É fato de que quem deseja ter melhor qualidade de vida, um corpo mais torneado e perder gordura corporal tem como como opção começar a malhar.

A malhação é um dos exercícios mais completos pois ajuda na construção de força muscular, assim como, possibilita o aumento da massa muscular. Além disso, ela possibilita a correção da postura e estimula a produção de hormônios que provocam o bem estar.

Porém, quem deseja começar a malhar precisa ter alguns cuidados básicos para que ao invés de trazer benefícios, a malhação resulte em lesões leves ou graves. E se você deseja começar esta atividade veja aqui algumas dicas importantes.

Por Que Começar A Malhar?

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Existem muitos motivos para fazer uma pessoa querer entrar no mundo fitness, o primeiro deles é, sem sombra de dúvidas, a saúde física do corpo.

A ciência já mostrou através de diversos estudos e pesquisas que o excesso de gordura corporal traz prejuízos ao corpo tais como:

  • Aumento da pressão arterial;
  • Risco do doenças cardiovasculares resultantes do acúmulo de gordura;
  • Risco do desenvolvimento de doenças metabólicas, como o diabetes;
  • Alguns estudos ligam a obesidade até mesmo ao risco de desenvolvimento de determinados tipos de câncer.

Contudo, ao praticar exercícios físicos de forma regular, evita-se o acúmulo de gorduras no corpo, ou até mesmo, estimula-se sua redução prevenindo essa série de doenças.

Mas não só isso, a malhação também trabalha com a sensação de bem estar. Ao realizar atividades físicas, o corpo humano libera hormônios como ocitocina e serotonina, que são responsáveis por aquela sensação de satisfação.

Além disso, a pessoa se torna mais disposta de modo que consegue realizar de forma mais dinâmica suas atividades diárias.

Começar a malhar também ajuda a manter a mente mais saudável, estudos científicos indicam que a realização de exercícios físicos está diretamente ligada a uma mente mais saudável onde o risco de desenvolvimento de doenças como o Alzheimer, diminui.

A malhação também aumenta a autoestima que é importante para que o ser humano se sinta capaz.

Contudo, sair do sedentarismo não é uma coisa simples e requer alguns cuidados. Vejamos quais são a seguir.

1 – Comece Aos Poucos

Você decidiu que vai entrar na academia e isso é ótimo, porém o seu corpo não está acostumado com essa atividade física.

Então, não vai adiantar você chegar na academia e colocar todos os pesos no aparelho e realizar a atividade como bem entender, ou então, correr 1 hora na esteira sem parar.

A prática de exercícios deve ser orientada por um profissional, caso contrário você poderá ter efeitos colaterais como tontura, arritmia e elevação da pressão e em casos mais graves, sem acompanhamento profissional, você pode até mesmo sofrer um infarto.

Portanto, comece aos poucos e à medida em que for se adaptando, eleve os pesos, passe mais tempo na esteira e realize as atividades que deseja.

Lembre-se de que o emagrecimento é um processo mais lento e não acontece do dia para a noite.

2- Tenha Uma Alimentação Saudável

Se você começar a fazer musculação mas não mudar a sua alimentação, na verdade, você estará realizando um esforço sem ganho.

A alimentação é fundamental para que os resultados apareçam, é exatamente como aquele ditado “você é o que você come”, então não adianta tentar se enganar consumindo alimentos não saudáveis e achando que apenas a academia vai fazer milagres.

3- Tenha Disciplina

A disciplina é fundamental para quem deseja começar a malhar, isso porque a malhação requer estímulos corretos nos dias corretos.

Então não adianta você ir uma vez por semana na academia, fazer todos os exercícios de todos os dias da sua ficha e esperar por resultados pois certamente eles não aparecerão.

Para que você consiga bons resultados você deve respeitar a sua ficha, treinar os membros certos nos dias certos e não se esquecer dos treinos de cardio (esteira e bicicleta) pois eles são importantes para que você ganhe mais resistência.

Além disso, manter a disciplina vai fazer com que você consiga ter os resultados que espera em menos tempo.

4- Tenha Cuidado Com Os Suplementos

Muitas pessoas que desejam começar a treinar acreditam que ao realizarem esta ação precisarão de suplementos que farão um verdadeiro milagre em suas vidas.

O fato é que os suplementos alimentares ajudam sim, mas é preciso saber como utilizá-los. Se você está começando agora o melhor é que foque na sua alimentação e a torne mais saudável.

Suplementos alimentares como whey protein, albumina e creatina são indicados para quem realiza atividades mais intensas, o que ainda não é o seu caso.

Além disso, a suplementação deve ser prescrita por um médico nutricionista que avaliará suas condições físicas e a necessidade deles.

5- Preze Pelo Descanso

Outra dica para quem deseja começar a malhar é prezar pelo descanso. Não é à toa que muitos profissionais não recomendam treinos todos os dias, muitas vezes, eles são intercalados.

Isso acontece porque é no descanso que seus músculos poderão crescer. A musculação fazer com que haja o estresse muscular durante a prática do exercício. Depois que ele é realizado, o organismo então passa a trabalhar para a recuperação deste músculo o que resulta no seu crescimento.

Assim, não vai adiantar trabalhar os mesmos grupos musculares todos os dias, ou então querer malhar sem parar pois isso não apresentará resultados satisfatórios.

O ideal é que você respeite a sua ficha e evolua dentro dos seus treinos.

6- Não Exagere

Entrar na academia é um passo importante para se ter mais qualidade de vida, porém, ele não é o único. Sendo assim, existem outras coisas que você precisa fazer para que consiga bons resultados.

Dormir bem, não se estressar, ser disciplinado, estar ao lado de quem você ama, todas estas são dicas para que você consiga levar uma vida saudável e obtenha os resultados desejados.

Nada em excesso faz bem, a malhação não é um exceção. Procure o equilíbrio nas suas ações para que consiga conquistar tudo o que sempre planejou .