Muitas pessoas não têm condições de ir para a academia, seja por falta de tempo ou dinheiro. Mesmo assim, a prática de exercícios físicos é importante e deve ser feita mesmo em casa, como a calistenia

Como esse tipo de treino usa apenas o peso corporal para se exercitar, pode ser feito em qualquer lugar. Perfeito para quem quer começar a praticar atividade física, mas ainda não conseguiu entrar para a academia. 

Saiba tudo sobre calistenia, técnica para treinar em casa sem precisar de aparelhos, lendo esse texto!

O que é calistenia?

A calistenia não precisa de materiais de apoio para os treinos, usando apenas o peso do corpo humano para realizar os exercícios. Por isso, esse treino pode ser feito em diversos locais, como academias, parques, praias ou até mesmo em casa. 

A técnica exercita músculos do corpo todo, diferente de treinos mais tradicionais, que focam em músculos superiores ou inferiores. 

O treino pode ser caracterizado como funcionais, pois não oferece muitos riscos de lesões e é composto por movimentos naturais do corpo humano. Porém, é importante não esquecer dos alongamentos antes e depois da calistenia, assim como qualquer outro tipo de exercício. 

Esse tipo de treino é perfeito para quem quer equilíbrio, força, coordenação e flexibilidade. Dentro da calistenia, os níveis de dificuldade dos exercícios vão aumentando conforme você os pratica. 

No começo, você vai sentir certa facilidade em algumas atividades, mas, quando menos esperar, vai ver que os exercícios vão ficando cada vez mais intensos, exigindo grande controle, força muscular e precisão nos movimentos. 

Logo, se você pretende ser uma referência em calistenia, deve praticar de três a quatro vezes por semana. Assim, seus exercícios irão progredir com o tempo. 

Quais são as vantagens da calistenia para o corpo?

calistenia

Como toda atividade física, a calistenia é capaz de trazer diversos benefícios para o nosso bem-estar. Veja todos eles abaixo:

Aumento de força muscular 

A técnica trabalha todos os grupos musculares, aumentando a força deles com o passar do tempo. Dessa maneira, você vai começar a sentir um crescimento na sua força, pois verá que aqueles exercícios que eram quase impossíveis no começo, se tornaram mais fáceis. 

Mas, como aumentar a intensidade dos exercícios, se na calistenia usamos apenas o peso do corpo?

A resposta para essa pergunta está na técnica usada em cada um deles. O corpo humano se acostuma com uma atividade se fazemos ela sempre. Por isso, trocar o braço de lugar no exercício ou o ângulo de algum outro membro, já irá aumentar o nível de dificuldade. 

Em níveis mais avançados, os praticantes de calistenia usando até mesmo o corpo de outras pessoas para aumentar a intensidade do exercício.

Aumento da massa muscular 

Seu músculos não só vão ficar mais fortes, como também maiores. Isso tudo devido ao aumento de atividade física que você está fazendo.

Além disso, dessa forma você estará aumentando sua força, resistência e queimando calorias e gorduras corporais.

Muitas mulheres têm receio de ficar “bombadas” praticando a calistenia, mas esse não é o objetivo do treino. Sua missão principal é o aumento da força, resistência e controle de movimentos. 

Corpinho dos sonhos

Claro que aumentar a quantidade de exercícios já irá fazer com que você emagreça naturalmente, mas a calistenia vai permitir que você faça isso de maneira mais saudável, unindo a atividade física com uma boa alimentação. 

É importante lembrar que, na calistenia, você queima gorduras corporais enquanto ganha massa muscular. Isso significa que talvez você tenha um aumento de peso quando subir na balança novamente, mas isso não é motivo para se assustar.

Os músculos pesam mais do que gorduras. Como você teve um aumento nessa parte do corpo, é normal ficar com uns quilinhos a mais por um tempo.

Aumento na coordenação motora

Como a calistenia exige uma grande precisão nos movimentos, sua coordenação motora vai melhorando com o passar do tempo e o aumento da dificuldade dos exercícios. 

Mais flexibilidade 

calistenia

Assim como funciona com a coordenação motora, a flexibilidade também vai aumentando conforme você pratica essa técnica. O melhor é que você vai identificar a melhora em todos os músculos!

Melhora no condicionamento físico 

Quando você começar na calistenia, pode ficar uns dias com o corpo dolorido e achar que é impossível fazer a maioria dos exercícios. Mas, com o tempo, seu corpo vai se acostumando e ganhando mais resistência, permitindo que você evolua nessa técnica. 

Aumento do equilíbrio com calistenia

Músculos mais fortes nos dão a capacidade de nos equilibrar melhor, permitindo a melhoria constante nos exercícios mais difíceis. 

Além disso, a técnica da calistenia oferece exercícios específicos apenas para a melhora no equilíbrio. 

Versatilidade em espaços 

Essa vantagem não está relacionada ao corpo humano em si, e sim na capacidade da calistenia conseguir se adequar perfeitamente a sua rotina!

Como a técnica usa somente o peso do corpo, você pode fazer os exercícios em qualquer lugar. Sendo assim, a calistenia é o treino perfeito para começar a atividade física na quarentena, não acha?

Mas, assim que esse período de isolamento social acabar, você pode abrir seus horizontes e praticar calistenia em qualquer lugar. Pode ser no quintal de casa, na praia, no parque, praças ou se você quiser, na academia mesmo. 

Pode ser que você encontre alguns exercícios que usem a barra. Não se preocupe com eles. Enquanto você não puder sair de casa, pule-os e tente quando a situação no país estiver normalizada. 

Se divirta enquanto fica em forma com calistenia

Como nos superamos todos os dias, a calistenia é um dos treinos mais divertidos de se fazer! Assim que seu corpo se acostumar com os treinos, você verá que nem vai parecer que você está fazendo atividade física, algo que você evitava no passado. 

Gostou da calistenia? Para conhecer outros tipos de treinos para fazer em casa ou na academia, continue lendo o conteúdo do Fique Sarada!