Quem treina encontra alguns desafios pelo caminho, o catabolismo muscular é um deles, descubra agora o porquê de o catabolismo ser o terror de quem treina. 

Se você treina com frequência já deve ter ouvido falar do catabolismo muscular. Contudo será que realmente conseguiu entender o que ele é?! E porque é uma grande preocupação para quem deseja adquirir definição nos músculos?

O catabolismo muscular é a forma que nosso corpo se alimenta de massa muscular. Para que tenha energia suficiente para fazer atividades e praticar exercícios, de tal forma que ocorre a degradação do músculo. Isso acontece com o fim de fornecer ao corpo energia necessária 

A explicação para ocorrência do catabolismo é que ele é uma reação química produzida pelo próprio corpo. Dessa maneira para quem treina em busca de ganho muscular ele é inegavelmente um vilão. Entenda agora o porquê, e descubra maneiras de evita-lo. 

Porque o Catabolismo Muscular é o Vilão de quem Treina: 

Como resultado quem treina com frequência espera adquirir massa muscular. Ou seja, a busca principal de quem malha é conquistar a definição e o aumento dos músculos. Só que no caminho pode existir um inimigo, e esse vilão é produzido pelo próprio corpo humano. 

O adversário recebe o nome de catabolismo muscular, e como mencionado acima é uma reação química feita pelo próprio corpo. Em primeiro lugar, os mais vulneráveis a terem o catabolismo são aqueles que ficam muito tempo sem comer. E em contrapartida, tem rotinas intensas de treinos. 

O catabolismo compõe uma das etapas do metabolismo, fazendo com que o corpo sugue da massa muscular a energia que precisa. Dessa maneira é muito comum que a pessoa se exercite com frequência e não produza resultados. A massa muscular não aumenta nem fortalece. 

Nesse hiato isso ocorre porque algo está sendo feito de forma errada, e o catabolismo muscular está se alimentando mais do que deveria. Em suma, é a destruição do músculo e a distribuição da energia e de outros nutrientes presentes para o organismo. 

Quem está vulnerável ao Catabolismo Muscular: 

catabolismo-muscular

Possuem dificuldade para adquirir o ganho de massa muscular, por consequência do catabolismo, pessoas que praticam exercícios sem acompanhamento. Do mesmo modo aqueles que treinam de maneira intensa e desregulada se tornam alvo fácil.  

Como também quem não se alimenta corretamente, ou não descansa de forma adequada. As vezes pode ser ocasionado por alguma doença, só para ilustrar o corpo com uma virose não deixa o organismo reagir de maneira normal. E para recompor as energias ele realiza o catabolismo muscular. 

Fatores que causam o Catabolismo: 

Se você quer adquirir massa muscular, e definir seus músculos, fique atento para não cometer falhas que farão seu corpo reagir com o catabolismo. Com o fim de te alertar a quais são essas, preste atenção a quais são as mais comuns: 

  • Treinar por muito tempo sem intervalos, mais que 60 minutos seguidos de treino; 
  • Não se alimentar corretamente; 
  • Se exercitar em jejum, ou depois de duas horas sem ter comido; 
  • Treinos intensos e exaustivos; 
  • Dormir pouco; 
  • Não descansar corretamente; 
  • Consumir bebida alcoólica; 
  • Treinos e dietas sem acompanhamento de um especialista; 
  • Doenças que interfiram na energia do corpo; 
  • Estresse e excesso de trabalho; 

Todos esses fatores são propícios para que o catabolismo muscular aconteça. Se você treina e não quer perder massa muscular inegavelmente precisa se atentar para não cometer falhas.  

Como evitar o Catabolismo Muscular: 

Da mesma maneira que nosso corpo reage as falhas ocasionando o catabolismo muscular, ele também faz o processo inverso. De fato, existem formas capazes de auxiliar nosso corpo para que ele não tire de nossos músculos, mas do que o suficiente. Desse modo não ocorre a perda de massa muscular. 

Alimentação Correta: 

Primeiramente para evitar o catabolismo é ideal que você se alimente de forma correta. O certo é que faça uma refeição de pequenas porções de três em três horas durante o dia. A falta de alimentos no corpo faz com que ele busque por fontes de energia e acabe encontrando nos músculos. 

Dessa maneira cabe ressaltar, que é necessário também que a alimentação seja balanceada e preferencialmente siga uma dieta. Devendo essa ser feita por um profissional especializado. O corpo vai precisar de nutrientes presentes em frutas, legumes, verduras e carnes.  

Ou seja, você dá ao seu organismo a energia que ele precisa para que realize as atividades diárias, sem tirar dos músculos. Não pratique exercícios sem ter se alimentado pelo menos duas horas antes. Jejum e catabolismo se aliam na perda de massa muscular. 

Realizar Exercícios sem Exagero: 

A prática de exercícios físicos deve vir sempre acompanhada por um profissional que entenda e recomende a forma correta de se fazer. Para que se tenha bons resultados e não ocorra o catabolismo muscular é preciso evitar exageros. Treinar de maneira adequada e corretamente pelo tempo certo. 

Não é recomendado que a prática de atividade física seja feita por um período maior que 60 minutos sem intervalos. Principalmente quando os exercícios praticados são aeróbicos, isto é, eles já são responsáveis por um gasto alto de energia. 

Por fim, o catabolismo muscular pode ser evitado desde que realizando de forma correta exercícios aliados também com uma alimentação balanceada. Ter massa muscular é fundamental para que nosso corpo funcione de maneira correta. 

Consuma Carboidratos: 

Outro aliado para quem busca ganhar massa muscular é o consumo de carboidratos. Contudo eles devem possuir baixo índice de glicemia, opte por consumir alimentos como aveia, damasco, batata-doce. Pelo contrário. mantenha distância dos que possuem índice glicêmico alto. 

Durma o suficiente: 

Para que seu corpo não tire dos seus músculos energia, é fundamental garantir um boa noite de sono. Nesse sentido, crie o hábito de deitar todos os dias em um mesmo horário, desligar a luz e tentar desacelerar. O ideal é dormir pelo menos oito horas diárias. 

Utilize suplementos anti-catabólicos: 

Um aliado na batalha contra o catabolismo muscular são os suplementos anti-catabólicos. São ricos em proteínas, carboidratos e vitaminas dando ao corpo os nutrientes que ele precisa. Dessa maneira eles auxiliam ao músculo para que ele se fortaleça. Fazendo com que eles cresçam até mesmo quando não estão sendo exercitados. 

Por fim, na busca constante pelo ganho de massa muscular é necessário um cuidado especial. Dessa maneira o corpo vai conseguir adquirir músculos sem catabolizar.