Emagrecer não é uma coisa simples, requer paciência e muita dedicação, porém optar por uma dieta flexível pode ser o primeiro passo para conquistar o corpo que você deseja.

No entanto, muitas pessoas não sabem como equilibrar uma vida saudável sem abrir mão de alguns prazeres, como sair com os amigos para o happy hour, por exemplo.

E se você está em busca de uma dieta flexível fique de olho nestas dicas que trouxemos para você.

Dieta Flexível: Como Criar Uma Dieta Simples E Fácil De Manter

1 – Realize Um Planejamento

Planejamento. Esta é uma palavra muito utilizada em Administração, mas que também é fundamental para qualquer área de sua vida, inclusive quando se deseja manter uma dieta mais fácil.

Sendo assim, é preciso que você planeje tudo: seus horários de alimentação, os dias da semana em que vai comer algo que lhe agrade, rotina de exercícios… Enfim, você precisa definir em seu planejamento como levar uma vida saudável.

É claro que existirão dias que serão exceções à regra, porém é importante que você se mantenha focado se deseja emagrecer, mas também manter um programa alimentar mais flexível.

2- Beba Mais Água

A ingestão de água é fundamental para que você consiga perder peso.  A água é responsável pela eliminação de toxinas do seu corpo e redução do inchaço. O ideal é que você beba de 2 a 3 litros de água por dia.

Para isso você também pode utilizar a seu favor aplicativos que façam com que você se lembre de tomar água.

Outra dica importante é carregar sempre consigo uma garrafinha d’água pois assim sempre que sentir necessidade, você pode ingerir o líquido.

3 – Consuma Mais Proteínas

Quer se manter em uma dieta flexível? Acrescente mais proteínas em sua alimentação. O ideal é que você consiga inserir proteínas em todas as suas alimentações desde o café da manhã até o jantar.

As proteínas são responsáveis pela construção muscular sendo que quanto maior for a quantidade de músculos, maior é o gasto de calorias.

Nessa lista você poderá então incluir ovos, leite, carne branca, vermelha, peixes e leguminosas que são ótimas fontes de proteínas.

4- Reduza O Consumo De Carboidratos

A redução do consumo de carboidratos também é importante para manter uma dieta ajustável. Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia e quando são reduzidos o corpo então tenta buscar nas reservas de gordura a energia necessária para a manutenção dos órgãos.

5- Invista Nos Chás

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Os chás também são importantes para uma dieta fácil de manter. Isso porque a depender do tipo de chá, ele possui propriedades metabólicas, bem como, desinflamatórios, o que facilita o emagrecimento.

Os chás também tem poder de eliminar as toxinas do corpo e podem ser utilizados como um recurso para aqueles dias em que você acaba comendo algo muito calórico.

6 – Pratique Exercícios Regularmente

Se você deseja manter este tipo de dieta você deverá então praticar exercícios. A prática regular de atividades físicas provoca a queima de calorias possibilitando o emagrecimento.

E existem muitas atividades que você pode praticar desde pequenas caminhadas até musculação. Cada tipo de atividade física permite um tipo de gasto calórico que pode ou não ser elevado.

Mas o importante é que você não deixe de praticar exercícios físicos.

7- Evite Comer Muitos Doces

A ingestão excessiva de doces pode prejudicar sua dieta. Você não está proibido de comer doces, mas o ideal é que em seu planejamento você defina os dias que poderá comer doces, contudo, não abuse.

E não é preciso nem falar o motivo, os doces aumentam os níveis de glicose no sangue, proporcionam o aumento de gordura corporal além de não possuírem nenhum tipo de nutrientes bons para o organismo.

8- Evite Pães E Massas

O consumo de farinha branca é um dos elementos que prejudicam a sua dieta, pois também aumentam os níveis de glicose no sangue. Para manter uma dieta mais fácil de fazer, o ideal é que você opte por massas integrais pois possuem um número maior de nutrientes e reduzem os números de glicose no sangue.

9- Evite Frituras

As frituras também são as vilãs de uma dieta flexível. É preciso lembrar que apesar de ser flexível, você ainda está de dieta, então não se escore na flexibilidade da dieta para poder comer de forma desregrada.

Ao serem fritados os alimentos possuem um número maior de gorduras que são prejudiciais ao organismo além de apresentarem características inflamatórias. Além disso, quando as gorduras são consumidas em exagero, elas tendem a aumentar a pressão arterial.

Mais uma vez se faz o importante o planejamento para que você possa definir os dias do mês em que se dará ao luxo de comer uma batata ou frango frito.

10- Diga NÃO Aos Fast Foods

Uma dieta flexível não aceita fast foods. Isso porque são comidas pobres em nutrientes e que só trazem malefícios à sua saúde. Mas se você realmente for fã deste tipo de comida o ideal é que a consuma apenas uma vez ao mês evitando o acúmulo de gorduras indesejadas no seu corpo.

11- Reduza O Consumo De Álcool

Se você é aquele tipo de pessoa que bebe 4 vezes na semana mesmo estando em uma dieta mais flexível é preciso parar. A bebida alcoólica aumenta os níveis de glicose no sangue além de ser muito calórica. Por exemplo, uma lata contendo 500 ml de cerveja equivale ao consumo de 1 pão francês.

Agora imagine quantos pães você tem ingerido. Porém isso não quer dizer que você deva erradicar a bebida de sua vida, afinal de contas, somos humanos e precisamos de momentos de prazer onde a bebida está inclusa. O ideal então é consumi-la dentro do que foi planejado.

Mas não vale deixar de consumir a bebida durante a semana e consumir o dobro no final de semana pois isso daria exatamente no mesmo consumo.

12 – Cuidado Com Os Fins De Semana

Manter uma dieta flexível significa que mesmo aos finais de semana você deverá que moderar o que consome tanto durante a semana quanto aos finais de semana para que assim, equilibre o consumo de calorias.