A melhor dieta para gestante não é aquela onde a maioria diz que ela deve comer por dois. Isso, além de aumentar o seu peso, pode fazer com que você coma alimentos que não trarão nenhum benefício durante a sua gestação. Nem para a sua saúde e nem para o do seu filho.

Os alimentos ricos em ferros são os melhores para essa fase da vida da mulher. Não são necessárias mudanças drásticas em seu cardápio, mas evitar alguns tipos de itens é importante.

Visando melhorar o seu bem-estar e do bebê, vamos mostrar alguns alimentos ricos em ferro que pode ser incluso em sua rotina. Montando uma dieta para gestante. Continue lendo o post e saiba tudo sobre a alimentação nesse período.

Alimentos Ricos Em Ferro Que Não Podem Faltar No Cardápio Da Gestante

Alguns alimentos são primordiais no dia a dia de uma grávida. A melhor dieta para mulheres grávidas é aquela rica em alimentos com ferro. Durante esse período, o cuidado com a alimentação precisa ser redobrada para que nenhum nutriente falte para a mamãe ou para o bebê.

Veja seis tipos de alimentos ricos em ferro que não podem faltar em seu cardápio:

1 – Espinafre

Esse é um dos vegetais mais nutritivos e muito importante para a alimentação de uma gestante. É rico em ferro e outras vitaminas essenciais para essa fase da mulher. Ele pode ser ingerido cru ou cozido.

2 – Frutas secas

As frutas secas são uma imensa fonte de ferro e ajudam a elevar o nível desse nutriente no corpo com muita facilidade e eficiência. Algumas sugestões de frutas secas para ingerir durante a gestação são:

  • Castanha de caju;
  • Avelã;
  • Pistache;
  • Amendoim;
  • Amêndoa;

Apesar de serem uma delícia, nada de exagero na hora de comer esses frutos.

3 – Lentilhas

O alimento mais popular rico em ferro é a lentilha. Esse legume tem uma quantidade extra de ferro. É um alimento barato, funcional e pode ser consumido de várias maneiras.

Além de ajudar durante a sua gestação, a lentilha ajuda no desenvolvimento mental.

4 – Espirulina

Para compor a melhor dieta para gestante, sugerimos incluir espirulina em seu cardápio. Ela é uma alga verde, de sabor intenso e com um perfil nutricional altamente poderoso.

Além do ferro, esse alimento é rico em aminoácidos essenciais, vitaminas B, C, D e E e proteínas.

5 – Chocolate Preto

Chocolate é uma delícia, mas o preto, em especial é uma fonte de ferro! Ele ainda dá ao seu corpo nutrientes como cálcio, magnésio, potássio e fósforo. Uma sobremesa saudável e perfeita, né?

6 – Sardinha

Além da sua alta concentração de ômega 3 e vitamina D, a sardinha é uma grande fonte de ferro. Ela é importante para fabricar hemoglobina, a proteína responsável por transportar o oxigênio para outras células.

O corpo de uma gestante precisa de duas vezes mais de ferro do que o normal. Isso porque ele é importante para os glóbulos vermelhos adicionais que são criados para o bebê. Assim, eles transportam oxigênio para os órgãos da mãe e da criança.

Por isso, é importante que você, futura mamãe, tenha a melhor dieta com uma alta concentração de ferro. Ele é ainda mais importante no primeiro e terceiro trimestre de gravidez.

Por Que A Melhor Dieta Para Gestante Deve Ser Rica Em Ferro?

dieta-para-gestante

Veja alguns motivos sobre a melhor dieta para gestante ser rica em ferro:

  • O ferro é importante na fabricação de hemoglobina;
  • Ele é um componente muito importante para a mioglobina, colágeno e outas enzimas do corpo;
  • Auxilia na manutenção do sistema imunológico, evitando várias doenças;
  • Durante a gravidez, a quantidade de sangue no corpo aumenta, chegando a 50% a mais do que o normal. Por isso, é importante ter ferro adicional em seu organismo, para produção dos nutrientes e hemoglobinas necessárias;
  • O ferro ingerido durante a gravidez também é importante para o bebê e para a placenta da gestante. Para a placenta, esse ferro adicional é essencial, em especial, durante o segundo e terceiro trimestre;
  • No período de gravidez, é comum que algumas gestantes desenvolvam anemia gestacional. O ferro ajuda a combater esse problema;
  • O nascimento prematuro e o baixo peso da criança ao nascer está associado ao baixo teor de ferro no organismo durante a gestação.

O Que A Gestante Deve Evitar Durante A Gravidez?

Uma vez que você já sabe que a melhor dieta para gestante é a rica em ferro, vamos ressaltar quais os alimentos devem ser evitados durante a gestação. Veja:

  • Os itens crus como, por exemplo, sushi, sashimi ou carpaccio, pois possuem um alto grau de contaminação;
  • O sal, gordura, o café e o açúcar devem ser ingeridos com bastante moderação.

Evitando esses tipos de alimentos, a futura mamãe irá contribuir para a sua saúde, mantendo o peso e a pressão arterial sob rígido controle. Além de claro, prevenir problemas intestinais.

Atenção

É importante lembrar que toda gestante deve tomar bastante cuidado com a sua alimentação. O ideal é que as refeições sejam feitas a cada três horas, totalizando seis ao longo do dia.

Dessa maneira, o metabolismo estará ativo e a futura mamãe não corre o risco de consumir uma grande quantidade de alimentos. A melhor dieta para gestante é aquela que tem 1.600 calorias para serem ingeridas diariamente e com alimentos ricos em ferro.

Além de uma boa alimentação, procure somar a ela alguma atividade física como, por exemplo, caminhadas matinais ou noturnas. Evite exercícios durante o período que o sol estiver mais quente para que você não fique cansada. Se você está acostumada a fazer academia, continue, mas com exercícios que não force tanto.

O ideal é que você, mamãe, ganhe um quilo por mês, totalizando os nove no final da gestação. Dessa forma, terá uma gravidez livre do excesso de peso.

É válido ressaltar que consumir alimentos ricos em ferro durante a gestão auxilia no desenvolvimento do cérebro do bebê. Por isso, lembre-se: a melhor dieta para gestante deve ser rica em ferro!

Deixe seu comentário.