A cafeína pré-treino é uma ótima alternativa para quem deseja realizar treinos mais completos. Por ser um poderoso estimulante, ela ajuda a melhorar o seu desempenho, dando-lhe mais disposição e agilidade.

Outra vantagem que este suplemento proporciona, é o ganho de massa muscular bem como, a queima de gordura.  Além disso, a cafeína também é uma ótima alternativa para a redução da fadiga no pós-treino.

Ficou curioso para saber mais sobre a cafeína pré-treino? Então continue lendo este artigo e saiba como extrair todos os benefícios deste tipo de suplemento.

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Cafeína Pré-treino: Como Funciona?

A cafeína é altamente indicada uma vez que o suplemento ajuda no transporte de glicose do sangue. Sendo assim, ela se torna um elemento que ajuda o seu organismo a produzir mais energia.

Além disso, o suplemento possui ativos que ajudam na regeneração muscular, importante para o ganho de massa. Dessa forma, você sente menos dor e cansaço depois dos treinos.

No entanto, é preciso tomar cuidado quanto ao seu consumo uma vez que o valor recomendado é de 6 mg por quilo.

Suponhamos que você pese 70 kg, ao fazer uma conta rápida multiplicando o valor do peso por miligramas temos o valor de 420 mg.

Essa quantidade, equivale a 4 xícaras de café forte por dia, no entanto, existem suplementos em cápsulas que podem substituir o seu uso. Falaremos mais sobre isso logo à frente.

Benefícios Da Cafeína Pré-treino

A cafeína possui diversos benefícios para o corpo, sendo assim, o seu uso é bastante recomendado. Veja quais são eles:

  • Ajuda você se concentrar melhor nos treinos, pois este suplemento é um estimulante cerebral.
  • Te deixa mais disposto (a) para fazer não só atividades físicas, mas também, outros tipos de atividades no dia-a-dia.
  • Aumenta a força, uma vez que a cafeína tem a capacidade de diminuir a contração muscular.
  • Permite uma queima de gordura mais rápida, uma vez que a utiliza para a reconstrução dos músculos.
  • Possui efeito termogênico por isso, ajuda no emagrecimento.

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Contraindicações Da Cafeína Pré-treino

Apesar de ser um ótimo suplemento, a cafeína pré-treino não é recomendada para crianças, gestantes e lactantes.

Além disso, ela também não deve ser utilizada por pessoas que apresentam quadro de pressão alta e demais doenças do coração.

Outra contraindicação deste suplemento, é para pessoas que apresentam problemas como insônia, enxaqueca, ansiedade, labirintite e zumbido.

Pessoas que tomam antidepressivos também não devem consumir a cafeína em quantidades altas, uma vez que a associação dos medicamentos junto com o suplemento, pode causar alteração dos batimentos cardíacos.

Como Utilizar A Cafeína Pré-treino De Maneira Adequada?

Se você deseja obter bons rendimentos com a cafeína pré-treino, deve saber como utilizá-la de maneira adequada. Sendo assim, trouxemos algumas recomendações importantes para você seguir.

1 – Tome A Cafeína Pelo Menos 30 Minutos Antes Do Treino

Assim como muitos alimentos, a cafeína também leva um tempo para ser digerida e distribuída para a corrente sanguínea. Portanto, para que você aproveite melhor os efeitos dela durante o treino, é de suma importância que ela seja ingerida um pouco antes de você começar.

2- Consuma A Cafeína Após A Refeição Pré-treino

A refeição pré-treino é muito importante pois vai fazer com que seu corpo produza mais energia ao seu corpo. Dessa forma, a cafeína pré-treino deve ser consumida após a sua refeição.

Isso evitará também que você sinta efeitos colaterais como azia, que são muito comuns em algumas pessoas e provocados pela acidez do café.

3- Consuma Cafeína Em Pequenas Quantidades Ao Dia

Ela é importante, no entanto, não é indicado que você consuma 420 mg de uma só vez.

O ideal é que você distribua estes valores durante o seu dia, uma vez que altas doses de cafeínas concentradas no corpo de uma só vez, pode causar efeitos colaterais indesejados, e é claro, você não quer isso.

4- Ao Consumir Café, Prefira Sem Açúcar

Como você já sabe, o consumo de cafeína pode ser tanto de forma líquida, através do café e de chás, como o chá verde, como também através de cápsulas.

No entanto, muitas pessoas acreditam que tomando aquele cafezinho bem doce e fraco já estão contribuindo com a sua dieta. Mas isso não é verdade, ao colocar açúcar no café, você introduz em seu organismo outros elementos que não são favoráveis ao emagrecimento.

Em outras palavras, consumir cafés ou chás que contenham açúcar não vão ajuda-lo (a) a obter o desempenho desejado.

5-  Tenha Uma Dieta Equilibrada

A cafeína pré-treino é uma poderosíssima aliada, mas sozinha ela não trará os resultados desejados.

É preciso que você tenha uma alimentação adequada com fontes ricas em proteínas e outros nutrientes importantes para o corpo. Além disso, é preciso evitar o consumo de carboidratos simples como os de farinha branca (pães, roscas e doces).

6- Concentre-se No Seu Treino

Para que você possa obter melhores resultados da cafeína pré-treino, é de suma importância que você consiga manter-se disciplinado (a) em seu treino.

Pense bem, no que vai adiantar você utilizar a cafeína hoje, ficar uma semana sem treinar e utilizá-la novamente na outra semana?

Por isso, faça dela algo que seja uma forma de mantê-lo (a) firme dentro do treino, apesar do cansaço e da preguiça que podem bater à sua porta.

7- Durma Bem

Outro elemento importante para a obtenção de ganho de massa muscular, é o sono. É dormindo que o seu organismo produzirá hormônios que ajudarão você a ter mais disposição no seu dia-a-dia bem como, sua construção muscular.

Daí a importância de você estabelecer um limite para o consumo da cafeína no seu corpo.

Considerações Finais

A cafeína pré-treino pode ajudá-lo (a) a conquistar os seus objetivos de maneira mais rápida, desde que para isso, você siga as instruções e a utilize de forma moderada.

Os benefícios do suplemento são vistos nos primeiros dias de uso, e por isso se você ainda não utiliza a cafeína como uma aliada, está na hora de você introduzi-la em sua dieta.