Sabia que as dores nas costas é algo que acomete, aproximadamente, 27 milhões de brasileiros? Os trabalhadores são os mais afetados com esse problema, pois, geralmente, não tem uma postura adequada. Mas existem os alongamentos para dores nas costas que você pode fazer para evitar que essas dores te afetem.

Em primeiro lugar é preciso lembrar que o sedentarismo e as posturas inadequadas são as principais causas desse tipo de incômodo. É preciso tomar cuidado com a postura durante o trabalho, ao usar o celular, ao ficar em frente ao computador ou, até mesmo, na hora de realizar suas atividades físicas.

Para você que sofre com dores nas costas, vamos mostrar para você os melhores alongamentos para aliviar esse incômodo. Continue lendo o post e saiba como dar adeus a esse problema.

Veja Os Melhores Alongamentos Para Aliviar As Dores Nas Costas

A região das costas é a mais afetada pelas tensões do dia a dia. Assim, ela fica sobrecarregada por causa da sua flexibilidade. As posturas inadequadas são as que mais afetam as nossas costas, ocasionando muitas dores.

Uma coluna saudável é sinônimo de força, flexibilidade e estabilidade para ter seus movimentos preservados. Ao fazer qualquer atividade, ela precisa se sentir confortável para que você possa realizar qualquer tipo de ação. Independentemente do local, sua coluna precisa estar bem!

Por isso, prevenir lesões é sempre o melhor carinho. Além de ser o mais econômico também. Sendo assim, é recomendável que você reserve uma parte do seu dia para alongar a sua coluna.

Os alongamentos são ótimos aliados para combater as dores nas costas. Eles são importantes para proporcionar esse alívio e dar ao corpo outros muitos benefícios.

Se você tem sofrido com constantes dores nas costas, conheça alguns tipos de alongamentos que vão te ajudar a aliviar esse incômodo. Veja:

  • Deitado:

1 – Deite no chão e estique o tendão do jarrete por 30 segundos. Faça isso duas vezes com cada uma das pernas;

2 – Deitado, puxe e segure o joelho contra o peito. Além de melhorar as dores nas costas, esse alongamento ajuda a fortalecer e relaxar os glúteos. Fique nessa posição por 20 segundos, por duas vezes, com cada uma das pernas;

3 – Alongue a coluna, mantendo a posição por 20 segundos. Repita a posição com cada joelho por duas vezes;

4 – Faça alongamento do piriforme, mantendo a posição por 30 segundos com cada uma das pernas;

5 – Faça o alongamento do flexor do quadril por 30 segundos e mantenha a mesma posição com a outra perna;

6 – Para aliviar as dores nas costas, alongue o quadril deitado. Faça isso deitado e por 30 segundos com cada uma das pernas, repetindo por duas vezes;

7 – Procure alongar as costas totalmente e mantenha a posição por 30 segundos;

8 – Flexione o corpo para a esquerda e para a direita, por 10 segundos.

  • Em pé:

alongamentos

1 – Prenda um dos pés de encontro ao bumbum para alongar o quadríceps e troque de lado;

2 – Com as pernas esticadas, leve o tronco para a frente, como se fosse encostar as suas mãos no chão, para alongar a parte posterior das coxas, costas e pernas;

3 – Em um degrau, apoie a metade dos pés e force os seus calcanhares;

4 – Coloque os braços para a frente, entrelace os dedos e curve as suas costas para aliviar as dores nas costas;

5 – Passe os braços para trás do corpo, cruze os dedos e estique para frente;

6 – Eleve o braço para a cima e para a lateral, alongando toda a lateral do seu corpo e, consecutivamente, a sua coluna.

  • Sentado:

Sente-se com as pernas afastadas, leve o seu troco para a frente, com a coluna reta e os braços estendidos.

Além dos alongamentos para aliviar dores nas costas, procure manter uma rotina de exercícios físicos, deixando de lado o sedentarismo. É uma forma de evitar esses incômodos e ter uma vida mais saudável.

A Importância Dos Alongamentos para evitar dores nas costas

Você já viu que os alongamentos evitam dores nas costas, mas sabe qual a sua importância? Eles devem ser realizados antes e depois de qualquer tipo de atividade física. Se você quiser, antes de ir para o trabalho também é bom, ajuda a dar mais disposição ao corpo.

O Que os Alongamentos Ajudam:

  • Reduz as tensões musculares;
  • Ajuda a relaxar o corpo;
  • Beneficia a coordenação motora, uma vez que os movimentos se toram mais leves, fáceis e soltos;
  • Aumento da maleabilidade corporal;
  • Previne lesões musculares;
  • Facilita as atividades físicas, em especial, as que proporcionam mais desgastes como corridas, tênis, natação, ciclismo e outros;
  • Auxilia na circulação sanguínea;
  • Ajuda o aquecimento e eleva a temperatura do corpo;
  • Auxilia na liberação de movimentos que podem estar bloqueados em função de tensões emocionais.

Não há uma regra de quantas vezes os alongamentos devem ser feitos. Você pode realiza-los sempre que sentir necessidade. Seja no trabalho, em casa, na rua ou, até mesmo, no carro.

O Que Devo Fazer Para Aliviar As Dores Nas Costas?

A sugestão é alongar pela manhã e no final do seu dia. Assim além de aliviar as dores nas costas, vai te ajudar a dar um adeus as tensões que possam surgir ao longo do dia.

Os alongamentos são bons para todas as idades, independe do condicionamento físico. Portanto o ideal é que ele seja feito lentamente e sem causar nenhum tipo de tensão em seu corpo.

Não faça balanços durante os alongamentos, porque isso deixa os músculos mais rígidos. Com isso, você não conseguirá alongar corretamente. Sustente uma posição confortável até o fim do alongamento.

Os benefícios do alongamento e o alívio das dores nas costas acontecem gradativamente. Ou seja, não é da noite para o dia que você vai se alongar e os incômodos pararem. Ou ainda, as vantagens irão aparecer em seu corpo.

Assim como tudo na vida, essa prática também requer disciplina, dedicação e comprometimento. Com o tempo, as dores nas costas irão parar, a sua flexibilidade irá aumentar e o seu corpo poderá sentir outros benefícios que o alongamento tem a oferecer!

Portanto se você estiver em dúvida sobre as posições ideais para realizar os alongamentos e alivias as dores nas costas, procure a ajuda de um profissional.

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