A busca pelo corpo perfeito, com barrigas definidas, pernas grossas e bumbum durinho é o sonho de consumo de muitas mulheres. Aumentar as dimensões dos músculos também é um dos desejos das mesmas. Por isso, vamos ensinar como conseguir a hipertrofia muscular feminina.

Aumentar as medidas do corpo pode parecer uma tarefa fácil, mas, quando falamos de músculos, é um pouco mais lenta essas ação nas mulheres.

Isso ocorre porque as mulheres produzem menos testosterona que os homens. A testosterona é um dos hormônios responsáveis pelo o crescimento.

Contudo, a hipertrofia feminina é algo possível e não há necessidade de ingestão de hormônios masculinos.

Nesse artigo, você terá algumas dicas de como conseguir a hipertrofia muscular feminina.

O Que é Hipertrofia?

hipertrofia

A hipertrofia é o aumento da massa muscular e o aumento do volume das células musculares. Isso ocorre devido a prática de exercícios físicos intensos, uma boa alimentação e pelo menos 24 horas de descanso dos grupos musculares.

O aumento do músculo pode ser conseguido por qualquer pessoa, que siga as recomendações de treino, alimentação e descanso.

Ademais, é válido ressaltar que a hipertrofia ocorre durante os tempos de descanso.

Durante o treino a musculatura sofre fissuras, essas fissuras podem variar em pequena a grandes, dependendo do tipo de treino.

Contudo, é no tempo de descanso que ocorre a síntese proteica onde haverá a formação de mais tecidos musculares para reparação das fissuras.

É nesse momento que o seu músculo aumenta as medidas.

Sendo assim, o treino em específico deve ser conduzido, e acompanhado por um profissional de educação física, além de um nutricionista.

Ademais, antes de iniciar qualquer tipo de treino é necessário que se faça uma avaliação do corpo e do seu metabolismo com um médico.

Com isso, os treinos serão propostos respeitando suas limitações e objetivos de cada indivíduo.

Como Funciona a Hipertrofia Muscular Feminina

hipertrofia

Como vimos anteriormente, o desenvolvimento muscular ocorre quando os músculos sofrem pequenas lesões em suas fibras, chamadas de fissuras.

Após o treino, durante o tempo de descanso, o organismo tenta repor essas fibras musculares perdidas ou danificadas, promovendo com isso, o aumento do tamanho dos músculos.

As lesões do músculo ocorrem devido ao estresse muscular.

É quando há uma sobrecarga de peso no músculo, ou seja, durante os exercícios é usada uma carga superior a que os músculos estão acostumados.

Por exemplo, os músculos das pernas são estimulados todos os dias, em caminhadas, subidas de escadas, entre outros, contudo, na academia é possível por meio das cargas estimular esses músculos os levando a sua sobrecarga.

Esse processo induz a adaptação muscular que resulta na hipertrofia.

O estresse muscular pode ser percebido devido à sensação de queimação do músculo. Essa sensação pode ocorrer durante ou após a realização do exercício.

Ela ocorre devido ao inchaço das células musculares, porque há o acumulo de sangue, glicogênio, dentre outras substancias.

Aliás, essa circulação dentro das células estimula o aumento da massa muscular.

Como Melhorar os Resultados da Hipertrofia

hipertrofia

  • Treine Todos Os Grupos Musculares

Para as mulheres que buscam a hipertrofia é necessário treinar todos os grupos musculares.

Muitas mulheres negligenciam os membros superiores na hora dos treinos, o que prejudica a síntese proteica.

O corpo funciona como um todo, logo, quando apenas uma região é treinada, há uma redução considerável na qualidade do treino.

Nesse sentido, os resultados acabam ficando abaixo do esperado.

Por isso, é importante treinar todos os grupos musculares, e otimizar os resultados do desenvolvimento muscular.

  • Baixas Cargas E Muitas Repetições

Esse é um erro que muitas mulheres cometem, com a desculpa de buscarem apenas a definição muscular.

Contudo, a definição muscular só se dá em músculos hipertrofiados, então, invista em cargas mais altas com um número menor de repetições.

Aproveite também para altere os estímulos musculares durante os treinos.

Isso significa que às vezes você deve aumentar as cargas e diminuir as repetições, focando em um treino de força e não de resistência. Com o tempo o seu corpo irá se acostumar com as cargas e os estímulos serão sempre iguais.

Os músculos irão se adaptar.

  • Alterne Os Exercícios E Suas Ordens

Como já dissemos, para que ocorra o processo de hipertrofia é necessário estimular constantemente os músculos do corpo. Por isso, é importante uma variação de estímulos na hora dos treinos.

Uma forma de fazer isso é mudar a ordem dos exercícios, isso irá impactar diretamente na maneira que o corpo entende os estímulos.

  • Vá Até A Falha Concêntrica

Uma forma de contabilizar a carga de todo o treino é a falha concêntrica.

A falha concêntrica consiste na realização de um exercício até que não aguentar mais. Esse estado de desgaste é momentâneo é após um descanso de 1 minuto já terá passado.

Ademais, é nesse momento em que os músculos não conseguem mais levantar a carga, que alcançamos um ponto de alta intensidade.

Por isso, a falha concêntrica é uma prática muito comum para quem busca a hipertrofia.

Contudo, esse método não é muito indicado para iniciantes, visto que os seus músculos ainda não tem a técnica necessária para suportar o movimento da maneira correta, podendo até acarretar lesões para o praticante.

Além disso, a falha concêntrica deve ser praticada com o auxílio de um profissional da área.

Visto que pode ser muito perigoso praticar exercício até a falha sem a ajuda de alguém.

  • Consuma Proteínas

Quando falamos em hipertrofia muitas pessoas acreditam que é só ir para a academia que tudo será resolvido.

Mas, se enganam a alimentação tem grande importância na hora de conseguir alcançar a hipertrofia muscular.

Além de treinar de forma adequada, uma alimentação balanceada é fundamental para alcançar seus objetivos.

Para alcançar a hipertrofia é necessário consumir uma grande quantidade de proteínas. Visto que são elas as responsáveis pela reconstrução dos músculos.

Conclusão – Hipertrofia Muscular Feminina

hipertrofia

Como foi possível notar, este desenvolvimento muscular é o aumento e crescimento dos músculos. que ocorre tanto nos homens como nas mulheres.

Além disso, o processo de hipertrofia é intensificado quando todos os músculos do corpo são estimulados.

Aliás, as mulheres também devem ficar atentas à alimentação e as cargas dos exercícios.

Contudo, antes de investir em qualquer treino que busque a hipertrofia, procure profissionais capacitados para te acompanhar nesse processo.

Ainda tem alguma dúvida sobre este assunto? Deixe seu comentário para que possamos esclarecê-la!