Você sabe a diferença entre Carboidratos Complexos e  Simples? Embora muitas pessoas conheçam apenas os carboidratos, em geral, ambos têm uma grande diferença.

Provavelmente você já deve ter ouvido para evitar certos tipos de carboidratos. Com a finalidade de emagrecer, praticamente todos os nutricionistas excluem os carboidratos simples das refeições. Por que?

A fim de tirar todas as suas dúvidas sobre os Carboidratos Complexos e Simples, vou mostrar tudo o que você precisa saber sobre os carboidratos.

Vamos lá!

O Que São Os Carboidratos?

Antes de mais nada, os carboidratos são compostos orgânicos com uma estrutura composta por átomos de carbono e hidrogênio.

Em suma, os carboidratos tem a função fundamental de ser a fonte primária de energia para o corpo humano. Ou seja, após entrar no corpo humano, o carboidrato juntamente com a água, formam o Glicogênio.

Com a finalidade de manter nosso organismo funcionando perfeitamente, o glicogênio tem a função de gerar energia para nosso corpo. Todavia, cada fonte de carboidrato possui uma composição diferente. Dessa forma, dividimos os carboidratos em Complexos e Simples.

O Que São Carboidratos Complexos E Carboidratos Simples?

A fim de não ter dúvidas, vou explicar separadamente sobre ambos os carboidratos.

Carboidrato Simples

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Provavelmente você nunca tenha ouvido falar sobre carboidrato simples, no entanto, o nome “carboidrato de alto índice glicêmico” é mais conhecido e utilizado por profissionais da área.

Em suma, como o nome já diz, o carboidrato simples possui uma estrutura simples e consequentemente é metabolizado de forma mais rápida. Todavia, existe um problema nisso:

Com a finalidade de metabolizar esse alimento, nosso corpo libera insulina. Entretanto, por ser uma fonte de carboidrato simples, a metabolização e absolvição é muito rápida e consequentemente você tem um pico de glicemia.

Dessa forma, nosso corpo fica com muita insulina circulante e consequentemente, para utilizar essa insulina, nosso cérebro emite um sinal de fome.

Ou seja, é um círculo vicioso onde você come um carboidrato simples, metaboliza, tem um pico glicêmico, sente fome e come de novo.

Por fim, além de engordar mais facilmente, ingerir o carboidrato simples pode afetar sua saúde futuramente com doença como, a diabetes do tipo 2, por exemplo.

Carboidrato Complexos

A fim de falar sobre Carboidratos Complexos e Simples, a partir do momento que você entender como um funciona, o outro fica muito mais simples. Sendo assim, vou explicar de forma mais sucinta sobre esse tipo de carboidrato.

Em suma, o carboidrato complexo, também conhecido como carboidrato de baixo índice glicêmico, tem esse nome por ter uma estrutura química complexa.

Além disso, ele é encontrado em fontes de alimentos que também são ricas em fibras. De antemão, as fibras são fortes aliadas na desaceleração da absolvição dos carboidratos. Ou seja, o corpo libera menos insulina e consequentemente você tem vários benefícios, como:

  • Não tem pico de glicemia;
  • Não tem insulina circulante na corrente sanguínea;
  • Sente menos fome;
  • Evita doenças futuras.

Carboidratos Complexos e Carboidratos Simples: Conheça a diferença

Em resumo, falar sobre a diferença entre os Carboidratos Complexos e Simples é muito simples. Ou seja, caso você entenda como um funciona, entender o mérito fica muito mais fácil.

Portanto, quando falamos na diferença entre os dois, ela não está ligada ao carboidrato em si, mas sim, na forma como o nosso corpo reage a este carboidrato.

Em outras palavras, a diferença se baseia na absolvição do alimento. Dessa forma, cada um tem sua finalidade. Ou seja, para quem quer ganhar massa muscular ou engordar, carboidratos de alto índice glicêmico (Carboidrato simples) é a melhor opção, claro, com acompanhamento médico.

Entretanto, caso você queira emagrecer de forma mais rápida e saudável, ingerir carboidrato simples é a mesma coisa que boicotar a sua dieta e o seu objetivo. Sendo assim, nesse momento o seu foco deve ser ingerir carboidrato de baixo índice glicêmico.

Os Alimentos Que Possuem Carboidratos Complexos e Carboidratos Simples

Por fim agora que você já sabe a diferente entre os dois, está na hora de saber onde encontrar os dois tipos de Carboidratos.

De antemão, vou falar para você que os alimentos com carboidrato simples são muito mais apetitosos e saborosos. Todavia, como citei anteriormente, comer demasiadamente não fará bem para a sua saúde.

Alimentos com Carboidrato Simples

  • Algumas frutas (Banana, melancia, uva);
  • Açúcar;
  • Mel;
  • Batata;
  • Mandioca;
  • Abobora;
  • Arroz Branco;
  • Macarrão refinado;
  • Chocolate;
  • Refrigerante (O zero não tem problema);
  • Sucos Industrializados;
  • Pães;
  • Guloseimas.

Alimentos com Carboidrato Complexo

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  • Arroz Integral;
  • Macarrão Integral;
  • Pães Integrais;
  • Batata Doce;
  • Aveia;
  • Vegetais;
  • Ovos;
  • Algumas Frutas (morango, maçã, pera, etc.);
  • Feijão Preto;
  • Queijo;
  • Iogurte;
  • Amendoim;

Como citei anteriormente, não é que você não deve comer alimentos com carboidratos simples. Entretanto, é preciso que você tenha moderação para não ter problemas futuros.

Todavia, caso você coma com moderação, poderá aproveitar todos os carboidratos com alto índice glicêmico sem problemas.

Além disso, para quem quer ganhar massa muscular ou emagrecer, tenha em mente que o controle de carboidratos é fundamental para definir os seus resultados.

Sendo assim, é de suma importância que você procure um profissional da área para alinhar a sua alimentação com o seu objetivo.

A Importância Dos Carboidratos

Embora seja uma opção para quem quer emagrecer rapidamente, cortar os carboidratos da sua alimentação é a mesma coisa que retirar sua fonte primária de energia.

Todavia, com orientação médica, fazer isso é uma ótima opção. Entretanto, quando você faz isso por conta própria, pode estar colocando a sua saúde física e mental em risco.

Ficou Alguma Dúvida Sobre Os Carboidratos Complexos e Carboidratos Simples?

Em conclusão, os Carboidratos Complexos e Simples possuem funções diferentes para momentos diferentes.

Entretanto, você não precisa escolher um deles para ingerir, é possível mesclar ambos no seu dia a dia.

Mas lembre-se, tenha um cuidado a mais com carboidratos simples, eles em excesso são muito maléficos para a sua saúde. Ficou alguma dúvida sobre os Carboidratos Complexos e Simples? Caso tenha ficado, deixe logo abaixo nos comentários.