prática regular dos alongamentos como os rins, fígado, pâncreas e intestino, assim como também ajuda a reduzir os sintomas de cólicas menstruais e melhora a absorção de nutrientes pelo organismo.

Conclusão

alongamentoAssim sendo, exercícios de alongamento não só promovem a elasticidade, assim como também ajudam os músculos e a mente a relaxar, sendo esses apenas alguns dos diversos benefícios dessa prática.

O alongamento é importante para o funcionamento adequado do organismo, e que pode ser feito por qualquer pessoa, incluindo sedentárias.

Já para as praticantes de esporte ou exercícios, o alongamento torna-se uma obrigação tanto antes quanto após as atividades.

Portanto, é possível concluir que o alongamento possui diversos benefícios e é extremamente importante.

Enfim, caso ainda tenha alguma dúvida ou conhece outro benefício do alongamento que não foi listado, deixe o seu comentário!