Há milênios, se sabe que os chás são muito benéficos para a saúde. Entre os muitos benefícios que eles fornecem para nós, mulheres, se encontra um muito importante: reduzir a retenção de líquidos. Mas você sabe quais são os melhores chás para desinchar?

Afinal, existem muitos tipos de chás, com diversas funções. E alguns deles são especiais para o auxílio no combate da retenção de líquidos. Por isso, se o que você busca é acabar com o inchaço, deve recorrer às bebidas certas.

É por isso que trouxemos para você as melhores receitas de chás para desinchar. Bem como os benefícios que cada uma dessas bebidas irá trazer para o seu organismo. Quer começar a combater a retenção de líquidos hoje mesmo? Então prossiga na leitura!

Quais são os melhores chás para desinchar? E quais os seus benefícios?

1 – Chá verde

chas-para-desinchar

Primeiramente, qual é o tipo de chá que vem à sua mente quando falamos sobre combater o inchaço? Foi o chá verde? Se sim, você está correta! Essa erva é super famosa pelos seus benefícios de afinar a silhueta. Além disso, é muito eficaz para desinchar.

Simultaneamente, ainda pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, pois ajuda na circulação sanguínea e regulação da pressão. Também é antioxidante e tem cafeína, podendo ser tomado antes do treino para dar mais energia.

Preparo do chá verde: Se você quiser consumir o chá verde puro, basta fazê-lo colocando uma colher de chá rasa para 200ml de água. Deixe em infusão por 5 minutos, coe e beba. Em contrapartida, existe a opção de comprar o sachê e fazer conforme as recomendações do fabricante.

Entretanto, lembre-se de não tomar mais de 4 xícaras de chá verde por dia para não sobrecarregar o seu organismo. E, como ele é estimulante, evite ingeri-lo de noite, para não atrapalhar o seu sono.

2 – Gengibre

Essa raiz é muito conhecida por conta das suas propriedades anti-inflamatórias. O chá de gengibre combate desconfortos do sistema digestivo, gripes e dores de garganta, e ainda é ótimo para desinchar. Em adição, é estimulante e auxilia as atividades cerebrais.

       Preparo do chá de gengibre: Quer fazer o chá partindo da raiz? Então, pegue um pedaço de cerca de 5 cm de gengibre. Logo depois, lave bem, descasque e corte em fatias finas.

Em seguida, coloque para ferver em 300 ml de água, em fogo médio, por 5 minutos. Decorrido esse tempo, desligue e deixe descansar por mais 2 minutos antes de coar e beber.

Para deixar o sabor mais agradável, você pode adicionar uma rodela de limão ou uma canela em pau na fervura. Também existem sachês de chá de gengibre, que deixam o seu preparo mais prático.

3 – Hibisco

O chá de hibisco já foi mais famoso. Hoje, mesmo não estando mais no auge entre os chás para desinchar, ele ainda cumpre bem o seu papel. Ao mesmo tempo em que é diurético, ele é ótimo para a saúde do seu coração e do sistema digestivo.

Como preparar o chá de hibisco: Coloque 1 litro de água para ferver. Logo depois que você notar as primeiras bolhas de fervura, acrescente 2 colheres de sopa de hibisco seco ou 2 sachês.

Então, desligue o fogo e tampe a panela, deixando a bebida descansar por 5 minutos. Posteriormente, é só coar e beber. Se o sabor desse chá não te agrada puro, uma dica é deixar 250 ml dele esfriar e bater no liquidificador com 4 morangos e duas folhas de hortelã.

4 – Cavalinha

A cavalinha é outra erva de excelente efeito diurético. Além disso, ela também melhora a sua circulação sanguínea e as funções digestivas, renais e excretoras do seu organismo.

Como preparar o chá de cavalinha: Partindo da folha seca de cavalinha, basta utilizar a proporção de 2 colheres de sopa para 2 litros de água.

       Coloque a água para ferver e adicione as folhas por alguns segundos com o fogo ligado. Logo depois, desligue e deixe a infusão descansando por 10 minutos. Então, coe e beba.

5 – Mix de chás para desinchar

chas-para-desinchar

Existe um chá muito famoso pelo seu efeito diurético e acelerador do metabolismo, super indicado por diversas blogueiras fitness. Porém, o seu preço faz com que ele não seja acessível a todas as mulheres que querem desfrutar dos seus benefícios.

Mas não fique triste por isso, temos uma boa notícia para você. Esse chá famoso pode ser feito na sua casa! Basta comprar as ervas desidratadas em lojas de produtos naturais. Confira os ingredientes e o modo de preparo a seguir:

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de gengibre em pó (os benefícios estão listados no item 2);
  • 4 colheres de chá de chá verde (os benefícios estão listados no item 1 da nossa lista);
  • 1 colher de chá de guaraná em pó (estimulante, dá mais disposição);
  • 2 colheres de chá de carqueja (auxilia na digestão, desintoxica e desincha);
  • 1 colher de chá de alecrim desidratado (auxilia na digestão);
  • 2 colheres de chá de hortelã (auxilia a digestão);
  • 1 colher de chá de sálvia (além de atuar na retenção de líquidos, ajuda a regular os hormônios femininos e eliminar secreções de doenças respiratórias);
  • 1 colher de chá de cavalinha (cujos benefícios estão citados no item 4).

Preparo:

  • Basta misturar todos os ingredientes e guardá-los em um pote de vidro, bem vedado;
  • Para cada 200 ml de água, utilize cerca de 2g da mistura. Deixe em infusão por cerca de 5 minutos, coe e beba.

Lembre-se de que esse chá deve ser ingerido no máximo 3 vezes por dia (3 xícaras). Sempre entre as refeições e antes das 16h. Assim, ele não atrapalha a ingestão de nutrientes e não atrapalha o seu sono.

Concluindo o nosso texto sobre chás para desinchar

Você conferiu nesse texto, quais são os melhores chás para desinchar. Assim como os detalhes dos seus benefícios e as suas receitas. Aliados a uma alimentação saudável e à prática regular de atividades físicas, os resultados serão melhores ainda.

Esperamos que você tenha gostado! Que tal começar a colocar as receitas dos chás para desinchar em prática hoje mesmo? Assim, você já começa a mandar a sua retenção hídrica embora e aumenta a sua energia e disposição!