Sem dúvida, é de extrema importância da nutricionista, independente de seus objetivos, seja por querer ganhar massa muscular ou emagrecer.

A nutricionista é a profissional responsável por organizar a sua alimentação de acordo com os seus objetivos, para que você possa alcançá-los mais facilmente e de forma completamente saudável.

Gerando assim, um impacto positivo na sua qualidade de vida também!

No entanto, muitas pessoas cometem o erro de negligenciar essa profissional, e como consequência, podem acabar obtendo complicações de saúde.

Portanto, continue lendo esse conteúdo para conhecer os benefícios de um acompanhamento nutricional.

Considerando principalmente quem treina, e, quais os riscos de não procurar por ajuda nutricional!

Importância Da Nutricionista Para Sua Saúde

importancia-da-nutricionistaQuando você está sentindo alguma dor, o correto é consultar um médico imediatamente, ao invés de se auto medicar, não é mesmo?

Bem, o mesmo ocorre com o acompanhamento nutricional.

Muitas pessoas tendem a ignorar a importância da nutricionista para alcançar os seus objetivos.

Desse modo, acabam criando a sua própria dieta e até mesmo tomando suplementos sem prescrição médica.

O que pode, inevitavelmente, acarretar uma série de problemas para a saúde. Todavia, saiba que esse é um erro gravíssimo!

Independentemente de quais sejam os seus objetivos, se você deseja emagrecer ou ganhar massa muscular, é fundamental que você procure auxílio de uma nutricionista.

Isso porque, um dos principais objetivos do acompanhamento nutricional é determinar, através de uma avaliação completa do seu estado nutricional, um plano alimentar.

Bem específico de acordo com sua condição atual, para que você possa alcançar os seus objetivos de um modo seguro e inteiramente saudável.

Assim sendo, consultar uma nutricionista e manter um acompanhamento nutricional, é considerado extremamente importante para melhorar a sua qualidade de vida.

Evitando deficiências nutricionais, prevenindo o surgimento de doenças crônicas. Entre outras complicações que podem aparecer eventualmente.

Quais os benefícios do acompanhamento nutricional para quem treina?

Bem, de fato, manter o acompanhamento de uma nutricionista é de extrema importância, especialmente para quem treina, e pode garantir a você uma série de benefícios.

Portanto, confira a seguir quais são os principais benefícios!

1. Você poderá alcançar resultados mais satisfatórios:

Seja para eliminar aquelas gordurinhas acumuladas ou desenvolver massa magra, tendo o acompanhamento nutricional adequado, você poderá obter resultados mais satisfatórios e duradouros.

Isso porque, quando você ignora a importância da nutricionista, e prepara a sua própria dieta, dificilmente poderá atingir os seus objetivos de modo mais assertivo.

Pois, geralmente acontece o efeito rebote, ao invés de ganhar massa muscular você acaba perdendo, devido ao déficit de carboidratos, nutrientes ou proteínas em sua dieta.

Logo, esse efeito poderá prejudicar os seus objetivos, além de atrasá-los.

A melhor maneira de evitar que isso aconteça, é procurando por ajuda de uma nutricionista, para que ela possa montar uma dieta adequada para você e as suas metas.

2. É bom para a sua saúde e qualidade de vida:

Além de ajudá-la a obter melhor resultados em seus treinos, um acompanhamento nutricional, sem dúvida, também beneficia a sua saúde e qualidade de vida a longo prazo.

Como dito anteriormente, a função de uma nutricionista é analisar a sua situação e determinar, levando em conta uma série de fatores, qual é o melhor plano de dieta para você e a sua saúde.

Assim como também, a nutricionista poderá prescrever alguns suplementos alimentares caso seja necessário.

Pois, talvez você tenha algum problema para ganhar massa muscular, perder peso, ou até mesmo alguma deficiência de vitaminas ou outros nutrientes.

Se você não consultar uma nutricionista, não irá saber o motivo de não atingir os seus objetivos.

3. O seu corpo desenvolverá mais rápido:

O sonho de todas as pessoas que começam a praticar musculação é, de fato, desenvolver e definir os músculos.

Se você começar a praticar exercícios físicos seguindo a sua própria dieta, é possível sim que você obtenha alguns resultados.

Contudo, os resultados só apareceram, geralmente, nas primeiras semanas, após esse período, é como se o seu corpo estagnasse e você não conseguisse progredir e nem desenvolver.

Assim sendo, com o acompanhamento de uma nutricionista e seguindo a dieta recomendada por ela, você desenvolverá e definirá melhor os seus músculos durante os seus treinos, em um curto prazo.

Além disso, a dieta também serve para fornecer mais disposição e energia durante os seus treinos, para que você tenha uma melhor performance, e consequentemente, extraía melhores resultados.

Riscos De Neglicenciar A Importância De Uma Nutricionista

importancia-da-nutricionistaRecomenda-se que todas as pessoas, sem exceção, tenham algum acompanhamento nutricional, para que possam levar uma vida mais saudável.

No entanto, para quem pratica exercícios físicos, a necessidade de buscar por auxílio de uma nutricionista é ainda maior, para evitar uma série de riscos, dos quais estão listados logo a seguir!

1. Deficiência de nutrientes:

Um dos principais riscos de não saber a importância da nutricionista, é a deficiência de nutrientes.

Isso porque, sem quaisquer experiências ou conhecimentos, quando montamos a nossa própria dieta, acabamos consumindo de menos alguns determinados alimentos, ou mais de outros.

Essas mudanças tendem a acarretar o déficit de nutrientes, que por sua vez, acaba resultando em uma variedade de problemas para a saúde, incluindo:

Além disso, a falta de nutrientes, eventualmente poderá causar Distúrbios metabólicas, anemia, e outros problemas de saúde.

2. Resultados temporários:

Como citado anteriormente, é possível obter resultados com dietas improvisadas. No entanto, esses resultados são meramente temporários.

Por exemplo, caso o seu objetivo seja emagrecer, e você siga uma dieta bastante restritiva, é provável que perca peso, mas, somente para recuperá-lo algum tempo depois, o famoso efeito sanfona.

Isso porque, dietas restritivas são difíceis de manter, e podem causar a deficiência de nutrientes, prejudicando assim a sua saúde.

Já as dietas ricas em carboidratos e gorduras para ganhar massa muscular, também são consideradas nocivas para a saúde, uma vez que a ingestão inadequada desses alimentos poderá aumentar o acúmulo de gordura corporal.

Assim como também poderá elevar os níveis do colesterol ruim e abrir caminho para o aparecimento de doenças graves, como o câncer.

Além disso, muitas vezes pode acontecer o efeito rebote. Ou seja, ao invés de ganhar massa muscular, você acabará perdendo.

Vale a pena arriscar a sua saúde por resultados temporários?

Conclusão

importancia-da-nutricionistaIndependentemente de suas metas, se você quer emagrecer ou desenvolver massa muscular.

Saiba que ter um acompanhamento nutricional adequado é fundamental para que você possa atingir as suas metas de forma eficiente e completamente saudável.

Assim sendo, é de extrema importância consultar uma nutricionista, para que ela possa indicar a melhor dieta para você, de acordo com a sua situação e os seus objetivos.

Optar por ignorar essa necessidade poderá resultar em eventuais complicações para a sua saúde e qualidade de vida.

Por fim, caso tenha gostado do conteúdo ou ainda possua alguma dúvida em relação ao assunto, deixe o seu comentário!