Você sabia que alguns pequenos erros que você comete na dieta, podem te atrapalhar? Sem dúvida, fazer dieta não é uma tarefa fácil, não é mesmo?

No entanto, as vezes pode parecer ainda mais difícil, pois, mesmo fazendo tudo direitinho, parece que você não obtém quaisquer resultados.

Não é incomum que isso aconteça, e isso pode ser devido alguns erros que, normalmente, passam completamente despercebidos, mas, que podem prejudicar todo o seu processo significativamente.

Assim sendo, continue lendo esse conteúdo, caso queira conhecer quais são os erros que você comete na dieta, que podem te prejudicar e que a maioria das mulheres também cometem.

Você Comete Alguns Desses Erros Em Sua Dieta?

erros-que-você-comete-na-dietaPerder peso é, indubitavelmente, um dos maiores objetivos de quem faz dieta.

Todavia, é muito comum erros que você comete na dieta, inclusive, se dedicar a dietas malucas e radicais.

Essas que não são consideradas, de acordo com a opinião dos profissionais da saúde, como uma alternativa saudável e adequada para perder peso.

A internet está repleta dessas dietas, entretanto, saiba que essa não é uma opção recomendada para perder peso.

A princípio, pode parecer um caminho mais fácil, no entanto, a longo prazo pode acabar acarretando algumas complicações para a sua saúde, inclusive, o ganho de peso novamente.

Desse modo, é importante ter cuidado com o tipo de dieta que você está seguindo, se possível consulte uma nutricionista, e opte sempre por uma alternativa que seja mais saudável, traga resultados duradouros e não comprometa a sua saúde.

Pequenos erros que podem comprometer a sua dieta

Mas, além disso, é muito fácil cometer um pequeno deslize que, geralmente, pode acabar prejudicando o seu processo de emagrecimento.

Caso você esteja tendo dificuldades para perder peso, mesmo seguindo uma dieta saudável, então, é possível que você esteja cometendo um ou mais erros sem sequer notar.

Dito isso, confira a seguir quais são os erros que você comete na dieta que são muito comuns e, normalmente, passam completamente despercebidos.

1. Evitar carboidratos:

O carboidrato é a principal fonte de energia para o nosso organismo funcionar corretamente. No entanto, muitas pessoas o associam com o ganho de peso.

Existe diversas dietas que restringem totalmente o consumo de carboidratos, todavia, saiba que seguir essa regra não é muito indicado.

Pois, apesar de você realmente perder peso a princípio, os resultados não são muito duradouros.

A longo prazo, a falta total de carboidratos poderá prejudicar a sua dieta, assim como também poderá acarretar outros problemas, como por exemplo:

  • Fadiga;
  • Queda de cabelo;
  • Unhas fracas;
  • Mal humor;
  • Tonturas;
  • Cansaço.

Caso queira perder peso, o ideal é reduzir o consumo de carboidratos, não os eliminar completamente da dieta.

Você pode optar por consumir fontes de carboidratos complexos, aqueles que possuem baixo índice glicêmico e que demoram para serem digeridos.

2. Não consumir gorduras:

A palavra chave para fazer uma dieta adequada é, sem dúvida, equilíbrio.

Portanto, é essencial que a sua dieta não seja altamente restritiva, pois, isso poderá atrapalhar todo o seu processo.

Uma vez que, para o nosso organismo funcionar de forma adequada, são necessários diversos nutrientes, incluindo carboidratos, proteínas, vitaminas e até mesmo gorduras.

Desse modo, assim como os carboidratos, eliminar as gorduras da sua dieta é considerado um erro!

No entanto, vale ressaltar que existem dois tipos de gorduras, as gorduras boas e as gorduras ruins.

As gorduras insaturadas, são consideradas fontes saudáveis de gorduras, diferentemente das gorduras saturadas e gorduras trans, que devem ser consumidas com bastante moderação, porque não são saudáveis.

