A batata doce é um alimento bastante conhecido pelos frequentadores de academia por ser um carboidrato complexo e de lenta absorção. Além disso, o tubérculo não engorda e ainda tem a capacidade de reduzir o índice glicêmico.

Considerada um dos alimentos mais completos, a batata doce deve ser consumida por todos, uma vez que ajuda até mesmo na prevenção de doenças.

Conheça os 10 principais benefícios deste alimento receitas deliciosas com o alimento. Continue lendo este artigo para ter acesso à todas informações que precisa.

Batata-doce

Benefícios Da Batata Doce

1 – Traz Maior Sensação De Saciedade

Por se tratar de um carboidrato complexo de lenta absorção, a batata doce ajuda a trazer maior sensação de saciedade. Sendo assim, ela também é importante dentro das dietas onde os carboidratos são permitidos, pois se torna uma aliada na batalha contra o peso.

2- Fonte De Energia Para O Ganho De Massa Muscular

O tubérculo é uma grande de carboidrato, essencial para a produção de energia que é fundamental para a realização de bons exercícios.

Além disso, esse tipo de batata é uma grande fonte de fibras e potássio que ajuda na queima de gorduras, digestão saudável bem como, reconstrução muscular.

A batata doce também possui um elevado índice de glicemia, o que faz com que o corpo produza insulina por mais tempo.

3-  Auxilia Na Queima De Gordura Do Abdômen

A gordura da barriga é uma das mais difíceis de ser eliminada do corpo, no entanto, a batata doce por uma grande fonte de fibras e potássio, ajuda no processo de queima de gordura incluindo esta parte do corpo.

4-  É Um Antioxidante

O tubérculo é uma fonte rica em betacaroteno e vitamina A que são antioxidantes naturais. A vitamina A, é responsável pela manutenção das membranas mucosas da pele do corpo assim como, para a visão.

Além disso, estudos mostram que o consumo deste tipo de alimento, ajuda a prevenir contra doenças como o câncer de pulmão e da cavidade oral.

5- É Ótima Para Pele

A batata doce pode ser utilizada não só como alimento, mas também como produto de beleza para a saúde da pele pois possui componentes como vitaminas C e E.  O melhor de tudo, é que existem receitas de vários tipos, veja só:

– Pele Oleosa

Para tratar a pele oleosa, ferva o alimento, deixe esfriar e o amasse bem. Em seguida, adicione uma colher de sopa de mel e duas colheres de sopa de limão.

Aplique no rosto e espere por 20 minutos, enxague abundantemente.

– Pele Seca

Ferva o alimento e reserve a água, conserve-a na geladeira e aplique-a diariamente na sua pele como um tônico que ajudará a remover impurezas e hidrata-la.

–  Hidratação Dos Cabelos

Por ser rica em vitamina A e betacaroteno, a batata doce também pode servir como creme de hidratação. Para que você consiga bons resultados, cozinhe o alimento, amasse bem, misture a um creme de sua preferência e aplique nos cabelos.

6 – Regula Os Níveis De Glicemia No Sangue

Outro benefício deste incrível alimento é o fato de que ele pode controlar os níveis de glicemia do sangue por ser uma fonte de amido. Além disso, sua ação também é mais potente, pois está diretamente ligada à boa digestão do alimento.

Além disso, algumas pesquisas tem mostrado que o consumo deste tubérculo ajuda na produção de hormônios que agem diretamente no metabolismo da insulina.

7- Ajuda A Prevenir Contra O Câncer

A batata doce tem sido estudada por diversos cientistas que comprovam a sua eficiência contra o alguns tipos de câncer como o de próstata e de mama. Isso porque o alimento é rico em betacaroteno que ajuda na proteção contra estas doenças.

8 – Faz Bem Ao Coração

Por serem grandes fontes de vitamina B6, o consumo deste tipo de batata ajuda a reduzir a homocisteína, um elemento que quando encontrado em altas quantidades no corpo, pode levar ao desenvolvimento de doenças degenerativas vasculares.

Além disso, o alimento por ser rico em potássio consegue reduzir a pressão arterial equilibrando os fluídos que atuam diretamente nos batimentos cardíacos.

9 – Controle Do Estresse

Por ser uma grande fonte de magnésio, a batata doce também ajuda a prevenir o estresse. Assim, ao consumi-la você tende a sentir sensações de relaxamento, bom humor e se torna mais calmo.

10- É Um Alimento Delicioso

Além de todas estas vantagens, este alimento é delicioso e pode ser consumido em diversas horas do dia, sem contraindicações.

Propriedades

A batata doce é um alimento rico em vitaminas A, B, C, K e E, ômega 3, ácidos graxos, fósforo, magnésio, potássio, zinco, betacaroteno e antocianina. Assim, ela se torna um alimento completo que ajuda a reduzir o risco de diferentes doenças crônicas como diabetes, pressão alta, câncer e catarata.

Em apenas uma batata deste tipo você vai conseguir para o seu corpo:

  • 15 % da quantidade de fibras que devem ser ingeridas diariamente.
  • 10 % do potássio a ser consumido diariamente.
  • 1/3 da vitamina C a ser consumida diariamente.
  • A quantidade necessária de vitamina A para 1 adulto.

Receitas Com Batata Doce

Você não precisa consumir o alimento apenas cozido, existem forma deliciosas e nutritivas de fazer o consumo dela, veja algumas receitas:

– Purê De Batata Doce

Ingredientes

2 batatas doces médias cozidas e amassadas.

1 colher de sopa de manteiga.

1 colher de chá de sal.

1 dente de alho pequeno picado.

1 copo americano de leite semidesnatado

Batata-doce

Modo de preparo

Em uma panela, refogue o alho e o sal na manteiga  até dourar. Acrescente as batatas amassadas, misture bem e adicione o leite. Continue misturando até que o purê fique homogêneo. Deixe no fogo por mais 5 minutos e você já pode servir.

O purê pode acompanhar diversos pratos de carne.

– Chips De Batata Doce

Ingredientes

2 batatas doces grandes picadas em rodelas finas

1 colher de manteiga

Azeite

Modo de preparo:

Unte a assadeira com a manteiga e adicione as rodelas picadas, jogue um fio de azeite em cima das batatas e leve ao forno 180 º C por 35 min.

Retire as batatas do forno, espere esfriar um pouco e se sirva.