Em busca de como definir o abdômen? Chegou ao lugar certo. Muitas pessoas sonham com definir o abdômen desde muito tempo. Afinal, ter a barriga toda definida e livre de qualquer sinal de gordura ou excesso de peso é uma tarefa árdua e requer muito tempo e dedicação.

Vale lembrar que, segundo especialistas, para tonificar o abdômen, é bom conciliar exercícios de fortalecimento com sessões de treinamentos aeróbios, pois isso ajuda a reduzir o percentual de gordura.

Conquistar o sonho de definir o abdômen pode não ser uma tarefa fácil. Mas com algumas dicas infalíveis tudo fica mais fácil. Confira.

Trabalhe Os Músculos Profundos

Vale também investir em exercícios focados para a musculatura mais profunda da região central do corpo e próxima da coluna, já que eles fortalecem o core e dão suporte estrutural para o nosso corpo.

Quase todos os movimentos cotidianos que realizamos dependem destes músculos. Eles estabilizam o tronco e a pelve, permitindo o movimento adequado dos membros superiores e inferiores.

Ter o coração fortalecido é essencial para a obtenção de um abdômen definido, além de um corpo flexível e saudável.

Faça Pilates Ou Yoga

Nem só pela musculação se conquista um abdômen perfeito. Aulas de Yoga trabalham a respiração e o fortalecimento dos músculos abdominais.

O pilates também pode ser uma boa alternativa. Pilates proporciona uma correta respiração, ajuda a estabilizar o centro de equilíbrio, melhora sua postura e ainda trabalha os músculos superficiais do abdômen, favorecendo sua definição.

Faça Abdominais

As abdominais podem não queimar gordura como muitos já sabem, mas ela tem um papel importante quando se trata na definição dos músculos do abdômen.

Por essa razão, foque naqueles exercícios que trabalham com todo o músculo do reto abdominal. Pois é ele quem proporciona a famosa divisão dos tanquinhos que o famoso abdômen trincado oferece.

Mas não se limite a isso, realize também exercícios para tonificar os músculos mais profundos da região. Alguns dos principais exercícios são:

  • Abdominal Supra
  • Abdominal Infra
  • Pranchas Vetral e Lateral
  • Abdominal Lateral
  • Abdominal Quadrado

Evite O Estresse

Começamos a ganhar peso na nossa barriga quando os nossos níveis de cortisol aumentam. Vale ressaltar que este é um hormônio de armazenamento de gordura que é liberado pelo organismo em resposta ao estresse.

Apesar de ser um hormônio necessário e com papel importante, ele aumenta o apetite, gera ansiedade pelo açúcar, resulta em ganho de peso, em geral, e aumenta a gordura da barriga em indivíduos estressados.

Assim, combater o estresse pode gerar resultados satisfatórios.

Corte Açúcar, Fritura E Álcool

Cortar o açúcar e a fritura pode ser uma das iniciativas mais importantes para uma alimentação mais saudável. Considerados os grandes vilões da rotina alimentar, a retirada do açúcar no café e daquela batatinha frita pode melhorar muita a rotina alimentar.

Além disso, o corte da cervejinha depois do expediente também pode contribuir para que você alcance o abdômen que sempre quis.

Faça Treinos HIIT

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Sessões curtas, com exercícios feitos na mais alta intensidade possível. Esse é o princípio do treino HIIT (High-intensity interval training ou treinamento intervalado de alta intensidade).

Altamente eficaz e com resultados comprovados de emagrecimento e queima de gordura, esse treino é ideal para quem quer ficar com o shape em forma em pouco tempo.

Tenha Uma Boa Noite De Sono

Se você quer trabalhar até tarde da noite, pense novamente. Quando seus biorritmos estão fora de controle, você acaba comendo mais.  Quando você está cansado, aumenta a sua produção de grelina, o que desencadeia desejos por açúcar e outros alimentos de construção de gordura.

Perder o sono também pode alterar a sua produção de hormônios, afetando seus níveis de cortisol que causam sensibilidade à insulina, razões principais para a gordura da barriga!

Obter cerca de 7 horas de sono por noite é uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu corpo, em especial para saber como definir o abdômen rápido.

Melhore Sua Postura

Já parou para observar como anda sua postura? Tente ajustar a coluna, coloque os ombros no lugar e contrai o abdômen. O que acontece? Instantaneamente você parece mais magro.

Lembre-se a postura correta contribui muito para um abdômen menos aparente. Não esquece a de fazer exercícios específicos para as costas – são elas que “seguram” seu abdômen, e ajudarão a manter os ombros para baixo e para trás.

Faça Exercícios De Oblíquo Lateral

O exercício também é realizado no chão, deitando-se de barriga para cima, com os joelhos flexionados e posicionados ambos para um dos lados, realize a flexão de coluna e retorne à posição inicial. Ao terminar a série de um lado repita a mesma para o outro.

Evite Os Líquidos Durante As Refeições

Não, essa não é uma lenda urbana. O hábito de beber (mesmo água) durante as refeições faz com que o conteúdo ácido do estômago seja diluído, causando um atraso na digestão.

Outro fator é que o alto volume gástrico causado pelo consumo do líquido dilata o estômago, causando mais inchaço estomacal.

Se Mantenha Sempre Hidratado

Não importa se o seu maior desejo é perder as gordurinhas da barriga, emagrecer ou, simplesmente, ser mais saudável, é fundamental manter-se bem hidratado.

A água permite ainda que você se mantenha mais saciado. Estudos mostram que beber água antes das refeições, por exemplo, ajuda a emagrecer já que ela distende o estômago, aumentando a sensação de saciedade e diminuindo a fome.

Além disso, a água gelada antes das refeições faz o corpo trabalhar mais e ajuda ainda a queimar mais calorias.

Consuma Mais Fibras

Incluir mais fibras nas suas refeições é um dos segredos de como definir o abdômen. Isso porque esse nutriente oferece uma sensação de saciedade maior, além de melhorar o funcionamento do intestino, reduzindo a ocorrência de estufamentos e inchaço nessa região.

Pesquisas comprovam que o consumo diário de mais de 10 gramas de fibras, auxiliam na perda de 1 centímetro da circunferência abdominal, sem a necessidade de realização de dietas ou exercícios.

Os especialistas acreditam que a principal razão desse efeito, deve-se ao fato de que pessoas que consomem mais fibras, tendem a ingerir menos alimentos calóricos.

Associe Dieta Com Exercício

As pessoas que controlam a sua ingestão de calorias e fazem exercício regularmente perdem mais gordura da barriga do que as pessoas que só fazem dieta, de acordo com pesquisa da Universidade de Wake Forest.

Lembre-se que o corte excessivo de calorias retarda o metabolismo, enquanto o exercício aumenta o metabolismo. Ambos ajudam a perder peso, mas apenas o exercício vai aumentar o seu metabolismo no processo, ajudando você a queimar mais gordura da barriga.