Se você tem dúvidas se a prática de exercícios é benéfica durante a gravidez, vamos te falar tudo sobre isso. Além disso, mostraremos exercícios pós gravidez para você manter seu corpo em movimento.

É possível que você esteja insegura quanto a quais e com qual frequência deve-se fazer exercícios pós gravidez. Isso é normal!

Porém, saiba que a atividade física é permitida durante a gravidez e até recomendada.

Atividade Física Durante a Gestação

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Em primeiro lugar, diversos estudos mostraram que o exercício físico é recomendável para grávidas, até mesmo as que não faziam antes.

Isso porque a atividade física vai diminuir seu estresse e a ansiedade. Além disso, tem altas chances de aumentar sua autoestima.

Também aumenta as suas chances de realizar um parto normal e perda de peso com maior facilidade após a gestação.

Além disso, vão fortalecer músculos que você usará com frequência durante a gestação e aumentar a circulação entre você e o bebe.

Se você não é uma pessoa ativa, pode começar fazendo atividades na água. Essas atividades têm menor risco, já que não tem chances de você cair e se machucar.

Em caso contrário, caso você já pratique exercícios de forma rotineira, somente diminua o seu ritmo e faça acompanhada de um profissional.

O ideal é misturar aeróbicos com exercícios de força.

Porém, não se canse muito. Para isso, faça-os em um ritmo moderado. Além disso, é recomendado que você faça de 4 a 5 vezes na semana.

Contudo, é importante consultar seu médico para saber se o exercício é permitido para o seu caso.

Mulheres com complicações na gravidez não devem praticar exercícios.

Como Voltar às Atividades

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Antes de começar, consulte seu médico para ver se você tem alguma contraindicação a prática de exercícios.

Porém, se seu parto ocorreu sem problemas, é provável que seja indicado a prática de atividades físicas para voltar o quanto antes para o seu peso ideal.

É comum que mães recentes percam peso, devido a nova rotina corrida e a amamentação.

Entretanto, essa perda de peso sem exercícios pode fazer você perder massa magra e aumentar a flacidez.

Para evitar isso, as atividades físicas serão sua melhor aliada. Outros benefícios são diminuição dos riscos da depressão, aumento da circulação, melhor humor e mais energia.

Além disso, o fortalecimento do músculo abdominal é necessário para prevenir a incontinência urinária.

“Mas, quando eu posso voltar a academia?” É importante consultar o seu médico para a indicação mais precisa.

Porém, em caso de parto normal, após 30 dias ou menos já é possível praticar exercícios.

Já com a cesárea, é indicado aguardar em torno de 60 dias antes de retomar.

Em seguida, volte devagar a praticar os exercícios. No início, faça apenas caminhadas moderadas e sem se desgastar muito.

Com o tempo, você pode ir aumentando o ritmo.

Antes de começar, lembre-se que cada mulher é única e o tempo de recuperação pós-parto podem variar.

Por isso, faça as atividades no seu tempo e não se compare com as outras.

Exercícios Pós-Gravidez

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  1. Prancha

A prancha é ideal para trabalhar e fortalecer os músculos do corpo inteiro, com foco no abdômen.

Como fazer:

Deite-se no chão, com a barriga para baixo. Em seguida, eleve seu corpo apoiando nos seus pés e nos braços.

Tente manter uma postura firme e estável. Além disso, mantenha-se pressionando o abdômen e verifique se seu corpo está formando uma linha reta.

Atenção para que seu quadril não esteja muito para cima, nem muito para baixo.

  1. Superman Deitado

Este exercício é bem simples de executar, porém vai trabalhar todos os músculos do seu corpo.

Como fazer:

Deite-se no tapete, com a barriga para baixo. Estique as pernas e os braços.

Em seguida, levante seu braço direito e sua perna esquerda, ao mesmo tempo.

Vá intercalando os lados e repita o exercício por 30 segundos.

  1. Elevação De Quadril

Este exercício vai trabalhar as 3 partes mais afetadas durante a gravidez. Seu abdômen, seus glutões e sua pélvis.

Como fazer:

Deite-se no tapete, com a barriga para cima. Em seguida, flexione seus joelhos, apoiando seus pés no chão.

A partir desta posição, eleve seu quadril e mantenha-o elevado por 30 segundos.

É importante manter os músculos do abdômen e dos glúteos pressionados enquanto estão elevados.

  1. Abdominal Com Elevação Das Pernas

Devido à gestação, é importante fazer exercícios para fortalecer seu abdômen e evitar a flacidez.

Como fazer:

Deite-se no tapete, com a barriga virada para cima. Dobre os joelhos em 90 graus e coloque seus braços abaixo da cabeça.

Em seguida, eleve seu tronco enquanto estica suas pernas. Faça o exercício por 30 segundos.

Conclusão

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Em resumo, os exercícios pós-gravidez e durante a gravidez vão te proporcionar inúmeros benefícios. Por isso, consulte seu médico sobre alguma restrição e comece a praticar o quanto antes.

Além disso, com sua nova rotina, é sempre bom tirar um tempo para se dedicar a cuidar de você.

Para isso, utilize os seus 30 minutos de exercícios diários.

Os ganhos vão ser enormes para você e para o seu corpo. Com isso, é possível voltar a seu peso anterior em poucos dias e mais saudável do que antes.

Ficou com alguma dúvida sobre os exercícios? Comente aqui e iremos te responder.