A eletroestimulação consiste em um treinamento muscular que tem conquistado vários adeptos. Isso porque ela foge à metodologia de um treino com pesos, do qual muitas pessoas não são fãs.

E diante da constatação de que o exercício tem ganhado mais força, a seguinte pergunta é feita: “mas será que funciona mesmo?”.

E buscando responder esta pergunta é que resolvemos fazer este post. Conheça um pouco mais sobre o que é eletroestimulação muscular e quais são os seus principais benefícios.

eletroestimulação

Como funciona a academia com eletroestimulação?

Quem deseja se tornar um adepto do treinamento com eletroestimulação muscular precisa procurar um profissional qualificado que trabalhe com EMS ( Eletrical Muscle Stimulation) onde serão executados os seguintes procedimentos na academia com eletroestimulação:

1 – Veste-se uma roupa de algodão e colete neopreme, ambos estão molhados. Através deles, é possível então transferir de forma adequada os impulsos para a pele.

2- Depois de ajustada a roupa, o profissional deverá ajustar então os estímulos dos impulsos na máquina. Antes disso, ele previamente deverá analisar as necessidades do aluno em questão, dessa forma, ele poderá atende-las de forma mais adequada.

3 – Ele deverá acompanhar os alunos durante toda a sessão. Cada movimento acontece através de contrações musculares que são realizadas através dos eletrodos. O aluno poderá então sentir um leve formigamento.

4- Cada sessão dura, em média, 20 minutos, o que, segundo especialistas, equivale a um treino convencional de musculação de 2 horas.

Quais são as principais diferenças entre um treino convencional e um treino com eletroestimulação?

Apesar de muitos amantes da musculação se sentirem decepcionados com a notícia que iremos dar agora, teremos de dá-la.

O fato é que é um treino tradicional existe o recrutamento de diversos músculos, contudo, ele não é capaz de se tão amplo e intenso quanto em um treino com EMS.

Além disso, para que uma pessoa possa executar treinos pesados, é preciso que ela comece aos poucos. Entretanto, qualquer pessoa pode realizar treinos de EMS sem treinamento prévio.

Dessa forma, os resultados então tendem a aparecer muito mais rápido.

Estudos indicam que a eficiência da eletroestimulação é 70% maior do que um treino de musculação comum. Por isso ela tem sido tão procurada nos últimos tempos.

Principais objetivos da eletroestimulação

O treinamento com EMS é especialmente indicado para os seguintes objetivos:

Maior condicionamento físico

O treinamento garante um condicionamento físico mais rápido pois estimula várias regiões musculares ao mesmo tempo. Além disso, ele  é capaz de trabalhar de maneira mais ampla com algumas deficiências musculares.

Redução do risco do desenvolvimento de doenças

Para quem não gosta de executar exercícios físicos tradicionais mas precisa se manter em forma, essa é a melhor alternativa.

A EMS previne tende a prevenir problemas causados pelo sedentarismo, assim como, patologias como sarcopenia e osteoporose.

Além disso, pelo fato de aumentar o ganho de massa magra e reduzir os índices de gordura corporal, ela também evita o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Principais vantagens do treinamento com eletroestimulação

E se você ainda está em dúvida se deve ou não realizar o treino com eletroestimulação, então veja quais são as suas principais vantagens.

Você economiza tempo

Com a vida agitada que todos nós levamos hoje em dia, qualquer atividade que nos permita economizar o tempo é bem-vinda.

E com a EMS isso é possível uma vez que cada sessão dura, em média 20 minutos.

Você ganha definição muscular

Se você está em busca de definição muscular sem exageros, então com o treinamento pode encontrar isso.

Isso porque ele é capaz de ativar até 350 músculos por estímulo, o garante, inclusive, resultados mais rápidos.

Redução do envelhecimento muscular

Outra vantagem em se realizar este tipo de treinamento é o fato de que o mesmo, por trabalhar diretamente com diversos musculares, reduz o enfraquecimento e degeneração das células.

Acaba com a celulite e provoca o emagrecimento

Se tem uma coisa com a qual quase nenhuma mulher está satisfeita é com o seu peso e a celulite, que pode aparecer em qualquer lugar.

Nesse sentido, quem está em busca de tratamentos efetivos para tais problemas, encontra a solução na eletroestimulação.

Isso acontece porque, ao estimular os músculos, há um ganho de massa muscular e metabolização da gordura. Isso gerará então uma aparência mais bonita do corpo todo.

Relaxamento

E se você também precisa de alguma coisa que o faça relaxar, este também é um benefício da EMS.

Isso porque o tratamento também pode ser utilizado com o objetivo de provocar relaxamento em regiões de tensão muscular ou de dor.

Basta que, para isso, você solicite ao professor que programe a máquina para este objetivo.

Ajuda a regular o sistema urinário

Devido aos estímulos musculares em diversas partes do corpo, é possível prevenir doenças como síndromes da incontinência urinária, causando uma sensação de bem estar e segurança.

Melhora a circulação sanguínea

eletroestimulação

Por trabalhar diverso conjuntos musculares de uma vez só, isso é capaz de melhorar de maneira notável a circulação sanguínea. A grande vantagem, é que isso poderá evitar problemas como a má circulação e também, doenças cardiovasculares.

Desvantagens da eletroestimulação

A única desvantagem da eletroestimulação muscular é que ela não causará a mesma sensação de um treinamento de musculação tradicional.

Mas isso não quer dizer que você não poderá utilizá-la, se realmente for uma amante dos pesos.

O treinamento com EMS pode ser executado também como uma forma complementar ao seu treino. Dessa maneira, você poderá unir estas duas formas em benefício próprio.

Então se você está buscando uma forma alternativa de entrar em forma, não se esta pode ser uma boa opção.