Todo mundo já foi iniciante de musculação um dia. E quando somos iniciantes em qualquer prática existem coisas que só aprendemos com o tempo, mas gostaríamos de ter sidos avisados antes. E com a musculação não poderia ser diferente.

Treinar direito e ter os resultados que você espera não é uma tarefa fácil. É preciso muita dedicação, disciplina e foco para chegar lá. E conhecimento também.

Quando alguém decide começar a treinar, precisa saber que terá um longo caminho pela frente – inclusive de aprendizado.

Os primeiros meses de prática de exercícios em uma academia costumam ser cheios de dúvidas e insegurança, afinal é começo de uma mudança na rotina. Neste post, separamos 7 regras que todo o iniciante de musculação deve seguir, para ajudar no processo. Confira.

1.    Evite Bebidas Alcoólicas

Um dos piores hábitos para quem malha é a ingestão de bebida alcoólica. O álcool em excesso faz mal para qualquer pessoa. Mas para aqueles que malham pode ser ainda pior.

Se você deseja começar bem a sua vida na musculação corte esse hábito por completo. Ou, ao menos diminua drasticamente as quantidades de bebidas alcoólicas consumidas.

Outro hábito péssimo para quem é iniciante de musculação é o de fumar. Deixe tudo isso para trás ao entrar na academia.

2.    Tenha Um Dia De Descanso

É comum que quando começamos na musculação a gente acabe se empolgando mais do que deveria. Por isso, é muito comum exagerar na dose. Algumas vezes até causando lesões musculares indesejadas.

Para que isso não aconteça, é essencial que qualquer pessoa que pratique musculação tenha pelo menos um dia na semana de descanso. E para quem é iniciante isso é ainda mais importante.

Existem dicas básicas como essa que fazem toda diferença quando são seguidas a risca.

3.    Avaliação Física

Esse é o momento de você expor todas as informações sobre seu corpo e organismo de uma forma geral.

O avaliador poderá identificar quais as suas dificuldades e particularidades que podem restringir algumas atividades, e dessa forma, você e o profissional poderão preservar seu corpo, para que desfrute apenas dos aspectos positivos da musculação, mantendo-se longe de lesões e efeitos negativos.

É comum que nessa avaliação sejam identificados percentuais de gordura e massa magra, altura, peso e medidas corporais. Muitas pessoas desconsideram esse momento de avaliação, mas é através das informações obtidas nela, que você poderá remarcar novas avaliações periodicamente.

Assim, possibilitando uma comparação do seu quadro de evolução e delimitando o melhor caminho para manter-se em busca de seus objetivos.

4.    Dê Valor A Boa Execução De Cada Exercício De Musculação

Não basta fazer, é preciso fazer bem. Quando se é iniciante de musculação é comum ter a sensação de dever cumprindo ao finalizar uma serie. Mas não é bem assim que funciona.

A execução do exercício é muito mais importante. Por isso, é indicado ter um preparador físico ou personal para te auxiliar no inicio. Você pode se iludir suando muito na academia, mas só verá resultados na hipertrofia executado o exercício de forma correta.

Por isso, estude cada exercício que faz parte da sua serie de treinos. E quando tiver duvidas sobre a execução pergunte para o educador físico da sua academia.

5.    Lembre-se De Se Manter Hidratada

Beba bastante água o dia todo, não apenas durante ou após os exercícios.

O nosso organismo tem uma necessidade mínima diária de água para manter o bom funcionamento. Com a prática de exercícios físicos a demanda é ainda maior.

Além de desintoxicar o organismo e transportar os nutrientes necessários, a água também ajuda a repor a energia da qual o corpo precisa para realizar os treinos.

6.    Saiba Que A Adaptação Na Musculação É Fundamental

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Os músculos, tendões e ligamentos precisam de um período de 4 a 8 semanas para se adaptar aos novos estímulos de força.

Se pular esta etapa de adaptação, na qual os exercícios são mais leves, o preço a se pagar pode ser bem alto no futuro – com lesões sérias.

Por causa disso, os profissionais da área recomendam que se faça um treino de adaptação.

Nunca ouviu falar? Então veja abaixo:

Treino de adaptação

Frequência: 2 a 3 treinos semanais
Repetições: 12 a 15 repetições
Exercícios por grupo muscular: 1
Séries: uma na primeira semana; 2 na segunda e na terceira semana; 3 a partir da quarta semana
Carga: na última repetição deve ser relativamente pesado (se estiver leve, aumente na série seguinte)

7.    Nunca Subestime Uma Boa Isometria Na Musculação

É uma prática que poderá otimizar o condicionamento sem a utilização de muita carga no treino de musculação para iniciantes. Ela consiste na interrupção de um movimento, o qual você deve se manter por um determinado curto período de tempo na mesma posição.

Esse método é desafiador e pode tornar o seu treino mais inovador, assim quebrando a rotina das séries mais comuns.

Atenção, para realizar a isometria é fundamental que o praticante iniciante tenha o acompanhamento de um profissional, pois ele recomendará o posicionamento e uso correto de aparelhos e instrumentos para o teste de resistência isométrica.

Conclusão

Para que você consiga tirar o máximo de proveito da academia quando se é iniciante é fundamental seguir todas essas dicas. Elas são extremamente úteis para que o iniciante se adeque a nova rotina de musculação sem que desrespeite os seus próprios limites.

Uma boa dica é nunca contar com prazos, isso pode ser mais desmotivador do que motivador muitas vezes. Não pense, porém, que há um período definido para os iniciantes na academia. Você pode até alcançar o seu objetivo em um tempo predeterminado, mas se quiser manter o resultado vai ter que continuar se exercitando.

Essas são algumas regras que toda a iniciante de musculação deve seguir. Com foco, determinação e a ajuda de profissionais preparados, você vai conseguir atingir os seus objetivos e ter corpo e mente mais saudáveis.

Algumas das dicas encontradas aqui devem ser seguidas não só por iniciantes, mas ao longo de toda a jornada na musculação.