Fazer o controle da glicemia é um procedimento importante para quem é portador da diabetes. No entanto, mesmo pessoas saudáveis devem estar de olho nela. Isso porque além da doença em questão, quem possui altos níveis de glicemia no sangue tende a desenvolver outras doenças, como a obesidade.

Sendo assim, encontrar meios naturais de prevenção e tratamento se tornar uma ótima alternativa.

E nada melhor do que atividades físicas, nesse caso, elas tem o poder de fazer o controle de glicemia, além de trazerem outros benefícios à sua saúde. Nesse artigo, entenderá um pouco mais sobre o assunto. Tenha uma ótima leitura.

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O Que É Glicemia?

A glicemia consiste na concentração de glicose no plasma sanguíneo. Ou seja, quando ingerimos algum alimento, as taxas de glicose no organismo aumentam. E ao valor dessa concentração que damos o nome de glicemia.

Nesse sentido, é válido ressaltar que o aumento da glicemia no sangue está diretamente ligado ao consumo de carboidratos.

E o controle de glicemia é de suma importância para a saúde. Isso porque, em altas concentrações, ela tende a causar a doença metabólica chamada diabetes. No entanto, em baixas concentrações, ele causa a chamada hipoglicemia.

Em ambos os casos, o organismo sente os efeitos causando tonturas, desmaios, entre outros problemas.

Além disso, algumas pesquisas indicam que, mesmo em concentrações um pouco acima do recomendado, que é abaixo de 100 mg/ dl no sangue, isso pode causar riscos para a saúde cerebral.

De acordo com o periódico Neurology que realizou estudos nesse campo, apontou resultados preocupantes nessa área. Isso porque idosos que apresentavam valores de até 100 mg/dl de concentração de glicose no sangue, já tinham uma perda de 6 a 10% no volume cerebral.

O que isso quer dizer exatamente?

Quer dizer as chances desses idosos apresentarem doenças como Alzheimer e demência, aumentaram perigosamente.

Por isso, é de suma importância estar atenta em como anda a sua glicemia.

Controle de Glicemia, Por Onde Começar?

Antes de partimos para as atividades físicas que ajudam no controle da glicemia, é importante saber por onde começar.

Primeiramente, é de fundamental importância que você realize exames periódicos simples de sangue. Tais exames podem ser realizados 1 vez a cada 6 meses, ou 1 vez por ano, conforme recomendações médicas.

Dessa forma, o seu médico poderá avaliar os riscos de que você desenvolva doenças, como o diabetes;

Depois disso, é preciso seguir as seguintes dicas.

Alimente-se De Maneira Adequada

A alimentação de maneira adequada começa com ações simples. Por exemplo, você deve inserir em sua dieta alimentos como frutas, verduras, legumes, carnes, ovos, leite e derivados.

Além disso, deve evitar o consumo de frituras, embutidos, enlatados e processados. Isso porque além de altos valores glicêmicos, estes alimentos também possuem altas taxas de sódio, corantes, entre outros elementos prejudiciais à sua saúde.

Outro fator ao qual você deve sempre estar atenta, está relacionado aos horários em que você está fazendo suas refeições. O ideal é que você coma a cada 3 horas. Dessa forma, as taxas de glicemia do seu corpo acabam se mantendo estáveis.

Lembrando sempre que é importante, a cada refeição, inserir pelo menos um tipo de proteína no cardápio.

Mantenha-se Calmo Para Maior Controle Da Glicemia

Você pode estar se perguntando: “mas como assim?”.

O fato é que pessoas com altos níveis de estresse e ansiedade não conseguem se cuidar de forma adequada. Ademais, existem algumas evidências científicas que mostram que o estresse pode diminuir ou alterar de maneira drásticas os índices glicêmicos do organismo.

E nada melhor para curar o estresse do que a prática de atividade física regular uma vez que ela tem a capacidade de liberar hormônios que controlam tanto os índices glicêmicos, quanto aqueles que são capazes de gerar bem estar e alegria.

Portanto, chegou a hora de conhecer quais são as melhores atividades físicas para o controle da glicemia.

Atividades Físicas Que Ajudam No Controle de Glicemia

Caminhada

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A caminhada é um dos exercícios mais recomendados por especialistas de todas as áreas. Isso porque apenas 30 minutos dessa atividade quando são executados diariamente, são capazes de reduzir taxas de glicemia e colesterol do corpo.

Além disso, trabalha de forma conjunta o corpo todo, permitindo que haja mais circulação sanguínea e fortalecimento muscular.

Ela também é uma atividade que pode ser realizada tanto dentro, quanto fora da academia. Assim, ela se torna uma das melhores alternativas.

Musculação

A musculação também é uma ótima alternativa. Entretanto, aqueles que são portadores de diabetes devem tomar certos cuidados. É sempre importante lembra-se de alimentar-se corretamente antes e depois da atividade física para que a taxa de glicemia não aumente ou diminua demais;

O exercício também é uma alternativa pois ajuda no fortalecimento dos ossos, ganho de massa muscular e fortalecimento do corpo.

Outro fator que contribui muito, é o fato de que praticantes da atividade geralmente cuidam melhor de sua alimentação, consumindo um número maior de proteínas e reduzindo o consumo de carboidratos.

A musculação pode ser praticada até 3 vezes por semana de forma moderada por quem é portador de diabetes. Já aqueles que não são, devem observar o objetivo de seu treino.

Corrida

A corrida também é um exercício que tende a acelerar o metabolismo permitindo assim, o controle da glicemia.

Nesse sentido, podemos destacar ainda que ela se torna uma ótima alternativa levando em consideração a queima de gordura e o fortalecimento muscular.

Portadores de diabetes, no entanto, devem ter os mesmos cuidados recomendados para o exercício de musculação. Contudo, quando seguidas todas as orientações, a sensação de bem estar se torna ainda maior.

Yoga

Sabe-se que o estresse também é um fator que contribui para o aumento de glicemia no sangue. Sendo assim, atividades que ajudam a manter a mente e o corpo relaxados também são uma ótima alternativa.

Por isso, a Yoga também se apresenta como uma alternativa, levando em consideração de que sua prática permite o controle da mente e corpo. Além disso, ela também é uma ótima alternativa para o fortalecimento dos músculos.