Crianças tem muita energia, isso todo pai sabe muito bem. Elas conseguem correr e brincar o dia todo e inda ter energia para a noite. Assim, os pais estão sempre procurando maneiras de fazer os filhos gastarem essa energia. Colocar crianças na academia é o meio que vários pais encontraram.

Sim, essa maneira não é muito comum, e nem tão bem-vista pela maioria das pessoas. No entanto, as crianças podem muito bem frequentar uma academia. Pode não ser muito obvio, mas uma criança faz inúmeros exercícios físicos mesmo sem estar na academia. Seja correndo, andando de bicicleta etc.

Então, a diferença é que o ambiente onde a criança se encontra irá mudar. Saindo do ambiente de crianças, para um ambiente de adultos. Mas enfim, para esclarecermos esse assunto, iremos citar alguns dos benefícios e malefícios de colocar crianças na academia.

crianças-na-academia

Primeiramente, iremos citar benefícios. Mas temos que lembrar que praticar exercício físico é bom em qualquer idade. Não importa se é velho ou novo demais, exercícios físicos irão trazer saúde, bem-estar e felicidade.

Então, os benefícios irão ocupar uma parte maior deste artigo. Afinal, colocar uma criança para fazer musculação é uma ótima escolha. Mas até agora, não é uma prática comum.

Benefícios De Criança Na Academia

Outro ponto para ser reforçado é que colocar crianças na academia pode ou não ser uma questão estética. Por exemplo, algumas crianças precisam perder peso outras precisam ganhar músculos. Os objetivos podem ser muito variados, mas a prática de exercício físico é um ponto comum.

Enfim, vamos começar a citar os benefícios de matricular seu(s) filho(s) em uma academia.

crianças-na-academia

Melhora O Corpo

Assim como em adultos e idosos, exercícios físicos fortalecem o nosso corpo e vários órgão. Por exemplo, o desempenho do coração melhora quando é regularmente desafiado pelo exercício. Afinal, o coração responde ao exercício, tornando-se mais forte e mais eficiente.

Como sabemos, melhorar o músculo cardíaco pode ajudar a evitar doenças cardíacas. E isso é benéfico mesmo na primeira infância. Afinal, várias crianças tem problemas, e outras tem tendências a desenvolverem doenças…

A capacidade pulmonar também é melhorada se colocar uma criança para praticar exercícios físicos. Também ajuda a evitar o declínio na ingestão de oxigênio. Este é um problema que ocorre naturalmente com a idade ou como resultado da inatividade.

E para citar um último exemplo, os músculos ficam mais fortes. Afinal, eles se desenvolvem sempre quando são estressados fisicamente. E como bônus, os ossos também respondem ficando mais fortes.

Os adultos começam a perder massa óssea na casa dos 20 anos. Já aqueles que se começaram a se exercitar regularmente atingem uma maior densidade óssea máxima antes de começar a perda.

Só para esclarecer, o aumento da densidade óssea ajuda a prevenir a osteoporose. Osteoporose é uma condição na qual os ossos perdem densidade, enfraquecem e se tornam porosos e frágeis. Então, se preparar desde cedo é uma ótima maneira. Afinal, prevenir é melhor do que remediar.

crianças-na-academia

Combate Doenças

Assim como ajudar a melhorar o corpo, exercícios ajudam a combater e regular doenças. Sejam elas crônicas ou não, praticar exercícios físicos previne muitas doenças, ou ajudam a amenizar os efeitos.

Para citar alguns exemplos, iremos começar com a redução da quantidade de colesterol e gorduras nocivas no sangue.

Aumenta a flexibilidade das paredes dos vasos sanguíneos e ajuda a baixar a pressão sanguínea. Isso pode reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame de uma pessoa. E sim, crianças podem sim sofrer com doenças como hipertensão, ou sofrer um ataque cardíaco.

Continuando, os exercícios ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue… Ele impede que o açúcar se acumule no sangue. Isso acontece por que os exercícios ativam os músculos para absorver mais glicose da corrente sanguínea e usá-la como energia.

Para crianças com diabetes ou índices de glicose alta, isso é um dos melhores benefícios do exercício físico.

Controle De Peso

Enfim, agora iremos falar de uma das maiores causas de colocar crianças na academia: O Peso. Seja por ser acima do peso ou por ser muito abaixo do peso, a academia irá ajudar. Ser abaixo do peso não é tão ruim na infância, mas é uma questão importante para os garotos.

No entanto, como sabemos, estar acima do peso é ruim em qualquer idade. Principalmente para crianças que são mais suscetíveis a sofre Bullying. Nesse caso, é de extrema importância para a criança resolver este problema.

Afinal, o bullying é algo extremamente difícil de evitar. Além de ser a causa para inúmeros quadros de vida ruins. Seja com doenças como depressão ou neurose. Então, é sempre bom ajudar a criança ou adolescente no que for possível.

A prática de exercícios físicos na academia é uma das soluções ideais para essa situação.

Malefícios De Criança Na Academia

Os malefícios de colocar crianças na academia são poucos. Mas existem, e estão relacionados principalmente à:

  • Lesões por falta de cuidado
  • Exposição a ambiente inadequado
  • Isolamento social na mesma faixa etária
  • Irregularidade no corpo por mal-uso dos equipamentos

Enfim, na questão das lesões, elas podem ser causadas por exercício excessivo. E isso é muito fácil de ocorrer, principalmente se o adulto for descuidado na observação.

Praticar uma corrida muito longa pode danificar as placas de crescimento epifisárias nos ossos das pernas de crianças em crescimento. Mas não existem fatos que apontam evidências sobre esse fato. Então, é mais uma especulação do que uma certeza.

Além disso, crianças pré-pubescentes correm um risco maior de ferimentos causados ​​pelo calor enquanto se exercitam em ambientes quentes. Isso ocorre por causa dos hormônios que começam a ser produzidos nesse período.

Afinal, o corpo irá produzir menores taxas de sudorese e taxas mais baixas de produção de suor por glândulas sudoríparas. E as crianças pré-pubescentes dependem muito do aumento da circulação da pele para controlar a temperatura corporal.

Assim, o quadro pode evoluir para uma diminuição da circulação central como resultado da desidratação.

Enfim, estes foram alguns dos benefícios e malefícios de colocar crianças na academia. Claro, estes foram apenas alguns exemplos, existem muitos outros benefícios e malefícios. Mas apenas estes podem te oferecer uma boa noção.