Se você é uma praticante assídua de musculação provavelmente já ouvir falar do catabolismo, então, é importante que você saiba como evitar o catabolismo mesmo estando em casa.

Sem dúvida, o catabolismo é uma espécie de vilão que assombra as pessoas que treinam regularmente e cujo o objetivo é hipertrofiar e definir os músculos.

Assim sendo, caso você tenha interesse em saber mais sobre o catabolismo e como evitar que esse processo ocorra durante a quarentena, continue lendo esse conteúdo!

O que é catabolismo muscular e como evitá-lo?

evitar-o-catabolismoVocê sabe por que o catabolismo é considerado como o vilão de todos os praticantes de musculação?

Basicamente, quando uma pessoa faz musculação regularmente, porém, os músculos não se desenvolvem corretamente, então pode ser que esteja ocorrendo o catabolismo muscular, que por sua vez, atrofia e impede o desenvolvimento dos músculos.

Apesar do catabolismo ocorrer devido à uma série de fatores, geralmente, tende a acontecer devido à uma alimentação completamente inadequada.

Bem como, pela falta de descanso, por alguma doença ou até mesmo por estar fazendo os exercícios de forma errada. Até mesmo quando feitos por longos períodos.

Desse modo, o organismo não obterá tempo o suficiente para repor as energias.

Assim sendo, é possível afirmar que o catabolismo ocorre ao quebrar proteínas do tecido muscular com o objetivo de fornecer energia para o nosso organismo, resultando na destruição dos músculos.

O anabolismo, por sua vez, é justamente o contrário do catabolismo que também faz parte do nosso metabolismo.

Diferentemente do catabolismo, o anabolismo contribui significativamente para a regeneração, crescimento e manutenção dos tecidos musculares, sendo importante para quem busca hipertrofiar os músculos.

Portanto, não esqueça: o catabolismo é a destruição dos músculos, e o anabolismo é a construção dos músculos.

Confira algumas dicas para evitar o catabolismo

Agora que você já está mais familiarizada com ambos os processos metabólicos, deve estar se perguntando quais são as maneiras mais eficazes de evitar o catabolismo para você não perder a massa muscular que você trabalhou duro para obter, certo?

Bem, saiba que, mesmo estando em casa, existem sim alguns métodos e exercícios que você pode colocar em prática para evitar o catabolismo. Confira a seguir!

1. Durma de 7 a 8 horas por noite:

Você já deve saber que dormir bem é importante para o bom funcionamento do nosso organismo, mas, vale mencionar essa importância mais uma vez.

Isso porque, quando estamos dormindo, o nosso organismo desempenha a função de recuperar as células que foram destruídas durante o treino.

E, além disso, os hormônios do crescimento começam a trabalhar para desenvolver os músculos, ao passo que, os níveis de cortisol diminuem, o hormônio do estresse, que pode causar o catabolismo em níveis muito elevados.

Desse modo, dormir cerca de 7 a 8 horas por noite é fundamental para evitar que o catabolismo ocorra, bem como outros problemas que estão relacionados a privação do sono, como diabetes, estresse, ansiedade e até mesmo baixa imunidade.

2. Alimente-se corretamente:

Você sabia que a forma mais eficaz de evitar o catabolismo é por meio de uma alimentação adequada?

Isso porque, quando ocorre uma alimentação inadequada que seja deficiente em proteínas, carboidratos, vitaminas e outros nutrientes que o organismo precisa para repor as energias e desenvolver a massa muscular, acaba resultando no catabolismo.

Assim sendo, não basta apenas incluir todos esse nutrientes em sua alimentação, como também é necessário comer de 3 em 3 horas, especialmente antes do treino e após o treino.

Além disso, uma dieta rica em alimentos anabólicos são essenciais tanto para manter quanto para desenvolver massa muscular, veja quais são os melhores:

  • Peito de frango;
  • Ovos;
  • Azeite extra virgem de oliva;
  • Banana;
  • Abacate;
  • Aveia;
  • Quinoa;
  • Batata doce;
  • Salmão;
  • Atum;
  • Leguminosas;
  • Oleaginosas;
  • Queijo cottage;
  • Leite desnatado.

3. Evite consumir álcool:

Não tenha dúvidas de que o álcool é o grande inimigo da sua dieta.

Isso porque, de acordo com vários estudos científicos, o álcool pode acabar prejudicando todo o seu progresso, pois diminui a síntese de novas proteínas, além de fornecer diversos malefícios para a sua saúde.

O álcool pode acabar prejudicando o seu rendimento durante o treino e, como se não bastasse, é cheio de calorias vazias.

Ou seja, não possui quaisquer nutrientes ou vitaminas que possam ser aproveitadas pelo organismo, ao contrário, só possui um monte de calorias que contribuirão para o ganho de peso e acumulo de gordura abdominal.

Portanto, caso o seu objetivo seja emagrecer ou manter o seu peso, fique longe do álcool!

4. Pratique exercícios de musculação:

Os exercícios, quando praticados de forma correta, são imprescindíveis para o desenvolvimento de massa muscular e também para mantê-la, evitando que ocorra o temido catabolismo.

Pode ser que a preocupação de diversas mulheres que não podem frequentar academia no momento, seja o fato de acabar perdendo massa muscular por não praticar qualquer exercício físico.

No entanto, saiba que mesmo estando em casa, é possível sim continuar praticando exercícios físicos para evitar o catabolismo.

Afinal, qualquer exercício é melhor do que nenhum, certo?

Desse modo, veja quais são os melhores exercícios que você pode realizar em casa para manter a massa muscular:

  • Flexão;
  • Abdominal;
  • Agachamento;
  • Afundo;
  • Elevação de gêmeos;
  • Prancha;
  • Burpee.

Algumas boas dicas para potencializar o seu resultado: treine de 3 a 5 vezes por semana, execute os exercícios corretamente e sem pressa.

5. Não treine mais de 60 minutos:

Você já ouviu dizer que a qualidade é melhor do que quantidade? Sim, de fato, essa frase pode ser aplicada aos treinos.

Isso porque, quando você se exercita por mais de 60 minutos, o seu organismo libera um hormônio conhecido como cortisol, que por sua vez, é extremamente catabólico.

Além disso, exagerar no treino também pode acabar deixando o seu corpo fatigado, desse modo, nem uma boa noite de sono será o suficiente para repor a energia perdida e reparar as células.

Portanto, caso você queira desenvolver massa muscular, ou simplesmente manter a que você adquiriu, o ideal é apostar na qualidade do seu treino, e não na quantidade.

Logo, os seus treinos devem limitar-se à, no máximo, 1 hora.

Além disso, tente não incluir muitos exercícios aeróbicos em sua rotina de treino.

Conclusão

evitar-o-catabolismoEm suma, o catabolismo pode ser considerado como o inimigo entre as mulheres que buscam ganhar músculos para definir os seus corpos, ou simplesmente manter o peso.

Desse modo, não é incomum que diversas mulheres não saibam como evitar o catabolismo mesmo estando em casa.

Bem, para manter a massa muscular, basta continuar praticando os exercícios físicos em sua própria casa, apenas tomando alguns cuidados.

Além disso, alimentação rica em proteínas e uma boa noite de sono também podem desempenhar um papel crucial durante esse processo.

Enfim, caso ainda tenha ficado alguma dúvida em relação ao conteúdo, deixe o seu comentário!