Consumir menos sódio na alimentação é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso porque, em altas quantidades, ele pode causar diversos problemas relacionados à hipertensão arterial, entre outros.

O ideal então, é buscar por alternativas que sejam realmente eficazes mas que não deixem os alimentos sem sabor.

Descubra lendo este artigo, como consumir menos sódio e entender que não é somente o sal que traz sabor para a sua cozinha.

Por Que Devemos Consumir Menos Sódio (Sal)?

O sódio está presente principalmente no sal que utilizamos na cozinha. Parece um elemento inofensivo, mas quando consumido em excesso, pode trazer grandes prejuízos à saúde.

Entre os problemas mais comuns, causados pelo excesso de sódio, estão:

  • Problemas renais
  • Diabetes
  • Inchaço
  • Ganho de peso

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo de sal não ultrapasse 5 gramas por dia.

No entanto, estudos desenvolvidos pelo Ministério da Saúde mostram que os brasileiros consomem cerca de 12 gramas por dia. Mais do que o dobro do que é recomendado pela OMS.

Esse comportamento, coloca em risco a saúde dos brasileiros.

Além disso, ele não está presente somente no sal de cozinha, mas de forma invisível em diversos alimentos.

Então, a melhor forma de diminuir seu consumo é fazer um policiamento dos alimento que consumimos em nosso dia-a-dia.

O Sal Faz Mal?

Quando consumido em pequenas quantidades, o sal se torna um elemento importante para a nossa saúde. No entanto, quando os valores aumentam muito, eles podem colocar em risco a nossa vida.

Sendo assim, estas 5 dicas poderá ajudá-lo a ter uma alimentação mais saudável com menos sal.

1 – Faça A Leitura Dos Rótulos Dos Alimentos Antes De Comprar

Colocar as informações nutricionais dos alimentos no rótulo, é uma obrigação do fornecedor, assim como, é um direito do consumidor.

E se fazendo valer deste direito, e levando em consideração de que muitos alimentos levam altas quantidades de sal, é preciso que você aprenda a ler os rótulos.

Além disso, existem realmente alimentos que possuem maiores quantidades deste ingredientes. Entre essa lista podemos elencar:

  • Sopas em pó
  • Macarrão instantâneo
  • Enlatados
  • Embutidos
  • Pães
  • Molhos
  • Caldos de carne
  • Temperos prontos

Estes são apenas exemplos. A lista é bem mais extensa e você deve então criar o habito de ler todo e qualquer rótulo de alimento antes de compra-lo.

Essa medida, já vai fazer com que você elimine uma grande quantidade de alimentos que contém muito sal.

2- Compre Sempre Carnes Frescas

Para consumir menos sódio, você deve optar também por carnes frescas. Isso porque é muito difícil encontrar carnes pré-embaladas que contenham pouco sódio.

Em sua grande maioria, elas vão conter o elemento. O ideal então, é sempre optar por você mesmo fazer o preparo deste alimento, evitando assim, que ele também venha com outros temperos que elevem esta taxa.

Portanto, fique atento à esta informação.

3- Faça A Sua Própria Comida Para Consumir Menos Sódio

Engajado no preparo de suas próprias carnes, você também deve cozinhar outros alimentos. Ou seja, preparar a sua própria comida vai fazer com que você se livre do excesso de sal.

Assim, você irá sempre comer comida fresca, longe de conservas, o que, de modo geral, terá uma menor concentração de sal.

Além disso, poderá optar pela quantidade de sal que é colocada em seus alimentos. Sempre se lembrando de que, quantos menos, melhor.

Lembre-se de que tudo é uma questão de hábito. Muitas pessoas reclamam nos primeiros dias que a comida está sem sal. E, devido ao grande consumo, elas já estão acostumadas com isso.

Contudo, com o passar dos dias, você vai se habituando aos sabores, e perceberá que seu paladar ficará ainda mais aguçado.

Tudo é uma questão de paciência e adaptação.

4- Use Temperos Alternativos

Talvez, esta seja uma das dicas mais importantes de como consumir menos sódio.

Existem diversos temperos alternativos que você pode utilizar no lugar do sal. Dentre eles, a pimenta, o orégano, cheiro-verde, cebolinha, cebola e alho, que são os mais comuns na cozinha brasileira.

Veja algumas receitas simples:

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Omelete

O tradicional omelete que leva sal, pode levar outros ingredientes que dão mais sabor à receita. Nesse caso, você poderá utilizar 1 pitada de pimenta calabresa e 2 pitadas de orégano, que além de manter o sabor do alimento, ainda dão um gosto muito bom à receita.

Bife Acebolado

No tempero do bife acebolado você poderá utilizar o suco de 1 limão, 1 colher de chá de vinagre, 1 alho picado, cebolas picadas em rodelas, 1 pitada de pimenta do reino e 2 colheres de cebolinha. Todos estes ingredientes ressaltarão o sabor da carne.

Molho De Tomate Natural

O molho de tomate natural também pode sobreviver sem a presença do sal, e ainda manter seu sabor. Para isso, refogue ½ cebola picada e 1 dente de alho picados no azeite. Acrescente o molho e adicione orégano, 2 folhas de louro, 1 colher de chá curry e 2 sementes de pimenta calabresa.

O sabor ficará inigualável.

5- Diminua Aos Poucos

Quem deseja fazer uma reeducação alimentar e obter bons resultados, quer fazer isso de forma rápida. Mas lembre-se de que são anos comendo sal e temperos prontos. E isso não dá para ser mudado de uma hora para outra.

Para começar, evite condimentos prontos, como catchup ou mostarda. Depois, elimine os temperos industrializados.

Vá para a compra de alimentos com base na leitura de rótulos, e somente então comece a preparar comidas sem sal.

Essa é uma forma de consumir menos sódio que vai sendo construída aos poucos, sem que você sofra muito com a transição.

Além disso, lembre-se de que de forma moderada, é possível consumi-lo sem maiores problemas. Afinal de contas, tudo que é feito em equilíbrio tende a ser benéfico para as nossas vidas. Inclusive o sal.