Frutas, amadas por uns, odiadas por outros e uma dúvida dentro do mundo fitness: Afina de contas, devemos ou não consumi-las? Este tipo de alimento é nosso amigo ou nosso inimigo?

O que de fato é verdade se tratando do tema? O fato é que muitas pessoas tem dúvida em relação ao seu consumo, pois, apesar de possuírem diversos nutrientes, as frutas, consumidas em excesso podem não ser tão boas assim.

Entenda tudo sobre as frutas e como elas podem ajudar ou atrapalhar em uma dieta lendo este artigo.

As Frutas E Seus Nutrientes

“Coma frutas!” é o que recomenda comerciais sobre saúde ou até mesmo os médicos.

No entanto, ninguém realmente fala ao certo até que ponto esse alimento é importante em nossas vidas.

Assim como as verduras e legumes, as frutas possuem diversos nutrientes como potássio, zinco, cálcio, magnésio, entre muitos outros que são fundamentais para o desenvolvimento do organismo.

Elas devem ser acompanhadas de um consumo regular de verduras, legumes, carnes magras e ovos.

Trata-se de uma combinação perfeita, que garante mais saúde ao nosso corpo.

No entanto, algumas pessoas abusam das frutas. Na ânsia por comer doces, algumas então, descontam nelas todas as suas frustrações.

Afinal, é um alimento natural. E que mal tem comer uma penca de bananas ou então, comer vários cachos de uvas?

Tem muito mal.

Recomendação Diária Do Consumo Das Frutas

A recomendação diária do consumo deste alimento por dia é em torno de 3 frutas diferentes, no máximo. E levando-se em consideração de que muitas pessoas possuem de 3 a 6 refeições por dia, elas fazem parte de grande parte da nossa alimentação.

Contudo, consumir de forma desenfreada o alimento, não fará bem à sua saúde.

Isso porque, elas têm a chamada frutose, que é um tipo de carboidrato que, quando entra na corrente sanguínea, aumenta os níveis de glicemia no sangue.

Obviamente que entre comer uma maçã e um pãozinho francês, você deverá optar pela maçã. Pois ela não possui gordura, é mais rica em nutrientes e trará diversos benefícios para a sua saúde.

O que se fazer então, é substituir refeições com carboidratos simples (que são os mais prejudiciais para o organismo) por alguma fruta.

Frutas E Dieta Combinam?

A resposta é: depende da dieta.

Em uma dieta Low Carb, por exemplo, as frutas não são recomendadas, apenas o abacate, que é considerado uma fonte de gordura boa para o organismo.

Isso pelo fato de ser a fruta justamente um fonte de carboidrato.

E pelo menos por algumas semanas, o indivíduo deverá então abrir mão dela.

Entretanto, muitas pessoas estão em um processo de reeducação alimentar. São pessoas que estavam acostumadas apenas com comidas como fast foods e refrigerantes (em geral).

Nesse caso, introduzir o alimento na dieta se torna um elemento imprescindível para a reconstrução de sua saúde.

Pessoas diabéticas, no entanto, devem tomar cuidado com esse consumo. Justamente porque o alimento tende a aumentar os índices de glicemia no corpo.

Frutas

Suco De Fruta, Pode?

Algumas pessoas preferem muito mais o suco do que as frutas propriamente ditas, por considerarem que os primeiros também são saudáveis.

A verdade, é quando transformamos a fruta em suco, esta perde então as suas propriedades. Principalmente as fibras, que são responsáveis pelo funcionamento intestinal.

O suco consiste então no açúcar da fruta propriamente dito, ou seja, na frutose. Nesse caso, como a frutose não tem metabolismo apropriado no organismo humano, ele vai ser reservado diretamente no fígado.

E em casos mais extremos, esse açúcar será então reservado no pâncreas.

Além disso, um suco de fruta nunca vem sozinho. Sempre está acompanhado de um lanche ou uma comida mais gordurosa.

Portanto, não se deve fazer do suco de fruta, mesmo que saudável, um hábito em sua vida.

Acompanhamentos

As frutas, devem ser consumidas in natura e sozinhas, de preferência.

Mas o que acontece que é a grande maioria das pessoas, pelo hábito de comer coisas industrializadas, optam por dar mais gosto ao sabor da fruta.

Daí aderem a outros alimentos como doces em geral, iogurtes e até mesmo, em bebidas.

Isso faz com que os seus nutrientes não sejam aproveitados de maneira adequada. E, dessa forma, ao consumir a fruta dessa maneira, você acaba então engordando.

Portanto, não é possível utilizar como desculpa de que tal alimento é feito com fruta e por isso, ele é saudável, pois muitas vezes, ele não é.

Qual O Tipo De Fruta Mais Saudável?

Escolher por frutas saudáveis é a melhor alternativa para um consumo equilibrado do alimento. Nesse caso, separamos uma lista para que você possa consumir até 3 tipos de frutas diferentes todos os dias. Veja quais são:

1 – Banana

Prata, nanica, maçã, não interessa qual seja, a banana é um dos alimentos mais apreciados pelos brasileiros. E nesse caso, apenas 1 banana por dia pode ser fonte de potássio, e por ser um alimento oligossacarídeo, ela ajuda na absorção de cálcio e magnésio, que mantém os ossos saudáveis.

2 – Maçã

A maçã é uma das que devem ser consumidas pois possui vitamina B, que ajuda a prevenir doenças mentais, como o Parkinson. Além disso, o sumo dela é capaz de diminuir o aparecimento de cáries e diabetes tipo 2.

3- Laranja

Ela é em vitamina C, que previne o envelhecimento precoce, melhora a visão, controla a produção de hormônios, auxilia na cicatrização e ajuda o sistema imunológico.

4- Mamão

O mamão é rico em fibras que ajudam no funcionamento do intestino. Também contém vitaminas B1 e B2, que combatem os fungos e previnem o aparecimento de seborreia, eczema e furuncolose.

5- Limão

O limão contém vitamina C fornecendo todos os seus benefícios. Além disso, ele também é um diurético natural que desintoxica o organismo e regula o PH sanguíneo.

Consumi-las é importante, no entanto é preciso estar atento à quantidade e modo de consumi-las. Dessa maneira, você aproveitará melhor todos os benefícios delas.