Mitos podem ser definidos como algo que não é real. Algo fantasioso. Comumente, os mitos são passados de pessoas a outras pessoas dentro da sociedade. Entretanto, existem alguns mitos que podem influenciar e comprometer o nosso estilo de vida. Como por exemplo, os mitos da musculação feminina. São diversas invenções que irão alterar o resultado esperado.

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Confira abaixo os maiores mitos da musculação que sabotam os resultados que são esperados.

Os Maiores Mitos Da Musculação Feminina Que Sabotam Os Resultados

1.    Quanto Mais Peso Você Pegar Mais Ficará Gigante

Esse é um mito muito comum na musculação feminina. E pior, muitas mulheres acreditam. Essa é uma grande mentira. Se você pegar pesado no treino não ficará gigante.

Isso apenas fará com que você defina seus músculos de acordo com a sua anatomia. Para ficar gigante você precisará estar fazendo uso de anabolizantes. Isso não vai acontecer apenas por dar o seu melhor no treino de musculação.

2.    Suplementos A Base De Proteína Engordam

Muitas das mulheres que começam a fazer musculação, ou apenas iniciaram na academia tem como objetivo emagrecer. Portanto, são muitas as neuras sobre o que comer ou não para atingir o objetivo.

Um dos mitos da musculação feminina que mais repercute é o de que mulheres não devem tomar suplementação para não engordar. Um dos suplementos mais famosos é o Whey e algumas mulheres fogem dele fervorosamente.

O whey é o soro da proteína do leite, ele conta com uma rápida absorção pelo corpo e ajudará no processo de reconstrução do músculo. Sem orientação e consumido em excesso ele pode realmente engordar. Mas utilizado em quantidades ideias só trará benefícios para o seu corpo.

3.    A Musculação Vai Converter A Gordura Do Seu Corpo Em Músculos

Fisiologicamente falando, é impossível converte gordura em músculos. O que irá acontecer é que a musculação e o treino aeróbico irão te ajudar a queimar calorias. E dessa forma você irá queimar gordura.

Da mesma forma, a musculação irá te fazer trabalhar o músculo. Isso pode dar a falsa sensação de que a gordura foi convertida em músculo. Mas na verdade, você apenas substitui um por outro, com determinação e esforço.

4.    Não É Indicado Fazer Alongamentos Antes Da Musculação

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Pode parecer absurdo, mas muito gente ainda acredita nesse mito. O que acontece é que o alongamento irá trabalhar alongando as fibras musculares. Enquanto a musculação, por sua vez, irá encurtar essas fibras.

Sabendo o conceito dos dois, é muito fácil concordar com o mito. Entretanto, isso não é verdade. Fazer um pequeno alongamento irá auxiliar acordando as fibras musculares e preparando as mesmas para a tensão posterior.

O que se deve evitar, é uma aula de longo período de alongamento, como yoga e o pilastes. E posteriormente fazer a musculação, ou vice-versa. Por serem exercícios de estímulos contrários.

5.    Frutas São Suficientes Para O Pós-treino

Muitas pessoas endeusam as frutas e acha que esse será um bom alimento para qualquer momento. Elas realmente são ótimas. Mas não são o pós-treino mais indicado.

Após o treino de musculação, além de se hidratar, é preciso recuperar a energia perdida. Além disso, o seu músculo foi lesionado e precisa de uma fonte de energia especifica para se recuperar.

O mais indicado alimento para comer no pós-treino são as proteínas. Isso porque elas auxiliam em uma boa recuperação do músculo. O mais ideal é que sejam consumidas proteínas de rápida absorção. Entre eles está o atum e a soja.

6.    Para Emagrecer Devo Treinar Aeróbico E Depois Musculação

Esse é um dos mitos mais comuns para todas as pessoas que malham. É comum que quando você quer emagrecer ouça pessoas falando o tempo todo que você deve focar no aeróbico. E então, só depois fazer a musculação.

Entretanto, isso é mentira. A musculação auxiliará na perda de peso tanto quanto o aeróbico. Isso por que as duas modalidades de exercício te farão queimar calorias, que é a forma de emagrecer.

Além disso, ao aliar o seu emagrecimento com a musculação, você evitará perder gordura ficando flácida. Pois estará substituindo a gordura pelos músculos que você estará trabalhando.

7.    “Um Treino X, Dará Resultado Y”

É muito comum que amigos e familiares que também fazem musculação compartilhem algum treino com você. De imediato, a intenção pode até ser boa. Eles podem falar que virão um resultado incrível e você deveria experimentar.

Outras vezes você pode até se animar e procurar qual o treino da sua musa inspiradora e tentar reproduzi-lo. Entretanto, você precisa ter em mente que um treino X, não dará um resultado Y.

Cada corpo é diferente, cada pessoa queima uma taxa de gordura diferente com determinado exercício. E pode ter diferentes formas de ver resultados trabalhando algum músculo.

O que funcionou para uma pessoa, não funcionará necessariamente para você. Treine pensando no seu próprio corpo e observando os sinais que ele te dá. Assim será muito mais fácil alcançar o seu objetivo.

8.    Queimar Gordura Localizada

Existe muitos mitos, principalmente na internet, de que algum exercício especifico te fará queimar alguma gordura localizada. Se você também acreditava nisso, infelizmente não é verdade.

Todo o exercício te fará queimar gordura de forma geral. E existem sim exercício que irão te ajudar a definir músculos específicos. Entretanto, eles não te farão queimar uma gordura de algum lugar especifico do corpo.

9.    Malhar Abdômen Faz Perder Barriga

Por último, mas não menos falado, o tão conhecido “malhar abdômen faz perder barriga”. Um dos maiores mitos da musculação feminina. Quem nunca ouviu isso que atire a primeira pedra. Esse é um mito muito comum para quem buscar perder gordura da barriga.

Entretanto, é uma grande mentira. Como dito anteriormente, todo exercício te fará queimar calorias. E queimar calorias te fará perder gordura de forma geral. Mas isso não significa que exista exercícios específicos para perder gorduras especificas.

Malhar o abdômen apenas fortalecerá e definirá essa região, mas não te fará perder a barriga.