A Organização Mundial de Saúde (OMS), assim como médicos especialistas, recomenda à prática de exercícios físicos. Sendo assim, o ideal é que você pratique, pelos menos 30 minutos diários de alguma atividade física. Entretanto, nem sempre nos adaptamos com somente um estilo de exercício. Ressalta-se então, os benefícios do pilates como alternativa.

Proativo e bastante dinâmico, o pilates tem ganhado cada vez mais adeptos. Nota-se que seus praticantes percebem rapidamente uma melhora no condicionamento físico, assim como, aumento da flexibilidade.

E que tal entender quais são os outros benefícios do pilates para a sua vida? Continue lendo este post para saber quais são.

O Que É O Método Pilates?

Antes de entender os benefícios do pilates, é preciso entender o que de fato é pilates.

Esta trata-se de uma técnica, que a contrário de muitos exercícios que trabalham apenas uma parte do corpo por vez, esta trabalha todas as partes.

Criado por Joseph Pilates,  que em sua infância sofreu com diversos problemas de saúde como asma e febre reumática, ele decidiu quando adulto realizar inúmeras práticas de exercícios.

Em sua lista, estão esqui, mergulho, boxe e fez, até mesmo, parte de um circo. E foi durante esse período que ele começou a entender a importância dos exercícios físicos.

Dessa forma, ele procurou desenvolver um método que trouxesse o equilíbrio perfeito entre mente e corpo. Levou em consideração de que a modernização estava deixando as pessoas cada vez mais sedentárias.

Era preciso então fazer algo! Contudo, devido à sua origem Alemã, Pilates teve que fazer parte da Primeira Guerra Mundial. O que fez com que ele ensinasse diversas técnicas aos seus colegas.

Depois, foi transferido para o campo em Lancaster, onde desenvolveu técnicas para tonificar os músculos de seus pacientes, afetados pela guerra.

Foi a partir daí que surgiu então o método Pilates.

Assim, o pilates ajuda a melhorar a força muscular, aumenta o equilíbrio e ainda fortalece as articulações. Por isso, ele tem sido muito buscado nas academias.

Mas isso não é tudo! O pilates tem muito mais a oferecer. Entenda quais são seus outros benefícios.

Benefícios Do Pilates

Benefício Nº 1 – Ajuda Na Perda De Peso

A maioria das pessoas quando procuram uma atividade física, estão em busca do emagrecimento.

Por isso, esse se torna o primeiro benefício a ser elencado aqui.

Ao praticar este exercício, em pouco tempo você consegue chegar ao seu peso ideal.

Entretanto, se você deseja potencializar os efeitos do pilates, você poderá então associá-lo à alguma atividade aeróbica.

Nesse caso, você estará então acelerando o processo de perda de gordura.

Benefício Nº 2 – Ganha Mais Resistência

A resistência é fundamental para que o ser humano execute suas tarefas diárias. Sem ela, você se sente mais cansado e até mesmo, mais dolorido.

E nesse sentido o pilates também ajuda, pois trabalhar de forma direta com diferentes grupos musculares.

Isso faz então com que seu corpo se torne mais forte, capaz de resistir a mais peso. Além disso, se você pratica outros tipos de exercício, ele ajudará que você se desempenhe melhor neles.

Benefício Nº 3 – Aumenta Os Níveis De Energia

Já pensou ficar disposto o dia todo para fazer suas atividades, passear com o cachorro e ainda brincar com as crianças?

Isso se torna uma realidade quando você pratica pilates. Isso porque, ao praticar pilates, você estará estimulando a sua circulação sanguínea, bem como, melhorando a respiração.

Estes dois elementos são essenciais para que você se sinta mais disposto para fazer tudo aquilo que precisa em seu cotidiano.

Benefício Nº 4- Aumenta Flexibilidade

Ao realizar o exercício, você fará movimentos e posturas que permitiram que os seus músculos se alonguem.

Sendo assim, você será capaz de realizar diversas atividades. Além do fato, é claro, de que você se sentirá muito mais jovem.

Benefício Nº 5 – Tonifica O Corpo

Quem é que não deseja ter um corpo mais bonito e tonificado?

Isso também é possível ao praticar pilates. O trabalho com os músculos é realizado constantemente durante as sessões. Desse modo, eles conseguem se desenvolver e o resultado é um corpo mais bonito e modelado.

benefícios-do pilates

Benefício Nº 6 – Melhora A Postura

Para quem tem problemas com a postura e dores na lombar, o pilates também atende estas pessoas.

Isso porque, os exercícios trabalham diretamente com esta região, melhorando as articulações. Assim, com a sua prática diária adquirir uma postura correta, abdômen contraído bem como, ombros bem alinhados.

Ficará muito mais bonito e elegante.

Benefício Nº 7- Melhora O Controle

O pilates não é um exercício apenas para controle físico, mas também, para o controle mental.

Isso porque, ao realizar a prática, você precisa aprender a controlar de forma dinâmica o seu corpo. Precisa aprender a prestar à atenção nele, superando as suas limitações e entendendo que você é capaz.

Dessa forma, você vai entender através do seu comando, será possível fazer com que os músculos trabalhem de maneira correta.

Benefício Nº 8- Reduz O Estresse E A Ansiedade

Entre os benefícios dessa atividade, encontramos também, a redução do estresse e da ansiedade.

Isso porque, ao trabalhar a concentração em si mesmo, você acaba esquecendo dos problemas à sua volta.

Além disso, assim como todo exercício, o pilates também ajuda a você ter melhor qualidade no sono.

É por isso que muitas pessoas consideram o pilates como um método completo.

Onde Fazer Pilates?

O pilates é uma prática que pode ser feita dentro das academias. Ele utiliza aparelhos específicos e uma metodologia particular.

No entanto, apenas especialistas deverão aplica-lo, levando em consideração de que ele também é uma atividade física muito complexa.

Por isso, busque sempre a ajuda de um profissional para obter os melhores resultados. Assim como, para não colocar a sua saúde em risco.

Considerações Finais Sobre Os Benefícios Do Pilates

Os benefícios do pilates podem ser notados a curto, médio e longo prazo. Portanto, se você está procurando por um exercício que preencha tanto o seu corpo quanto sua mente, esta pode ser a prática ideal para você.