Você já experimentou o brownie de batata doce?

Sem dúvida, se você é uma adepta da musculação, certamente já deve possuir algum conhecimento sobre a importância da batata doce para quem deseja hipertrofiar os músculos, não é mesmo?

No entanto, você realmente sabe quais são os reais benefícios e vantagens que esse tubérculo pode proporcionar para você que treina?

Mas, além disso, a batata doce também é um alimento bastante versátil, e pode ser consumido de diferentes modos, inclusive, como sobremesa.

Ficou interessada em conhecer mais sobre os benefícios e como fazer o brownie de batata doce? Então continue lendo esse conteúdo!

A Importância da Batata Doce na Dieta

brownie-de-batata-docePara todas aquelas que desejam ganhar massa magra e hipertrofiar os músculos, a batata doce tornou-se, não somente importante, como também indispensável, na dieta de qualquer pessoa que tenha esse objetivo.

Todavia, não é completamente incomum que ainda exista algumas pessoas que não possuem ciência sobre todos os benefícios e vantagens que esse aliado poderoso pode proporcionar.

Desse modo, as dúvidas e falta de conhecimento é comum, principalmente, entre aquelas que estão começando agora no mundo da dieta saudável e musculação.

E, sem dúvida, um dos maiores erros que podem cometer é não incluir esse tubérculo em sua alimentação.

Confira os benefícios da batata doce:

No entanto, a batata doce não é amplamente conhecida devido somente as vantagens que pode garantir para quem treina, mas como também, a todos os benefícios que proporciona a saúde de qualquer pessoa.

Assim sendo, sem mais delongas, confira a seguir os principais benefícios que a batata doce pode proporcionar!

1. Auxilia no emagrecimento e ganho de massa magra:

A batata doce é uma ampla fonte de fibras, potássio e carboidratos saudáveis (de baixo índice glicêmico).

Desse modo, é considerado como uma excelente aliada para o ganho de massa muscular e emagrecimento.

Isso porque, a grande quantidade de fibras presentes no tubérculo, ajuda a reduzir o apetite, promovendo a sensação de saciedade por mais tempo.

Além de também auxiliar a reconstrução dos músculos que foram micro lesionados durante o treino.

Já os carboidratos saudáveis presentes na batata doce, são ótimos para fornecer energia durante o treino, que como resultado, melhora consideravelmente o seu rendimento e desempenho.

Assim sendo, geralmente, é recomendado consumir o tubérculo no pré-treino.

2. Estimula a produção de serotonina:

Serotonina é, basicamente, um neurotransmissor importante que atua em nosso organismo, que regula o nosso humor, sono, apetite, ritmo cardíaco e outras funções do organismo.

Quando a serotonina está mais baixa do que o normal, é possível apresentar sintomas como cansaço constante, mal humor, insônia, ansiedade e por vezes depressão.

A melhor forma de elevar os níveis de serotonina naturalmente, é consumindo alimentos ricos em triptofano.

Os tubérculos, incluindo a batata doce, são ótimas fontes de triptofano, portanto, consumir a batata doce pode melhorar o seu humor e promover a sensação de bem estar.

3. Desintoxica o organismo e aumenta a imunidade:

Por ser rica em componentes antioxidantes, a batata doce ajuda a eliminar todas as toxinas presentes no organismo que podem prejudicar o sistema imunológico.

Desse modo, consumir batata doce pode ajudar a reforçar a imunidade, diminuindo assim, os riscos de contrair algum vírus ou doença.

4. Ajuda a regular o funcionamento do sistema digestivo:

Para as pessoas que sofrem de prisão de ventre, a batata doce pode ser uma poderosa aliada.

isso porque, como dito anteriormente, é rica em fibras, que por sua vez, ajudam a estimular os movimentos do intestino de forma natural, promovendo o bom funcionamento do sistema digestivo.

Além disso, as fibras também ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e reduzir o colesterol ruim.

5. Melhora a saúde da pele e do cabelo:

Outro benefício conhecido da batata doce é a prevenção do envelhecimento precoce, graças a vitamina E presente em sua composição, que ajuda a eliminar os radicais livres.

A batata doce também possui vitamina A e betacaroteno, que são importantes para o crescimento e fortalecimento do cabelo.

Descubra Como Fazer o Brownie de Batata Doce!

brownie-de-batata-doceNem sempre é fácil consumir batata doce todos os dias, e por vezes, algumas pessoas podem até mesmo acabar ficando enjoadas do alimento.

No entanto, uma vantagem da batata doce, é que possui versatilidade na hora do preparo. Ou seja, existem diversas receitas que utilizam a batata doce, incluindo até mesmo sobremesas.

O principal benefício de sobremesas com batata doce é que são extremamente saudáveis, sendo ideais para quem quer perder peso ou ganhar massa muscular, mas, não dispensam uma sobremesa após a refeição.

Desse modo, confira a seguir duas receitas deliciosas e completamente saudáveis de brownie de batata doce!

1. Brownie de batata doce:

  • 2 xícaras (chá) de batata doce cozida e amassada;
  • ½ xícara (chá) de cacau em pó 100%;
  • 1 ovo;
  • ½ xícara (chá) de óleo de coco;
  • 2 colheres (sopa) de mel;
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1 pitada de sal;
  • ½ xícara (chá) de castanhas;
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo: o primeiro passo é colocar em um recipiente a batata-doce, o ovo, a farinha de trigo, as castanhas, o óleo de coco, o mel, o sal, e por último o bicarbonato.

Em seguida, será necessário misturar todos os ingredientes até que a massa fique completamente homogênea.

Em uma forma untada e forrada com papel manteiga, despeje toda a massa cuidadosamente e leve ao forno preaquecido em uma temperatura de 180°C, por cerca de 40 minutos.

2. Versão sem glúten:

  •  2 xícaras (chá) de batata doce cozida e amassada;
  • 4 ovos;1 xícara (chá) de leite de coco ou qualquer outro leite vegetal;
  • ½ xícara (chá) de mel;
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha;
  • 150g de chocolate amargo derretido;
  • 1 xícara (chá) de cacau em pó 100%.

Modo de preparo: adicione todos os ingredientes em um recipiente, e misture-os até obter uma massa completamente homogênea.

Depois, despeje a massa em uma forma untada e forrada com papel manteiga, e leve para assar no forno preaquecido em uma temperatura de 180°C, por aproximadamente 30 minutos.

Conclusão

brownie-de-batata-docePortanto, podemos concluir que a batata doce é um ingrediente bastante versátil e que pode ser utilizado em diversas receitas.

Tanto doces quanto salgadas, como por exemplo o brownie de batata doce. Uma sobremesa bastante deliciosa, nutritiva e saudável.

Assim sendo, para quem busca emagrecer ou ganhar massa muscular, a batata doce é um alimento que deve estar incluso em sua dieta, pois, poderá ajudá-la durante esse processo, além de proporcionar diversos benefícios a sua saúde.

Desse modo, além de incluir a batata doce em suas refeições, você também poderá inclui-la em suas sobremesas!

Enfim, caso tenha alguma dúvida ou conhece outra receita de sobremesa de batata doce e queira compartilhar, não esqueça de deixar o seu comentário!