O corpo definido é ter músculos e baixo percentual de gordura corporal, esse é o objetivo de muitos homens e muitas mulheres. Mas para alcançar isso, é necessária muita dedicação e persistência, pois não é um resultado fácil e rápido.

Definir o corpo requer estratégia e deve respeitar cada organismo, pois cada um tem uma necessidade e responde diferente aos processos. Alguns conseguem resultados mais rápidos, outros mais demorados, os metabolismos são diferentes. Por isso é importante conhecer seu próprio corpo e também buscar ajuda profissional para conhecê-lo melhor.

O equilíbrio é fundamental para se chegar num objetivo de ter um corpo ideal e há algumas coisas a serem consideradas além dos exercícios físicos.

Veja As Dicas Para Manter O Corpo Definido

Alimentação:

É fundamental ter uma dieta saudável que auxilie nos resultados dos exercícios físicos praticados. Alimentação rica em vegetais, proteínas, gorduras boas, excluindo carboidratos refinados, açucares e gorduras saturadas, garantem maior rendimento e um corpo definido.

Sono e Descanso:

Dormir 8 horas por dia tem sido um desafio cada vez maior para quem vive numa sociedade tão corrida quanto à nossa. Mas o sono e o descanso são essenciais para equilíbrio do nosso corpo e mente. Além de manter o corpo definido.

Colocando todos esses pilares em ação, você pode ter um melhor rendimento no esporte e assim alcançar seu objetivo.

Os Benefícios Do Esporte

– Fortalecimento muscular, das estruturas ósseas e articulações;

– Prevenção de doenças inflamatórias e cardíacas;

– Liberação de hormônios de bem-estar, prazer;

– Regularização de peso.

E para que você alcance o shape que deseja, o ideal é escolher a atividade que mais lhe traga prazer e te leve a melhorar cada dia mais.

Listamos alguns dos melhores esportes que lhe ajudam a manter o corpo definido:

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CORRIDA – uma das melhores atividades aeróbicas, a corrida, estimula muito os músculos das pernas. É um dos esportes mais antigos do mundo e comprovadamente traz benefícios para melhora do sono, ansiedade e tensão.

Você pode correr ao ar livre, numa pista de atletismo, na academia, na praia… Você escolhe onde correr! É um esporte que te dá um ótimo condicionamento cardiovascular. Em uma hora de corrida é possível queimar até 600 kcal e ter o corpo dos sonhos.

CICLISMO – a bicicleta movimenta muitos músculos do corpo e ajuda na definição do corpo.  Apesar de intenso, é um esporte que gera pouco impacto nos ossos e nas articulações. Alivia o estresse e a tensão, melhora a circulação, ainda ajuda a emagrecer.

Geralmente é um esporte ao ar livre, mas também é possível fazer o Spinning em academias que simulam praticas do ciclismo.  É possível gastar mais de 300 calorias por hora e atingir o o shape que deseja.

NATAÇÃO E HIDROGINÁSTICA – aconselhada para qualquer idade e qualquer pessoa, esses esportes aquáticos mexem com todo o corpo. São chamados de exercícios completos, auxiliam no controle da respiração, trabalham a parte muscular e aeróbica e trazem a definição, além de ser uma atividade muito relaxante.

TÊNIS – o tênis também é visto como um esporte completo, que trabalha muito os braços, tronco e pernas. Traz equilíbrio, melhora o reflexo, dá agilidade, além de um ótimo condicionamento físico. O tênis é também um dos esportes que mais queimam calorias: até 540kcal por hora.

LUTAS – As lutas sempre foram atividades que deixam o corpo mais definido, além de trabalhar também a mente e estão cada dia mais procuradas. São várias modalidades, cada uma com um objetivo e particularidades. Dentre as mais famosas hoje estão:

Muay Tay – é uma arte marcial voltada para defesa pessoal e com movimentos brutos  como cotoveladas, chutes, joelhadas e socos. Essa luta melhora o condicionamento físico, acelera o metabolismo, traz equilíbrio, flexibilidade e tem gasto calórico muito elevado.

Boxe – o boxe trabalha muito as partes superiores, como braços, costas, abdômen. Mas também trabalha todas as partes do corpo devido os movimentos que são intensos e constantes. Essa luta exige muita agilidade e reflexo.

MMA – é a mistura de sete modalidades de luta: jiu-jitsu, muay thai, judô, wrestling, karatê, boxe e capoeira. Diferente do vale-tudo o MMA tem regras que garantem a integridade do atleta. Por ter várias modalidades de luta há movimentos em todo o corpo, em todos os membros.

Essa luta traz muito equilíbrio, flexibilidade, além de alto emagrecimento e definição do corpo. Uma aula pode chegar a ter um gasto calórico acima de 1000kcal e atingir a definição.

As lutas em geral são como máquinas de queimar calorias. São ótimas para deixar o corpo esculpido, além de trabalhar muito com o equilíbrio também da mente.

CROSSFIT – é um tipo de treinamento que exige o máximo do corpo, é um treinamento bastante intenso. Pra se ter uma ideia são exercícios feitos por militares. É aconselhado praticar essa modalidade com um acompanhamento profissional para evitar lesões.

FUTEBOL – tirando a posição de goleiro, que tem um ritmo menos intenso no jogo, as demais posições correm mais por todo o campo. Também vai depender muito do tipo de campo em que se joga, mas no geral é possível queimar até 300 calorias a cada 30 minutos de jogo.

MUSCULAÇÃO – não há nenhum esporte que se consolide se não houver a musculação. Apesar de muito rejeitada, é ela quem consolida a um corpo definido.

Com a musculação há gasto calórico, aceleração do metabolismo ganho de massa magra, pois o levantamento de cargas em repetição traz o aperfeiçoamento dos músculos.

A musculação melhora o condicionamento físico, diminui a gordura corporal, melhora a postura, aumenta a densidade óssea, e diminui riscos de doenças como o diabetes.

Antes de iniciar a prática de um esporte é essencial consultar um médico, fazer exames e certificar que está apto a iniciar as atividades.

Seja qual for a modalidade escolhida, é importante fazer o aquecimento para evitar lesões e, ao terminar fazer alongamento dos músculos. É fundamental também ter consciência da intensidade ao iniciar um esporte.

O ideal é começar mais leve e ir aumentando gradativamente o treino, respeitando o corpo e a mente. Com todos esses fatores, equilibrados, com certeza alcançará o corpo definido que sempre sonhou.