O metabolismo consiste em um processo de absorção dos alimentos e consequente transformação deles em energia. Sendo assim, ao aumentar seu metabolismo você consegue uma queima de gordura corporal maior e consequentemente redução de peso.

Porém, nem todas as pessoas tem tanta facilidade em fazer com que seu metabolismo funcione de maneira adequada, e isso leva em consideração diferentes fatores como idade, rotina, alimentação e biotipo.

Descubra como aumentar seu metabolismo e conseguir o corpo que você sempre desejou.

O Que É Metabolismo?

O metabolismo consiste em um conjunto de reações químicas que realizam o processo de síntese de degradação, ou seja, decomposição das células.

Ele só acontece através da ação de diferentes enzimas que estão relacionadas a três funções vitais que ocorrem no corpo humano: nutrição, através da ingestão alimentos; respiração, que tende a oxidar estes elementos essenciais para a produção de energia química; e síntese de moléculas estruturais, que utilizam a energia produzida.

Quando uma pessoa possui metabolismo acelerado, esse processo então ocorre de forma mais rápida no corpo. Alguns indivíduos apresentam metabolismo acelerado na juventude, mas ao passar do tempo, ele desacelera.

No entanto, é possível tornar o metabolismo mais acelerado através de ações e consumo de determinados alimentos. Vamos falar um pouco mais sobre estas ações.

Pratique Musculação

A prática de musculação está bastante relacionada ao metabolismo, isso porque para a construção dos músculos o metabolismo deve acelerar. Além disso, quanto maior for o número de músculos que você possui no corpo, maior será o gasto de calorias diário.

Alimentação Adequada E No Tempo Certo

Muitas pessoas quando desejam aumentar seu metabolismo acabam fazendo isso de forma errada deixando de comer ou reduzindo drasticamente as calorias.

Esta atitude não ajuda muito levando em consideração de que o metabolismo desacelera quando o consumo de calorias é reduzido de forma errada, pulando refeições.

O ideal é que você consuma alimentos que contenham bons nutrientes, como frutas, verduras e legumes sem pular nenhuma de suas refeições.

Ingestão De Proteínas

As proteínas além de serem importantes para o ganho de massa muscular, também aceleram o metabolismo.

Para entendermos como as proteínas atuam é preciso pensar da seguinte forma: o corpo para se manter vivo utiliza fontes de carboidrato para desenvolver suas funções. Quando esta fonte é reduzida, ele então deve buscar por outra fonte que se encontra na gordura.

Sendo assim, quando você ingere mais proteínas do que carboidratos você está forçando o seu metabolismo a trabalhar mais.

Dormir Pelo Menos 8 Horas Por Noite

É possível aumentar seu metabolismo através do sono uma vez que é durante este tempo que ele regula as atividades hormonais e outras funções do corpo podendo trabalhar de forma adequada durante o dia.

Reduzir Os Níveis De Estresse

Se você deseja ter um metabolismo acelerado, então precisa ficar mais calmo. Isso porque quando o organismo é levado a diferentes situações de estresse ele libera hormônios que prejudicam o organismo como um todo, inclusive o processo de metabolismo.

Tome Café Da Manhã

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O café da manhã é a refeição mais importante do dia e também serve para acelerar o metabolismo. Durante a noite, passamos por um longo período de jejum que precisa ser quebrado logo pela manhã.

No entanto, quando isso não acontece, o organismo então começa a reter mais gordura para que possa manter suas funções ativas.

Aumentar O Consumo De Cafeína

A cafeína é um dos elementos que tende a aumentar o metabolismo e assim, auxiliar na queima de gorduras. Isso porque a cafeína possui um efeito estimulante que proporciona a queima de gordura mais rápida.

Aumentar O Número De Atividades

Basicamente, para que possamos tornar o metabolismo mais rápido é preciso que gastemos calorias. Sendo assim, quanto mais calorias são gastas mais o metabolismo é obrigado a funcionar.

Para tanto, você pode utilizar diversas estratégias em seu dia-a-dia como subir escadas, ir ao trabalho a pé ou até mesmo buscar o pãozinho na padaria. Todos estes são meios de realizar atividades físicas que provoquem a aceleração do metabolismo.

Praticar Treinos Funcionais

A prática de treinos funcionais também pode acelerar o metabolismo uma vez que mesmo depois da realização dos exercícios o corpo tende a queimar calorias em até 48 horas.

Portanto, você pode investir em treinos como TABATA ou HIIT que tendem a trabalhar os músculos e queimar calorias em pouco tempo.

Correr

As corridas são uma forma de aumentar seu metabolismo, isso porque elas exigem muito do corpo aumentando o ritmo cardíaco, circulação sanguínea e respiração.

Portanto, também são uma excelente forma de fazer com que seu metabolismo deixe der ser preguiçoso.

Fazer Refeições Antes De Dormir

Se o café da manhã é uma refeição importante, comer antes de dormir também tem uma função.

Como você vai passar muito tempo sem comer, isso vai diminuir drasticamente os níveis de açúcar no seu organismo fazendo com que você tenha menos músculos o que consequentemente deixa o seu metabolismo mais lento.

No entanto, sem exageros uma vez que o seu corpo também tem de realizar outras funções importantes. Coma uma fruta, uma pequena quantidade de cereais, um copo de leite, ou seja, alimentos leves e que sejam de fácil digestão.

Treinar Com Intervalos Ativos

Os intervalos ativos também podem aumentar seu metabolismo, pois ao mesmo tempo que você recupera os seus músculos de uma atividade mais abrupta, você dá ênfase à queima de calorias realizando pequenas atividades como pular ou correr por alguns segundos na esteira.

Comer Chocolate Amargo

O chocolate amargo também é um dos elementos que pode te ajudar com o metabolismo, pois possui em sua composição a cafeína e o antioxidante catequina que faz o seu corpo trabalhar de maneira adequada.

No entanto, faça o consumo sem exageros para que assim você não acumule tantas calorias no seu corpo.

Beber Mais Água

O consumo de água impede que você se sinta fadigado, sendo assim, ele é importante para que você gaste mais calorias.