Para manter a boa forma, vale mais a pena apostar em treino de cardio ou musculação? Se você só tivesse tempo para um tipo de atividade, qual escolher?

Uma dúvida cruel, né? Esse é o maior debate no meio fitness. Afinal, ambos os treinos possuem os seus benefícios. Mas você sabe quando priorizar cada um deles? Ou ainda, se pode juntar eles e ter uma grade de atividade mais completa?

É exatamente isso que vamos mostrar para você! Continue lendo o nosso post e saiba qual a importância do treino cardio e musculação e os seus benefícios. Boa leitura.

Afinal, O Que É Treino De Cardio?

Pela lógica, esse é o treino que melhora a sua capacidade cardiorrespiratória. São atividades aeróbicas como, por exemplo, corridas, ciclismo ou dança.

Atualmente, não precisa perder horas na esteira para que o seu corpo tenha um feito positivo. Basta apostar em um treino cardio hit, com 20 minutos de alta intensidade, alternando em momentos de recuperação de fôlego.

Um treino cardio não precisa ser, necessariamente, somente de corrida. Tem pessoas que gostam de alternar as atividades e, por isso, você pode apostar, por exemplo, em uma série com agachamentos e flexões. Ou então, em um circuito com exercícios funcionais.

O Que É Musculação?

Já a musculação é o treino realizado para adquirir resistência física, utilizando pesos extremos. Seu objetivo é aumentar a hipertrofia muscular, o ganho de força e elevar a sua potência. É uma atividade de alta intensidade.

Devo Iniciar Minhas Atividades Pelo Treino Cardio Ou Musculação?

Treino cardio ou musculação, a dúvida cruel de muitas pessoas! O início das suas atividades físicas, se é pelo treino cardio ou musculação, vai depender do seu objetivo com os exercícios.

Se for ganhar força, o ideal é iniciar pela musculação, que é quando corpo está com energia total. Após o treino intenso, termine com uma maratona de caminhada ou corrida.

No entanto, fica uma dica: alterne a ordem dos treinos por alguns dias. Os resultados podem ser surpreendentes!

Se o seu objetivo com o treino for perder peso, o ideal também é a musculação. Tudo bem que as atividades cardio te mantém em movimento e gastam mais calorias, mas seu metabolismo está em repouso. Ele só ativa mesmo quando você o acelera.

Para manter o seu peso, foque no treino cardio. Inicie por ele e termine com uma musculação, não muito pesada.

Existem aquelas pessoas que não gostam de musculação, mas desejam fazer atividade física. Para elas, o treino cardio é mais interessante. Por meio dele, você colocará o seu corpo em movimento e pode acabar tomando gosto pela musculação também. Quem sabe acaba unindo os dois?

Se O Meu Tempo For Corrido, Em Qual Treino Apostar?

Na dúvida se coloca o treino cardio ou musculação em sua rotina? Se ela for bem agitada, o ideal é encaixar um treino funcional em seu dia. Ou seja, um treino cardio.

Dependendo das atividades, é possível realizar em um cantinho no escritório ou em sua própria casa. Isso se você não tiver tempo de ir a uma academia para ser acompanhada por um profissional.

Vantagens De Fazer Treino Cardio E Musculação

Você já sabe qual a diferença entre treino cardio e musculação. Agora confira as vantagens e fazer os dois:

1 – Tenha Mais Disposição

O treino cardio vai proporcionar a você mais disposição. Você irá sentir sua energia aumentar em poucos dias e, com isso, você terá mais força para realizar o treino de musculação.

2 – Exercícios Prazerosos

Tanto a musculação, quanto os treinos cardio proporcionam imenso prazer ao corpo.

3 – Combate A Depressão E Ansiedade

Os treinos cardio são excelentes para combater a depressão e a ansiedade. A maioria da população sofre com esses problemas e devem procurar uma maneira de liberar energia.

Com o treino cardio e musculação você colocará o seu corpo em movimento e alcançará benefícios estéticos e mentais.

4 – Diminui As Dores Musculares

Conciliar os treinos cardio ou musculação é uma forma de diminuir as dores musculares. Esses incômodos podem diminuir em função do melhor condicionamento físico, mas também porque os seus músculos passarão a receber mais oxigênio.

5 – Não Acumula Gordura

O treino cardio e musculação foram uma dupla perfeita na hora de eliminar as gorduras indesejadas. Um auxilia o outro para secar as gorduras que se acumularam.

6 – As Compulsões Alimentares Diminuem

Se o seu objetivo é ganhar músculo, você deve comer mais e melhor. Mas isso não quer dizer que deve sair comendo compulsivamente por aí.

A junção dos treinos cardio e musculação ajudam a controlar a sua compulsão alimentar. Ela é causada por ansiedade, por exemplo, e pode fazer com que você ingira alimentos nada saudáveis.

7 – Melhoria Da Aparência Física

cárdio-ou-musculação

Diminuindo as gorduras em excesso, ganhando mais músculos, isso quer dizer que a sua aparência física estará melhor! O treino cardio e musculação trazem esse benefício.

8 – Auxilia Na Recuperação Muscular

Enquanto a musculação pode causar alguma lesão em seus músculos, o treino cardio auxila na recuperação. Por isso, juntando os dois pode ser uma ótima forma de evitar constantes dores musculares.

9 – Comer Sem Culpa

Uma das melhores partes de juntar o treino cardio e musculação é poder comer sem culpa! Isso porque o seu corpo estará sempre em movimento e você vai conseguir queimar toda aquela gordurinha consumida.

Por isso, se passar vontade na hora querer comer uma pizza ou hambúrguer? Isso já ficou para trás! Com as atividades em dia, é possível comer sem culpa!

Claro, não é aconselhado comer essas coisas todos os dias, porque não há corpo que aguente. Mas de vez em quando, pode sim.

Agora que você conhece o que é treino cardio e musculação, sabe as suas diferenças e benefícios, pode decidir por qual começar a se movimentar. Ou então, juntar os dois em um mega treino e ter um excelente condicionamento físico!

Quer saber mais sobre esse tema? Continue acompanhando o nosso site.

Deixe o seu comentário