Você pratica atividade física com regularidade, tem uma dieta equilibrada mas mesmo assim não consegue emagrecer? Neste texto, você vai saber os erros que você comete e que influenciam no seu ganho de massa magra.

Eu vejo muitas pessoas que começam a fazer academia, traçam um objetivo, o de emagrecer por exemplo, mas depois de um tempo desanimam. Isso porque não tiveram a orientação correta do que é massa magra e como fazer para ganhar e perder gordura.

É claro que para um aproveitamento de 100% você precisa ter o acompanhamento de um profissional. Entretanto, ideia desse texto é só mostrar a você alguns erros que você comente. Isso porque eles certamente estão influenciando no seu ganho de massa magra.

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O Que É Massa Magra?

Uma dúvida comum é não saber a diferença entre massa magra e gordura. Por isso muitas pessoas, equivocadamente, pensam que o ganho de massa magra se refere ao ganho de massa muscular.

Portanto, se você pensa assim também, agora vou te explicar o que é a massa magra.

Ela é tem em sua composição os músculos sim (não pelo crescimento), os órgãos vitais (cérebro, coração, pulmão, estômago, bexiga, outros), os ossos do nosso corpo e os líquidos corporais.

Sendo assim, quanto maior for o ganho de massa magra, maior será a queima de gordura (alta e rápida perda de calorias) e não o ganho de massa muscular.

Foi surpreendido?

Então continue acompanhando que agora vou explicar como funciona o ganho de massa magra, o que você precisa fazer.

Como Funciona O Ganho De Massa Magra?

Para que você consiga ganhar massa magra precisa aliar três fatores:

  • Dieta: uma dieta equilibrada é quase 80% de um bom resultado nos seus objetivos com o corpo. Sendo assim, coloque alimentos com baixo teor de gorduras e alto valor proteico, beba bastante água e evite os doces e guloseimas.
  • Exercícios físicos aeróbicos: são exercícios que proporcionam uma alta intensidade e rápida queima de calorias. Eles podem, no entanto, ser feitos em casa ou na academia. Alguns exercícios aeróbicos são corrida, andar de bicicleta, caminhada, circuitos, dança, lutas, entre outros. Então as orientações de um personal trainer.
  • Exercícios físicos de força: o ideal é que se faça esse tipo de atividade física na academia, entretanto é possível fazer em casa também (com menos eficiência e maior tempo de retorno, dependendo do biótipo da pessoa). Alguns exercícios de força são: calistenia, crossfit, musculação, lutas, treino funcional.

Esse é o segredo para ter um corpo definido e é assim que funciona o ganho de massa magra.

Alguns alimentos ricos em massa magra são:

  • Frango: grande quantidade de proteínas e quase zero de gorduras.
  • Carne Vermelha: grande quantidade de proteínas (carnes sem gorduras).
  • Peixes: ricos em ômega 3 (salmão, atum, sardinha).
  • Ovos: o alimento mais completo, o ideal é consumir ele inteiro.
  • Proteína vegetal: soja, lentilha, brócolis, grão de bico.
  • Laticínios: queijos magros, leite desnatado, iogurte natural (sem gorduras).

E você pode incluir todos eles (de acordo com a ajuda do profissional) na sua dieta.

E como eu disse no começo desse tópico que a dieta representa quase 80% de um bom resultado no seu objetivo, os outros 20% estão divididos entre treino (atividade física) e descanso.

Um bom descanso de 6 a 8 horas também ajuda no ganho de massa magra viu.

Erros Que Influenciam No Seu Ganho De Massa Magra?

Agora sim chegou o momento mais aguardado por você.

Está seguindo todas as dicas que passamos até aqui e mesmo assim não está conseguindo atingir o seu objetivo?

Veja os erros que você comete e que estão te prejudicando no ganho de massa magra.

1.Calorias Consumidas

A mesma quantidade de calorias que você consome deve ser a mesma que você gasta todos os dias, no treino e nas atividades do dia a dia. A dica então, é comprar uma balança de precisão e começar a pesar os alimentos.  Além disso, sempre lembrar de ver as quantidades de calorias nas embalagens dos produtos que consome.

2.Nunca Pule As Refeições:

Um dos erros que você comete, com toda certeza é pular pelo menos uma refeição. Não esqueça das refeições, se você trabalha e na correria as vezes esquece, coloque um despertador no celular e faça os lanches nos horários em que estiver trabalhando. Não coma antes de dormir ou durante a madrugada, tem pessoas que acordam durante a madrugada com fome e vão direto na geladeira pegar alguma “coisinha” só para conseguir dormir e achando que não vai fazer diferença na dieta, puro mito isso.

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3.Consumir Proteínas:

Sejam  elas de origem vegetal ou animal (carnes brancas e vermelhas).

4.Consumir Gorduras Boas:

As gorduras boas são responsáveis por fornecer energia ao nosso corpo, não podemos deixar de consumir gorduras, porém precisa ser gordura boa como as encontradas em abacate, chia, linhaça, peixes, nozes, amêndoas, azeitonas.

5.Beber Água:

Consuma no mínimo dois litros de água por dia, se você pela correria do dia a dia acaba esquecendo, coloque um despertador também para te lembrar, já existem aplicativos e plug-ins para te lembrar disso a toda hora. É simples se você consumir 1 copo de 200 ml (aqueles copos plástico) a cada 1 hora, durante um dia de trabalho, será o suficiente.

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6.Consumir Frutas:

Pelo menos 2 frutas por dia, não exagere, você pode dividir comendo uma de manhã (lanche da manhã) e a outra à tarde (no lanche da tarde).

Não coma doces, refrigerantes e alimentos industrializados: incluo nessa lista as bebidas alcoólicas também. Enfim os alimentos enlatados devem ser evitados ao máximo, caso você consuma, olhe muito bem as prescrições da embalagem (quantidade de carboidratos, proteínas, valor calórico). Os doces jamais (nada de açúcar durante esse período da dieta), muitas pessoa citam o “dia do lixo”, porém se você quer alcançar um objetivo por burlar ele aos poucos com o famoso “dia do lixo”, não é verdade?

Monte você mesmo um cardápio: depois de ler todas essas dicas e saber quais alimentos você pode consumir durante esse período em que está buscando um objetivo, você mesmo pode montar um cardápio. A ideia é seguir o roteiro de 6 refeições diárias a cada 3 horas.

Então gostou das dicas?

Ficou alguma dúvida a respeito de erros que você comete na sua alimentação, que podem furar sua dieta? Deixe seu comentário que vamos te ajudar.