Tensão pré-menstrual. Mais conhecida como TPM, ela ocorre no período que antecede a menstruação. E com ela, existem vários sintomas que acabam incomodando muitas mulheres. Um deles, é o inchaço na região abdominal. Dessa forma, é preciso encontrar um meio para desinchar a barriga na TPM.

E algumas dicas e receitinhas podem ajudá-la a atravessar esse período da forma mais tranquila possível. E também, vão fazer com que você se sinta mais leve, com menos dor e outros sintomas que ocorrem nesse período.

E se você deseja saber mais sobre o assunto, está no lugar certo. Veja agora as principais dicas para desinchar a barriga na TPM.

Por Que As Mulheres Incham Na TPM?

No período pré-menstrual o organismo da mulher passa por uma série de transformações. Primeiro, ele prepara o corpo da mulher para receber um óvulo fecundado, e quando isso não acontece, ele entra no processo de “ descarte” daquele óvulo por meio da menstruação.

Então você pode imaginar a séria de transformações hormonais que a mulher passa neste período.

Assim, muitas podem sentir fortes dores de cabeça, náuseas, tonturas, cólicas, terem espinhas e ficarem mais inchadas.

Contudo, estes sintomas tendem a passar quando a mulher chega a menstruar.

Mas a verdade, é que ninguém está disposta a passar por isso não é mesmo?

Então, aqui vão algumas dicas que ajudarão a você passar por esse momento mais leve (literalmente).

Dica nº 1 – Beba Bastante Água

Durante nosso dia-a-dia, sofremos uma série de eventos que produzem toxinas ao nosso corpo, como má alimentação, poluição e estresse.

E quando as mulheres passa por um período menstrual, essas toxinas tendem a acumular muito mais no corpo.

Essa, é uma das causas do inchaço. Por isso, o ideal é que você beba bastante água, uma vez que ela tem o poder de eliminar todas estas toxinas.

A quantidade recomendada, é de 3 litros por dia. Esta atitude não só fará com que você elimine toxinas, mas que também fique mais hidratada, com pele, unha e cabelos mais bonitos.

Dica nº 2 – Invista No Chá De Hibisco

Que os chás tem propriedades que auxiliam na prevenção de doenças e na qualidade de vida, você já deve saber. Mas você sabia que existem alguns chás que podem ajudá-la na missão de desinchar a barriga?

Pois o chá de hibisco é um deles. Além de possui propriedades diuréticas, ele também ajudará no fortalecimento dos ossos, pois contém cálcio.

Ele também é fonte de vitaminas que ajudam a combater radicais livres. Dessa forma, você além de desinchada, ficará ainda mais bonita.

Dica nº 3 – Evite Tomar Leite

O leite é um ótimo alimento, mas em se tratando de período menstrual, ele pode ser um grande inimigo.

Isso porque ele é um alimento produtor de gás. Dessa forma, ao consumi-lo, você se sentirá ainda mais inchada, tanto pelo período em que se encontra, quanto pelas propriedades deste alimento.

Dica nº 4 – Vamos Parar Com O Sal?

Ah… o sal?

Que delícia uma comidinha mais salgada, não é mesmo?

Mas saiba que o sódio contido nele faz com que você retenha mais líquido e em consequência você se sente mais inchada.

O ideal é que você evite alimentos com muito sal até mesmo quando não estiver no período menstrual. Pois além de inchado, ele também tende a elevar a pressão arterial, sendo responsável por doenças cardíacas.

Invista em outros tipos de temperos, como pimentas, limão, salsa, entre outros. Evite também alimentos enlatados e pré-prontos, uma vez que eles possuem uma alta quantidade de conservantes, que também são prejudiciais à saúde.

Dica nº 5 – Refrigerante? Nem Pensar…

Na verdade, o ideal é que você elimine o refrigerante de uma vez por todas da sua vida.

Mas se você é uma daquelas fãs incontroláveis do produto, você pode deixar de consumi-lo, pelo menos, no período menstrual.

Além dele, você deve também ficar longe de outras bebidas gaseificadas, como água com gás, por exemplo.

Isso porque, estas bebidas causarão gases que, consequentemente te deixarão mais inchada.

Dica nº 6 – Faça Drenagem Linfática

A drenagem linfática é um tipo de massagem que tem como foco principal estimular o sistema linfático. E é este sistema que comanda os fluídos do corpo. Sendo assim, ao trabalha-lo de forma adequada, a redução do inchaço bem como, da celulite, são visíveis.

O ideal é que você faça a massagem de 1 a 2 vezes por semana com um profissional responsável.

Logo nos primeiros dias você vai notar a diferença e ver como é possível desinchar a barriga na TPM.

Vale à pena investir para ficar mais bonita.

Dica nº 8 – Evite Bebidas Alcoólicas Neste Período

As bebidas alcoólicas também fazem com que o organismo retenha mais líquido. Tudo isso porque o álcool tende a desidratar o organismo.

“Mas cerveja é diurética, pode?”

A cerveja é diurética mas também possui álcool. Sendo assim, quando você toma cerveja, seu organismo libera líquido de uma forma mais rápida, e isso faz com que você fique desidratada.

Portanto, a cerveja não é recomendada.

Mas se você gosta muito de tomar alguma coisa, no fim de semana ou em uma reunião, opte pelo vinho (que deve ser consumido de forma moderada).

Isso porque, além de propriedades antioxidantes, para o sistema circulatório entro outros benefícios, ele também ajuda a regular o funcionamento do intestino, uma vez que a uva tem uma alta concentração de fibras;

Dica nº 9- Coma Mais Fibras

E por falar em fibras, elas também vão ajudar a desinchar a barriga. É natural que no período menstrual algumas mulheres sofram com prisão de ventre, que também causa o inchaço.

Dessa forma, ao comer mais fibras, isso ajudará o seu intestino a funcionar melhor. O que também ajudará a reduzir o inchaço.

Dica nº 10 – Evite Comer Açúcar

É aqui que muitas mulheres vão se descabelar, tendo em vista que nesse período a vontade de comer doces aumenta.

Mas existe um bom motivo para que você pare de consumi-lo. O açúcar possui uma ação inflamatória, o que te deixa mais inchada.

Por isso, evita-lo é tão importante para que você possa desinchar a barriga na TPM.