Controlar a ansiedade é algo muito importante para a qualidade de vida. Pesquisas apontam que 23,93 % dos brasileiros tem algum tipo de ansiedade, segundo o Relatório da OMS (2017).  E, nesse sentido, o Brasil se torna o país com o maior índice de ansiedade do mundo.

O problema não é tão simples quanto se parece. E afeta de diversas formas a vida das pessoas. Um dos sintomas mais comuns de uma pessoa ansiosa é a alimentação. Ou ela perde o apetite, ou tenta encontrar na comida um meio de se acalmar.

Veja aqui como controlar a sua ansiedade e se alimentar de forma adequada, para não prejudicar a sua saúde.

O Que É Ansiedade?

Ansiedade é um termo geral dado à comportamentos que um indivíduo pode ter como medo, nervosismo e preocupação.

Contudo, a ansiedade é normal em alguns casos, como por exemplo, fazer uma prova, ou esperar por uma viagem.

Mas ela deixa de ser considerada normal quando prejudica a vida do indivíduo. Quando este não consegue executar as suas funções de maneira adequada por conta de sintomas diversos. Nesse caso, a falta de controle sobre estes tipos de comportamentos é chamada de transtorno de ansiedade.

É comum que indivíduos com essa doença apresentem os seguintes sintomas:

  • Taquicardia
  • Falta de ar
  • Tontura
  • Sensação de que vai desmaiar
  • Fome
  • Falta de apetite
  • Falta de concentração

Contudo, existe ainda uma extensa lista de sintomas, onde cada organismo reage de um jeito.

Por Que A Ansiedade Está Tão Presente Nos Nossos Dias?

Vivemos em uma era em que queremos tudo para ontem. Além disso, somos encorajados a todo momento a fazermos mais coisas em menos tempo. A preencher qualquer espaço vazio em nossa agenda.

Somos convidados (obrigados) a produzir e desenvolver diversos papéis na sociedade. Somos cobrados a todo tempo por melhores resultados.

As redes sociais são impiedosas. Querem a todo momento que sejamos perfeitos, lindos e que não tenhamos doenças.

Tudo isso faz com que o ser humano tenha esse problema. E na busca de por um padrão de vida melhor (ou considerado melhor) as pessoas caminham em uma direção contrária.

Começam a comer de maneira desenfreada, e deixam de cuidar de si mesmas. Muito disso em função do ter, e não do ser. Quando se dão conta, muitas delas estão com sobrepeso, ou até mesmo obesas.

A saúde já está muito prejudicada, e é preciso fazer um processo de reeducação do estilo de vida.

Como Controlar A Ansiedade

Controlar a ansiedade é algo que precisa ser feito agora. Pois além de prejudicar o seu corpo, a ansiedade também prejudica a sua autoestima.

Por isso, aqui vão dicas preciosas para não deixar que esse inimigo silencioso acabe com a sua vida.

1 – Reeducação Alimentar

Comer não significa somente abrir um alimento e ingeri-lo. Comer significa nutrir o seu corpo e oferecer a ele, condições para se desenvolver de forma adequada.

A reeducação alimentar vai te ensinar quais os potenciais de cada alimento e como eles podem melhorar a sua saúde.

Você vai passar então a comer com consciência e dessa forma, vai conseguir controlar os tipos de alimento que consome.

2- Atividades Físicas

Nada melhor para controlar a ansiedade do que a atividade física.

Quando estamos muito ansiosos, os nossos hormônios se alteram, os níveis de adrenalina sobe, e existe também um excesso do hormônio cortisol.

No entanto, ao fazer atividade física, você elimina todos estes problemas. Isso porque a atividade física promove o controle dos níveis hormonais.

O resultado é nítido: você fica mais calmo, tranquiliza a sua mente e ainda consegue dormir melhor.

3- Boa Leitura

Aprender a se concentrar não é algo fácil. Mas ler um livro poderá te ajudar com isso.

No caso, leitura não significa entrar nos sites de fofocas ou nas redes sociais, mas sim ler algo que esteja fora disso. Algo que seja construtivo para a sua mente.

Pode ser um livro de ficção, aventura, autoajuda. O tema não importa, mas apenas 30 minutos do seu dia, ou 3 vezes por semana, irão ajudá-lo a ficar mais calmo e se controlar melhor.

4- Reflexão Antes De Agir

Utilizar o pensamento racional é importante. Entretanto, na ânsia por resultados rápidos, acabamos nos esquecendo dele.

Por exemplo, quando você sente fome, você precisa se perguntar:

“Há quanto tempo eu fiz minha última refeição?”

“Estou com fome, ou com vontade de comer um alimento que não é nutritivo?”

“O que esse alimento significa para mim? Prazer, preenchimento de um vazio, conforto…”

“Se eu comer esse alimento agora, qual será o efeito dele em meu corpo?”

Reflita sobre estas questões.

O mesmo deve ser feito para quaisquer ações do dia-a-dia, como fazer exercícios. Você vai de fazer exercícios hoje porque está realmente cansado ou por preguiça?

Lembre-se de que fazer uma reflexão sobre os mais diversos assuntos te torna uma pessoa mais inteligente, sensata e calma.

5- Meditação

ansiedade

Já foi comprovado cientificamente que a meditação traz diversos benefícios para a saúde, entre eles como controlar a ansiedade.

Simples, a meditação promove a aquietação da sua mente, a consciência sobre o seu corpo e o controle da respiração.

Tudo isso faz com que você fique menos agitado, sinta menos fome e consiga enfrentar os problemas com ansiedade.

Não existe tempo certo para meditar, mas o mínimo são 10 minutos por dia. O que são 10 minutos do seu dia? Quase nada, não é verdade.

Como Controlar A Ansiedade – Quando Devo Buscar Ajuda Médica?

A ansiedade pode se transforma em um problema de saúde gravíssimo.

Por isso, se você percebeu que os sintomas desse problema estão impedindo que você tenha uma vida social, laboral e relacional boa, algo está errado.

Controlar essa doença nos estágios iniciais é mais fácil, contudo, existem transtornos que só podem ser controlados com a medicação certa.

Não deixe de pedir ajuda caso entenda ser necessário.

Estas foram dicas de como controlar a ansiedade de maneira natural e muito leve.