Aliás, mesmo as fontes de gorduras boas (peixes, oleaginosas, abacate, etc…) devem ser consumidas com moderação.

Não pense que só porque um alimento é considerado saudável, que você deva consumi-lo em grandes quantidades.

3. Comer rápido demais:

Devido a correria do dia a dia, é extremamente comum que a maioria das pessoas não dispõem de um tempo para fazer suas refeições adequadamente.

Desse modo, acabam não mastigando a comida direito, o que é considerado um grande erro.

Isso porque, de acordo com especialistas, o nosso cérebro, normalmente, leva cerca de 20 minutos para registrar a sensação de saciedade.

Portanto, ao comer rápido, você acaba comendo mais para ficar satisfeito, o que pode contribuir para o acúmulo de peso, assim como também, poderá causar alguns problemas de digestão.

Assim sendo, o ideal é mastigar bem e devagar o alimento, por volta de 30 vezes, antes de engolir, para evitar o ganho de peso e facilitar a sua digestão.

Você pode começar contando as mastigadas, até adotar o hábito de mastigar devagar.

Outra boa dica é reservar um tempo para realizar as suas refeições sem pressa, e evitar possíveis fontes de distrações, como televisão e celular, que acabam tirando a sua atenção da refeição.

4. Consumir bebidas alcoólicas:

De fato, as bebidas alcoólicas são consideradas como um dos maiores vilões da dieta.

Pois, a maioria das bebidas alcoólicas são extremamente calóricas e possuem o que é conhecido como “calorias vazias”.

Ou seja, possuem apenas calorias, nenhum outro nutriente ou vitamina que possa ser aproveitado por nosso organismo.

Além disso, as bebidas alcoólicas contribuem para o acúmulo de gordura localizada.

Isso porque, o organismo prioriza a eliminação das toxinas do álcool primeiro, deixando as calorias para depois, que tende a se acumular.

Desse modo, o ideal é evitar ao máximo e deixar as bebidas alcoólicas somente para ocasiões especiais.

5. Permanecer muito tempo sem comer:

Provavelmente um dos erros mais comuns cometidos por quem busca perder peso rápido, é achar que ficar muito tempo sem comer pode ajudar a perder peso.

Na verdade, é exatamente o contrário. Ficar muito tempo em jejum pode aumentar o acúmulo de gordura abdominal.

Esse fator tende a ocorrer porque quando estamos há muito tempo sem comer, o nosso organismo passa a estocar calorias para realizar as suas funções.

Desse modo, além de não gastar energia, você também irá sentir mais vontade de comer alimentos gordurosos e doces. Assim como também poderá acarretar algumas doenças, como diabetes.

Lembre-se de que o ideal é comer de três em três horas.

6. Esperar resultados rápidos:

A verdade é que, somos todos um pouco imediatistas, não é mesmo?

No entanto, isso pode ser um problema para quem está em uma dieta e quer perder peso rápido, porque poderá acabar se frustrando.

Infelizmente, é impossível obter resultados da noite para o dia, e ficar esperando por isso, é um caminho certo que leva a frustração, e posteriormente, a desistência.

O ideal é definir metas reais, ter bastante paciência e dedicação, pois, só assim você poderá alcançar os seus objetivos de forma eficiente.

Além disso, praticar exercícios físicos regularmente também é uma ótima opção para potencializar os seus resultados.

E, não esqueça de subir na balança apenas uma vez por semana.

Conclusão

erros-que-você-comete-na-dietaEmbora não seja muito fácil fazer uma dieta, isso não quer dizer que seja impossível.

Caso você tenha problemas para perder peso, então, talvez você esteja cometendo algum erro que, possivelmente, sequer reparou.

As vezes, um simples deslize já é o suficiente para atrapalhar o seu progresso.

Assim sendo, agora que você já conhece alguns dos erros que você comete na dieta, o ideal é você ficar atenta para evitá-los o máximo que puder.

Por fim, caso ainda tenha alguma dúvida ou conheça outro erro, deixe o seu comentário!