Bebida alcoólica, dormir pouco e falta de filtro solar, o que estas três coisas têm em comum?  São hábitos perigosos para a saúde do nosso corpo, e o pior de tudo, te fazem envelhecer mais rápido.

Mas além deste, existem outros comportamentos em nosso dia-a-dia que também são capazes de te envelhecer de forma mais rápida. São pequenas coisas que fazemos errado ou então, deixamos de fazer, por preguiça ou falta de conhecimento. E, aos poucos, elas contribuem para uma aparência velha e um corpo mais doente.

Saiba quais são os hábitos perigosos que te fazem envelhecer mais rápido e pare de praticá-los hoje mesmo.

Saiba Quais Hábitos Fazem Você Envelhecer Mais Rápido

1 – Beber Pouca Água

A água é uma das fontes naturais de vida do corpo humano. É ela a responsável por parte da regulagem hormonal, nutrição dos órgãos internos, eliminação de toxinas, entre outros trabalhos.

A recomendação é de que o ser humano consuma em média, de 2 a 3 litros de água por dia.

No entanto, uma grande parcela de pessoas não faz isso. Dessa maneira, elas acabam então envelhecendo.

A falta de água no organismo faz com que a pele fique seca e haja acúmulo de toxinas no corpo.

Isso, aos poucos, vai fazendo com que você fique com uma aparência mais velha e cansada.

Além disso, o pouco consumo da água pode causar, em casos mais graves, pedras nos rins e paralisação destes órgãos.

Então, não custa nada ajudar o seu corpo e beber o recomendado, não é mesmo?

2- Dormir Pouco

Que o sono é importante para a saúde, todos sabem. Mas o que poucos sabem, é que dormir mal é um dos hábitos perigosos que podem causar envelhecimento precoce.

A explicação é simples. Ao dormirmos, além de descansarmos nossa mente, existe uma reposição hormonal. Os órgãos também exercem funções que não conseguem realizar enquanto você está acordado.

Assim, ao dormirmos mal, todas estas funções são comprometidas. O resultado: você acaba envelhecendo mais depressa.

O ideal então, é que o ser humano tenha em média de 7 a 8 horas de sono por dia.

Existem casos em que o organismo precisa de uma quantidade de sono menor. Contudo, o ideal é que você durma a quantidade recomendada.

3- Falta De Exercícios Físicos

O sedentarismo, além de fazer com que haja acúmulo de gordura, também é um dos hábitos perigosos que causam o envelhecimento.

Ao praticar exercícios, existe uma melhora da produção de hormônios, circulação sanguínea, fortalecimento dos ossos e dos músculos.

Portanto, ao deixar de praticar uma atividade física, seu corpo perde tonos muscular, ganha mais flacidez e fica mais fraco. Isso faz então, com que ele envelheça muito mais rápido.

Sem contar que existe a probabilidade do surgimento de doenças relacionadas que podem surgir com a ajuda do sedentarismo tais como: diabetes, hipertensão arterial e osteoporose.

O ideal é que você faça então, pelo menos, 30 minutos de exercícios todos os dias. A caminhada por exemplo, é a mais indicada.

4-  Ingestão De Bebidas Alcoólicas Em Excesso

Este também é um dos hábitos perigosos que vão ajudar a você envelhecer mais rápido.

O fato é que o consumo excessivo de álcool, a curto prazo vai causar sintomas da ressaca que muitas vezes fazem com que a pessoa consuma mais alimentos gordurosos, e refrigerantes.

Além disso, o álcool também causa insônia. Isso mesmo. Quando se está bêbado, você tem uma sensação de tontura, que faz com que você entre em um estado de não consciência rapidamente. No entanto, quando o efeito do álcool acaba, o indivíduo tende a acordar.

Em médio prazo, o álcool provoca inchaço, ressecamento da pele e mau funcionamento dos órgãos. O indivíduo começa a apresentar uma cor mais escura, pois a circulação também fica comprometida.

Em longo prazo, o álcool pode provocar cirrose, que inclusive pode levar o indivíduo à morte.

Então, não é preciso dizer muito mais sobre o seu consumo excessivo.

5- Exposição Indevida Ao Sol

Um dos hábitos perigosos que causa mais envelhecimento precoce é a exposição indevida ao sol.

E através dos raios solares que o corpo é capaz de produzir vitamina D. No entanto, é preciso sempre utilizar filtro solar.

Isso porque, a grande exposição ao sol causa descamação da pele, ressecamento e posteriormente, o aparecimento de rugas e linhas de expressão de forma precoce.

Por isso, não se esqueça de passar filtro solar, mesmo que não vá à praia. Pois, em qualquer lugar existe sol e pode te afetar.

6- Estresse

envelhecer-mais-rápido

O estresse também é uma dos hábitos perigosos que podem fazer com que você fique mais velho.

Ao ficar estressado, o indivíduo comumente faz expressões que ajudam no aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Além disso, estudos já comprovaram que o estresse é responsável pela produção de hormônios que, em grandes quantidades, são responsáveis por doenças do coração.

Como por exemplo, o cortisol, que também causa inchaço no indivíduo.

Por isso, pessoas mais calmas tendem a terem uma aparências mais jovial.

O ideal e que, para controlar o estresse, você utilize meios como a meditação, exercícios físicos, estar na presença de quem se ama e fazer algo que realmente goste.

Afinal de contas, você não deseja ficar velho antes do tempo.

7- Consumir Muitos Doces E Gorduras

Ao consumir muitos doces, você também estará consumindo açúcar, que é responsável pelo envelhecimento celular chamado de “ glicação”. Em uma explicação bem simples, a glicação é um processo que provoca a rigidez da pele, dando-lhe uma aparência de mais velha.

Além disso, o consumo de gorduras consideradas ruins, ajuda no acúmulo de gordura localizada e celulite.

8- Não Levar Em Consideração A Poluição

Ignorar a poluição também é um dos hábitos perigosos que ajudam a oxidar a pele, fazendo assim, você envelhecer mais rápido.

Para que isso seja evitado, é necessário então limpar a pele adequadamente. Além disso, é preciso hidrata-la e é claro, jamais se esquecer do filtro solar.

Estes foram os hábitos perigosos que podem fazer com que você fique mais velho.  A partir de agora, este atento a eles para que tenham uma pele mais jovem, um corpo mais bonito e um organismo saudável.