Você conhece quais são os biotipos físicos que existem? De acordo com a ciência, há três biotipos de corpo, que são: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo.

Saber qual é o seu biotipo pode ser necessário para entender melhor as características do seu próprio corpo.

Desse modo, identificar qual é o seu biotipo e possuir conhecimento sobre as características do seu corpo, será mais fácil para saber o que é preciso para perder mais peso e ganhar massa muscular.

Assim sendo, caso esteja interessada, continue lendo esse conteúdo para identificar qual é o seu biotipo!

O que são os biotipos físicos?

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Certamente você já deve ter notado que algumas pessoas possuem mais facilidade em ganhar massa muscular do que outras.

Esse fator se deve ao biotipo de cada pessoa, que são separados por três tipos diferentes que levam em conta características distintas.

Ectomorfo, Mesomorfo ou Endomorfo, você sabe qual desses é o seu biótipo físico? Caso não saiba, então não se preocupe, pois você logo verá mais a respeito sobre cada um deles.

Mas, qual é a importância de conhecer qual é o nosso biótipo físico?

Bem, porque saber identificar quais são as características do nosso corpo é importante para conhecê-lo de forma melhor.

E, com isso, saber quais são as melhores formas tanto para perder peso, quanto para ganhar massa muscular, pois, cada corpo possui um metabolismo diferente e funcionam de maneiras diferentes.

Conheça as características de cada biotipo físico

Assim sendo, veja a seguir quais são os três biotipos físicos de acordo com a ciência e as características de cada um deles!

1. Ectomorfos:

Você provavelmente deve conhecer alguém que pode comer de tudo e não engorda um quilo sequer, mesmo não fazendo exercícios.

Essas pessoas que possuem mais dificuldades para engordar, geralmente são do biotipo ectomorfo.

Os ectomorfos são naturalmente longíneos e magros, com braços e pernas longos, uma estrutura óssea estreita, ombros pequenos e cintura fina, possuem pouquíssimo percentual de gordura corporal e massa muscular.

Apesar dos indivíduos cujo o biótipo físico é ectomorfo encontrar mais dificuldades em ganhar peso e massa muscular, por outro lado, estão menos suscetíveis a sofrerem com o acúmulo de gordura, devido ao metabolismo mais rápido, o que pode ser considerado algo bom.

Como treinar?

Embora tenham mais dificuldades em desenvolver massa muscular, todavia, com uma boa dieta, treinamento regular e bastante dedicação, é possível sim obter resultados através dos esforços.

Portanto, o ideal é treino de musculação com séries curtas, porém, com maior nível de intensidade.

Além disso, recomenda-se treinar por no máximo até uma hora, para não ocorrer overtraining e evitar o catabolismo.

Descansar também é fundamental para o organismo desenvolver massa muscular.

E, não esqueça que ter paciência e dedicação também, que são importantes para atingir os seus objetivos.

Como se alimentar?

Devido ao metabolismo mais acelerado do ectomorfo, talvez seja necessário fazer uma dieta hiper calórica, que seja rica em proteínas e carboidratos, para facilitar o ganho de massa muscular, principalmente no pré-treino.

Procure uma nutricionista para que possa fazer um plano de dieta adequado para você.

2. Mesomorfo:

Sem dúvida, esse é o biotipo físico mais desejado entre as praticantes de musculação que desejam ter um corpo bem definido.

Pois, indivíduos mesomorfos, tendem a ganhar massa muscular com maior facilidade, assim como não possuem predisposição para acumular gordura corporal.

Desse modo, não precisam se preocupar tanto com o ganho de gordura.

Esse perfil possui características mais atléticas, com ombros e peitoral largo, cintura estreita, baixo percentual de gordura e músculos mais definidos.

Como treinar?

Devido a sua predisposição a hipertrofia e definição, os mesomorfos não terão de esperar muito para obter resultados em seus treinos.

Portanto, para hipertrofiar, pode realizar treinos mais pesados e intensos, focando em grupos musculares específicos.

Caso queira diminuir o percentual de gordura, então o ideal é investir em qualquer exercício aerobico.

Outra opção é intercalar exercícios de musculação com algum exercício aeróbico, para potencializar os resultados.

Como se alimentar?

A dieta de um mesomorfo deve ser equilibrada, não tão hiper calórica quanto a do ectomorfo, nem tão pouca calórica quanto a do endomorfo.

O ideal é optar  por uma dieta balanceada que contenha tanto proteínas quanto carboidratos, além de gorduras boas, vitaminas e minerais.

3. Endomorfo:

Talvez esse seja o biotipo menos desejado entre as mulheres.

Isso porque os endomorfos são basicamente o contrário dos ectomorfos. Possuem um metabolismo mais lento, e devido à esse fator, estão mais suscetíveis a ganhar peso e acumular gorduras, caso levar um estilo de vida sedentário.

Além da predisposição a engordar, os endomorfos possuem uma estrutura óssea maior, com braços e pernas pequenos e ombros, cintura e quadris mais largos.

Logo, possuem mais dificuldades para definir os músculos, devido ao percentual de gordura ser mais alto e o metabolismo lento.

Todavia, caso adotar um estilo de vida mais saudável e praticar alguma atividade física regularmente, esse indivíduo poderá facilmente ganhar massa magra e definir os músculos, após eliminar a gordura.

Como treinar?

O ideal para esse grupo, é praticar exercícios aeróbicos e mais dinâmicos, que enfatizam a queima de calorias.

Spinning e zumba são ótimas opções para manter o corpo em movimento gastar bastante calorias, além de exercícios como corrida e ciclismo.

Recomenda-se praticar alguma dessas atividades físicas por cerca de 20 a 60 minutos, de 3 a 5 dias por semana.

Como se alimentar?

Para as pessoas que possuem esse biotipo físico e queiram perder peso e definir os músculos, então devem reduzir o consumo de certos alimentos, como gorduras trans, bebidas alcoólicas e carboidratos refinados, que só irão contribuir para o acúmulo de gordura.

Conclusão

biotipos-fisicosPortanto, podemos concluir que existem 3 biotipos físicos, e identificar qual é o seu pode ser importante para o seu objetivo, seja perder peso ou ganhar massa muscular.

Pois, uma pessoa ectomorfo possui mais dificuldade em ganhar massa muscular em comparação com uma mesomorfo, por exemplo.

Desse modo, a dieta e o treino do ectomorfo deverá ser diferente, adequado às suas necessidades.

Por isso é importante distinguir seu biotipo para poder traçar metas mais objetivas e realistas com as características do seu corpo, para pode obter resultados satisfatórios.

Mas, além disso, ainda há pessoas que possuem uma combinação dos três tipos, então é válido prestar atenção nesses detalhes.

Enfim, não esqueça de deixar um comentário contando o que achou do conteúdo e qual é o seu biotipo físico!