Ter um corpo definido é o sonho de muitos frequentadores de academias e até mesmo de atletas. A busca pelo corpo perfeito aumenta cada dia. Dietas mirabolantes e exercícios mágicos aparecem em todos os lugares. Contudo, não há caminho fácil na hora de conquistar um corpo definido.

Muitas pessoas querem resultados, mas não estão dispostas a fazer o esforço necessário. É pouco provável que alguém que não pratica exercícios físicos de nenhuma natureza, ou que se alimenta de maneira errada tenha um corpo definido.

Conquistar Um Corpo Definido

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A maneira mais comum de se conquistar um corpo com maior definição é na academia, por meio da musculação. Ademais, a musculação vai além de moldar o seu corpo, há também diversos benefícios para nossa saúde.

Aliás, quando a musculação é associada a uma alimentação balanceada e saudável, ela pode ajudar, por exemplo, no emagrecimento, na prevenção de lesões musculares e ósseas, e ainda ajuda mulheres gestantes.

Além disso, a musculação pode prevenir doenças, como:

  • Osteoporose: A musculação estimula à produção de células ósseas, fixando o cálcio e aumentado a densidade dos ossos;
  • Hipertensão: A prática de exercícios faz com que na hora do repouso haja uma diminuição da pressão arterial;
  • Artrose: A musculação promove uma maior estabilidade das articulações, tendo assim menos desgastes nos ossos;
  • Diabetes: Durante a prática de atividades físicas há uma queima da glicose, porque a mesma é responsável por gerar energia ao corpo.

Nesses casos, a musculação trabalha como uma aliada do corpo. Tornando os músculos e ossos mais resistentes.  Desempenhando assim, o papel na prevenção de doenças.

Ademais, a musculação acelera o metabolismo do seu organismo, como consequência ela acelera a queima de gordura. Além disso, essa prática torna o coração e o pulmão em órgãos mais eficientes e resistentes porque requerem um grande esforço físico.

Como já dissemos a musculação trás benefícios até mesmo para mulheres grávidas, auxiliando na circulação sanguínea e linfática. A partir disso, essa prática auxilia na redução do inchaço das pernas e pés durante a gestação. Além de reduzir as dores na coluna e membros inferiores do corpo.

Ademais, os idosos também podem se beneficiar da musculação.

Em alguns casos, a prática desse tipo de exercício pode até substituir remédios. Alguns dos benefícios são: Fortalecimento muscular, prevenção da hipertensão, diabetes e artrose, melhora a circulação sanguínea e linfática, além de diminuir a pressão nas articulações.

Além disso, há uma melhora na autoestima do idoso.

Benefícios da Musculação

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  • Acelera O Metabolismo

A musculação acelera o metabolismo a ponto de que mesmo durante o tempo em que estamos parados há a queima de tecido adiposo. Com isso, praticar musculação aumenta a queima de gordura do corpo, fazendo com que seu organismo fique mais eficiente nos primeiros dias.

  • Deixa O Corpo Mais Jovem

A partir dos 30 anos homens e mulheres começam a perder rapidamente massa muscular. Aliás, esse processo costuma causar perda de equilíbrio e diminui a coordenação motora. Ademais, a musculação traz benefícios físicos e estéticos ao corpo.

Para obter esses benefícios é necessário fazer aulas de musculação pelo menos quatro vezes por semana. Além disso, a prática constante de musculação impede o acúmulo de gordura fazendo com que o corpo não envelheça tanto.

  • Perda De Gordura E Ganho De Músculos

Como já vimos, a musculação acelera a queima de gordura corporal, aumentando a circulação. Além disso, ela impede a retenção de líquidos. No início é comum o iniciante notar um ganho no peso, contudo a partir da quarta semana ele verá que os músculos estarão mais aparentes.

Isso ocorre porque aumenta a circulação sanguínea nos músculos e com isso há o aumento da massa muscular. Ademais, as fissuras responsáveis pela hipertrofia também podem ocorrer nas primeiras semanas.

  • Protege Os Ossos

Os músculos servem como proteção aos ossos do nosso corpo. Então quando a musculatura está firme e tonificada há menos chances de fraturas ou rupturas ósseas. Aliás, as chances de osteoporose e artrose também diminuem significativamente. Visto que durante exercícios intensos os nossos ossos absorvem cálcio.

  • Coração Mais Forte

Como já vimos, durante exercícios intensos o nosso pulmão e o nosso coração trabalham mais rápido. Sendo assim, a musculação protege o nosso corpo de doenças cardiovasculares, e ainda combate o colesterol. Deixando o coração mais saudável e ativo.

  • Aumenta A Flexibilidade

De acordo com estudo apresentado na Associação Americana para a Medicina do Esporte, os movimentos de contração muscular aumentam a flexibilidade. Aliás, foram comparados no estudo os efeitos dos alongamentos e da musculação para a flexibilidade dos músculos.

A pesquisa foi realizada com um grupo de 25 pessoas, divididos em dois grupos. Onde ambos os grupos que fizeram a musculação tanto quanto o grupo que fez alongamento tiveram aumento na flexibilidade.

  • Ajuda A Fazer Amigos

Se encontrar com pessoas. Em um mundo onde tudo é virtual, às vezes se desconectar pode trazer diversas possibilidades, como conhecer pessoas e fazer amigos. Na academia grande parte das pessoas têm objetivos semelhantes, logo, fica mais fácil à troca de ideias e experiências.

Dicas De Como Ter Um Corpo Definido

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Seguem cinco dicas que vão te ajudar a conseguir o corpo definido que você está buscando.

  • Cuide Da Sua Alimentação

Muito dos resultados que você irá conseguir da prática regular de atividades físicas vem diretamente do que você está comendo. Independente do seu objetivo é importante priorizar uma alimentação saudável, rica em proteínas e fibras.

Ademais, pular refeições também não é recomendado.

A musculação é um exercício de alta intensidade, logo ficar sem se alimentar pode causar o efeito inverso ao de queimar o estoque de gordura.

Ficar longos períodos sem se alimentar, ou se alimentar de maneira incorreta pode fazer com que seu corpo armazene mais gordura para poupar energia porque ele não sabe a próxima vez que o individuo irá se alimentar.

  • Treinamento

Como já vimos, é mais comum à conquista de um corpo definido por meio da musculação. Então procure um profissional para te indicar o melhor treino para conseguir alcançar o corpo que tanto deseja.

  • Descanso

Após exercícios de alta intensidade o seu corpo precisa de um tempo de descanso, porque é nesse momento que os músculos são reconstruídos. Aliás, é quando ocorre a hipertrofia.

  • Tomar água

Em primeiro lugar, a água é importante para todas as pessoas, assim como uma alimentação balanceada. Contudo, para se obter bons resultados na definição do corpo, é necessário o consumo de grande quantidade de água.

  • Regularidade

Ter regularidade nas suas ações diárias é essencial para o bom funcionamento do organismo. A regularidade das alimentações, a regularidade dos treinos, tudo isso irá te auxiliar a manter hábitos mais saudáveis.

Aliás, te ajudará a conquistar um corpo definido.

Conclusão – Conquistar Um Corpo Definido

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Podemos concluir que um corpo definido requer muito mais do que alguns dias na academia.

Além disso, as mudanças no corpo só irão ocorrer se outros fatores da sua vida estiverem em ordem, como por exemplo, o sono, a alimentação, a ingestão de água, dentre outros.

Procure um profissional capacitado para te auxiliar nos treinos, assim você conseguirá melhores resultados em menos tempo.

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