Consumir menos sódio na alimentação é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso porque, em altas quantidades, ele pode causar diversos problemas relacionados à hipertensão arterial, entre outros.
O ideal então, é buscar por alternativas que sejam realmente eficazes mas que não deixem os alimentos sem sabor.
Descubra lendo este artigo, como consumir menos sódio e entender que não é somente o sal que traz sabor para a sua cozinha.
Por Que Devemos Consumir Menos Sódio (Sal)?
O sódio está presente principalmente no sal que utilizamos na cozinha. Parece um elemento inofensivo, mas quando consumido em excesso, pode trazer grandes prejuízos à saúde.
Entre os problemas mais comuns, causados pelo excesso de sódio, estão:
- Problemas renais
- Diabetes
- Inchaço
- Ganho de peso
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo de sal não ultrapasse 5 gramas por dia.
No entanto, estudos desenvolvidos pelo Ministério da Saúde mostram que os brasileiros consomem cerca de 12 gramas por dia. Mais do que o dobro do que é recomendado pela OMS.
Esse comportamento, coloca em risco a saúde dos brasileiros.
Além disso, ele não está presente somente no sal de cozinha, mas de forma invisível em diversos alimentos.
Então, a melhor forma de diminuir seu consumo é fazer um policiamento dos alimento que consumimos em nosso dia-a-dia.
O Sal Faz Mal?
Quando consumido em pequenas quantidades, o sal se torna um elemento importante para a nossa saúde. No entanto, quando os valores aumentam muito, eles podem colocar em risco a nossa vida.
Sendo assim, estas 5 dicas poderá ajudá-lo a ter uma alimentação mais saudável com menos sal.
1 – Faça A Leitura Dos Rótulos Dos Alimentos Antes De Comprar
Colocar as informações nutricionais dos alimentos no rótulo, é uma obrigação do fornecedor, assim como, é um direito do consumidor.
E se fazendo valer deste direito, e levando em consideração de que muitos alimentos levam altas quantidades de sal, é preciso que você aprenda a ler os rótulos.
Além disso, existem realmente alimentos que possuem maiores quantidades deste ingredientes. Entre essa lista podemos elencar:
- Sopas em pó
- Macarrão instantâneo
- Enlatados
- Embutidos
- Pães
- Molhos
- Caldos de carne
- Temperos prontos
Estes são apenas exemplos. A lista é bem mais extensa e você deve então criar o habito de ler todo e qualquer rótulo de alimento antes de compra-lo.
Essa medida, já vai fazer com que você elimine uma grande quantidade de alimentos que contém muito sal.
2- Compre Sempre Carnes Frescas
Para consumir menos sódio, você deve optar também por carnes frescas. Isso porque é muito difícil encontrar carnes pré-embaladas que contenham pouco sódio.
Em sua grande maioria, elas vão conter o elemento. O ideal então, é sempre optar por você mesmo fazer o preparo deste alimento, evitando assim, que ele também venha com outros temperos que elevem esta taxa.
Portanto, fique atento à esta informação.
3- Faça A Sua Própria Comida Para Consumir Menos Sódio
Engajado no preparo de suas próprias carnes, você também deve cozinhar outros alimentos. Ou seja, preparar a sua própria comida vai fazer com que você se livre do excesso de sal.
Assim, você irá sempre comer comida fresca, longe de conservas, o que, de modo geral, terá uma menor concentração de sal.
Além disso, poderá optar pela quantidade de sal que é colocada em seus alimentos. Sempre se lembrando de que, quantos menos, melhor.
Lembre-se de que tudo é uma questão de hábito. Muitas pessoas reclamam nos primeiros dias que a comida está sem sal. E, devido ao grande consumo, elas já estão acostumadas com isso.
Contudo, com o passar dos dias, você vai se habituando aos sabores, e perceberá que seu paladar ficará ainda mais aguçado.
Tudo é uma questão de paciência e adaptação.
4- Use Temperos Alternativos
Talvez, esta seja uma das dicas mais importantes de como consumir menos sódio.
Existem diversos temperos alternativos que você pode utilizar no lugar do sal. Dentre eles, a pimenta, o orégano, cheiro-verde, cebolinha, cebola e alho, que são os mais comuns na cozinha brasileira.
Veja algumas receitas simples:
Omelete
O tradicional omelete que leva sal, pode levar outros ingredientes que dão mais sabor à receita. Nesse caso, você poderá utilizar 1 pitada de pimenta calabresa e 2 pitadas de orégano, que além de manter o sabor do alimento, ainda dão um gosto muito bom à receita.
Bife Acebolado
No tempero do bife acebolado você poderá utilizar o suco de 1 limão, 1 colher de chá de vinagre, 1 alho picado, cebolas picadas em rodelas, 1 pitada de pimenta do reino e 2 colheres de cebolinha. Todos estes ingredientes ressaltarão o sabor da carne.
Molho De Tomate Natural
O molho de tomate natural também pode sobreviver sem a presença do sal, e ainda manter seu sabor. Para isso, refogue ½ cebola picada e 1 dente de alho picados no azeite. Acrescente o molho e adicione orégano, 2 folhas de louro, 1 colher de chá curry e 2 sementes de pimenta calabresa.
O sabor ficará inigualável.
5- Diminua Aos Poucos
Quem deseja fazer uma reeducação alimentar e obter bons resultados, quer fazer isso de forma rápida. Mas lembre-se de que são anos comendo sal e temperos prontos. E isso não dá para ser mudado de uma hora para outra.
Para começar, evite condimentos prontos, como catchup ou mostarda. Depois, elimine os temperos industrializados.
Vá para a compra de alimentos com base na leitura de rótulos, e somente então comece a preparar comidas sem sal.
Essa é uma forma de consumir menos sódio que vai sendo construída aos poucos, sem que você sofra muito com a transição.
Além disso, lembre-se de que de forma moderada, é possível consumi-lo sem maiores problemas. Afinal de contas, tudo que é feito em equilíbrio tende a ser benéfico para as nossas vidas. Inclusive o sal.