Já conhece os benefícios da banana para o seu corpo? Banana com aveia, banana com mel, bolo de banana, vitamina de banana e até farinha de banana! No Brasil, é banana para dar e vender! Por isso, o que não faltam são opções para incluir uma das frutas mais populares e consumidas no país no seu dia a dia.

A ciência nutricional aponta que ingerir duas bananas por dia pode trazer mais benefícios do que você imagina, dentre eles, aumentar a disposição do corpo e reduzir os níveis de estresse do cotidiano!

Essa fruta possui muitas variedades e pode ser uma grande aliada da alimentação. Conheça agora todos os benefícios da banana para o seu organismo. Confira.

Veja Os Benefícios Da Banana Para O Seu Organismo

Fonte De Nutrientes

As bananas estão entre as frutas mais populares. Apesar de serem nativas do sudeste da Ásia, elas são cultivadas no mundo inteiro, e podem ser encontradas em diversos tamanhos, cores e formas, sendo a mais comum a banana amarela, que é verde antes de amadurecer.

Cada banana contém apenas cerca de 105 calorias, sendo composta, em sua maioria, por água e carboidratos. As bananas contêm pouca proteína e quase nenhuma gordura.

Banana Facilita A Digestão

Se você tem enfrentado alguma dificuldade de digestão, ou mesmo prisão de ventre, então aposte na combinação de banana e aveia. O cereal é rico em fibras solúveis e insolúveis, por isso melhora o trânsito intestinal.

Aliada Dos Atletas

A banana é uma boa opção para quem pratica atividade física. É fácil de ser carregada, é um alimento que fornece energia rápida e tem fibras que auxiliam na sensação de saciedade, além de possuir boa digestibilidade.

No pré-treino, é indicado consumir entre 15 a 30 minutos antes do exercício. Para diminuir o tempo de absorção dos carboidratos presentes na banana, é possível combinar a fruta com aveia ou iogurte desnatado, fazer panqueca de banana etc.

Mas vai depender do tempo que o indivíduo terá para a digestão até o treino, para não sentir desconforto gástrico e não faltar glicogênio muscular.

Já no pós-treino, o consumo de carboidratos deve ser imediato, com o objetivo de recuperar o glicogênio muscular. A banana, com fonte de carboidratos como o amido, fornece energia rapidamente para a recuperação.

Lembrando que quanto mais verde a fruta, menor é a quantidade de amido resistente. O amido resistente atua como fibra no organismo, beneficiando as bactérias positivas no intestino.

Banana Blinda O Cérebro

Um estudo fez com que estudantes comessem bananas no café da manhã, lanche e almoço na tentativa de elevar sua capacidade mental.

O resultado? O elevado teor de potássio presente na fruta ajudou os estudantes a manterem o foco e a atenção durante as aulas, melhorando o nível de aprendizagem.

Diminui Os Níveis De Estresse

Um dos muitos benefícios da banana é diminuir o estresse. Fonte de triptofano, essa substância é responsável na participação dos hormônios que melhoram o humor (serotonina), combatem a depressão e proporcionam um bom relaxamento.

Os minerais magnésio e cálcio também se tornam eficazes nessa prática, amenizando o estresse e a ansiedade do dia a dia.

Benefícios Da Banana: Diabéticos Podem Consumir A Fruta

Pessoas com diabetes podem, sim, consumir todas as frutas, inclusive a banana. É possível desde que leve em conta o tamanho da porção e o momento em que vai consumir, para que não esteja próximo de refeições que já tenham quantidades de carboidratos elevadas.

É indicado que se consuma a fruta madura e com a casca completamente amarela. Pois nessa fase de maturação ela ainda possui baixo índice glicêmico, sendo mais favorável para o consumo.

Benefícios Da Banana:

São Aliadas Para A Perda De Peso

As bananas são aliadas de quem deseja perder peso de modo saudável. Para começar, uma banana média contém apenas 100 calorias e ainda consegue ser nutritiva e forrar o estômago.

Comer fibras de origem vegetal tem sido associado a menor peso corporal e perda de peso. Além de serem ricas em fibras!

Banana Pode Ser Usada Para Evitar A Depressão

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A banana contém uma proteína chamada triptofano, no organismo ela se transforma em serotonina, assim ela consegue relaxa o corpo e melhora o humor.

Reduz O Aparecimento De Úlceras

A banana tem o poder de neutralizar a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago e intestino, por isso é a única fruta que pode ser comida sem desgaste em casos de úlcera crônica.

Reduz A Pressão Arterial

Quem sofre de pressão alta pode (e deve!) ter uma banana sempre à mão. O motivo? O alto teor de potássio presente na fruta auxilia no equilíbrio da pressão arterial.

Isso porque sua capacidade de redução da pressão é tão grande que o órgão governamental dos Estados Unidos, Food and Drug Administration autorizou as indústrias a divulgarem oficialmente a fruta como forma de tratamento para doenças como infarto e outros problemas cardíacos.

Melhoram A Condição Renal

O potássio é essencial para o controle da pressão arterial e para a função renal saudável e, como você já sabe, as bananas são muito ricas nesse mineral.

Um estudo feito com mulheres mostrou que, ao longo de 13 anos, aquelas que comiam bananas de duas a três vezes por semana tinham 33% menos probabilidade de desenvolver doença renal.

Outros estudos descobriram que quem come banana de quatro a seis vezes por semana é quase 50% menos propenso a desenvolver doenças renais, em comparação com pessoas que não comem bananas.

Banana Combate A Anemia

Um dos benefícios da banana, é combater a anemia. Por conter muito ferro, a banana é fundamental para estimular a produção de hemoglobina no sangue, combatendo quadros de anemia.

As alterações na produção de células vermelhas ocorrem principalmente por carência de vitamina B9, também chamada de ácido fólico e que, por ser riquíssima nessa substância, a banana tem se tornado um poderoso tratamento contra a doença.

Melhora A Saúde Do Coração

O potássio é um mineral essencial para a saúde do coração, especialmente para o controle da pressão arterial. No entanto, apesar de sua importância, a maioria das pessoas não consome a quantidade ideal de potássio.

Assim felizmente, as bananas são ricas em potássio e o mineral ajuda a regular a pressão sanguínea, estando seu consumo associado a um risco de doença cardíaca 27% menor.

As bananas são uma ótima fonte alimentar de potássio. Uma banana média (118 gramas) contém 9% da IDR de potássio.

Além disso, as bananas contêm uma quantidade razoável de magnésio, outro mineral também muito importante para a saúde do coração.