Se você acha que sua condição pode te impedir de conseguir a saúde que deseja, leia esse post para lembrar que isso é mentira! O emagrecimento com saúde ainda é um tabu para muitas pessoas. Para alguns, a dificuldade vem da indisposição para fazer exercícios físicos ou (deixar de) comer certos alimentos. Por outro lado, a dificuldade pode estar em uma condição física. Hoje traremos dicas para mulheres com hipotireoidismo.

Em primeiro lugar, é importante dizer que é possível alcançar o seu peso ideal mesmo que você tenha a doença. Se assim não fosse, esse post nem existiria. Diante dessa possibilidade, reúna a confiança necessária para saber o que você pode fazer por sua saúde e faça!

Para iniciar a nossa conversa, falaremos sobre o que é hipotireoidismo e o que, a princípio, parece uma dificuldade para quem precisa emagrecer. Assim sendo, não deixe de conferir estas dicas infalíveis para mulheres com hipotireoidismo.

mulheres-com-hipotireoidismo

Hipotireoidismo: Características Principais E Questões Para O Emagrecimento

Saiba o que gera a dificuldade de perder peso

Quando você descobre o que é a tireoide e a importância do bom funcionamento do seu metabolismo, entenderá o porquê de haver uma dificuldade para o emagrecimento.

O hipotireoidismo é uma doença que acomete principalmente mulheres. Assim, faz sentido que este seja o nosso público principal quando escrevemos sobre dicas de emagrecimento.

Em um organismo doente, a glândula da tireoide não funciona como deveria. Isso é um problema porque ela é responsável por liberar hormônios que garantem o bom funcionamento do nosso corpo. Ela estimula o metabolismo, isto é, garante que os processos bioquímicos do seu corpo aconteçam da maneira adequada.

Quando alguém tem o hipotireoidismo, essa glândula não funciona como deveria. Dessa forma, a produção dos hormônios que mencionamos acima praticamente não ocorre. Processos simples para um organismo saudável, como defecar, ficam mais complicados. Prisão de ventre é um dos sintomas característicos.

Emagrecimento

Diante dessa questão com a prisão de ventre, imagine o que ocorre com o nosso organismo quando comemos. Ingerimos a comida, guardamos as proteínas, a energia, tudo o que tem de bom do alimento. Em seguida, o natural é expelir o que não presta.

Quando uma pessoa tem hipotireoidismo, esse tipo de função ocorre com muita dificuldade. Dessa forma, o organismo acaba absorvendo gorduras e substâncias de que não precisa. Ademais, com o metabolismo lento, o processo de emagrecer torna-se muito difícil.

Mito

Diante dessa questão, é necessário esclarecer um mito que permeia a mente de quem tem a doença. O hipotireoidismo não causa a obesidade de ninguém, já que outro sintoma característico da mesma é a ausência de apetite. Assim, não vá imaginando que foi por causa da doença que você ganhou os quilos extra.

Por um lado, saber disso é muito bom, sabe por quê? A ausência de conexão entre a doença é o ganho de peso indica uma ausência de conexão entre a doença e a perda de peso. Não é possível justificar que, por causa do hipertireoidismo, não é possível emagrecer de forma saudável.

Fique sabendo que sim, é. Ademais, na verdade, o processo funciona de maneira similar para quem não tem a doença. Algumas distinções precisam ser consideradas, mas os cuidados com o corpo são muito parecidos.

Você entenderá tudo assim que conferir as 6 dicas infalíveis para mulheres com hipotireoidismo que separamos logo abaixo. Três delas envolvem a prática de exercícios físicos, uma fala sobre autocuidado e, por fim, mais duas discutem a sua alimentação.

Vamos a elas?

mulheres-com-hipotireoidismo

6 Dicas Infalíveis Para Mulheres Com Hipotireoidismo

Exercícios físicos, alimentação equilibrada e cuidar de si são tratamentos essenciais!

1.  Faça Exercícios Físicos Constantemente, Mas Moderadamente

Como nós dissemos anteriormente, a maneira como uma paciente com hipotireoidismo vai perder peso vale para pessoas que não têm a doença. Em linhas gerais, trata-se de prática regular de exercícios físicos e alimentação equilibrada.

Em boa parte dos casos, indivíduos que têm a doença sentem muito cansaço. No entanto, com o tratamento hormonal adequado e os próprios resultados da atividade física essa condição tende a ser alterada.

Isso nos leva à segunda dica. Confira!

2.  Procure Por Exercícios De Baixo Impacto

Para alguém que sente muito cansaço e até sintomas de depressão, é possível que atividades mais agressivas pareçam ameaçadoras. Iniciar sua prática com algo tão agressivo e exigente quanto o crossfit pode não ser o ideal.

Assim, que tal iniciar a frequência de exercícios com algo mais suave, quanto yoga ou pilates? Por serem de menos impacto, não significa que não sejam efetivos. Pesquise, tente algumas modalidades e persista na que faz você se sentir melhor e mais disposto.

3.  Encontre Parceiros Para Fazer Exercícios Junto Com Você

Se para muitos indivíduos saudáveis já é difícil conseguir motivação para se exercitar, que dirá para quem se sente frequentemente indisposto. Nesse tipo de situação, é bacana encontrar pessoas que te motivem a continuar se exercitando. Essa é uma das mais importantes dicas infalíveis para mulheres com hipotireoidismo.

4.  Seu Médico E Seu Nutricionista Devem Ser Seus Melhores Amigos

A única de nossas dicas que não está exatamente ligada à alimentação e exercícios tem a ver com os profissionais que cuidam de você. É imprescindível começar o tratamento para o hipotireoidismo assim que você tiver o diagnóstico da doença.

Em primeiro lugar, tenha certeza de que o seu médico é um bom profissional. Dizemos isso no sentido que você deve confiar nele para fazer um tratamento que consiste de reposição hormonal. Para não ter resultados indesejados, sempre questione as possíveis consequências de tudo.

Ademais, não despreze o auxílio de um nutricionista em seu tratamento principalmente se você quer perder peso. Este é o profissional que poderá elaborar uma dieta equilibrada e adequada para a sua condição física.

Não dá para confiar em receitas milagrosas que só funcionam para uma parcela da população nem se o seu metabolismo funciona perfeitamente. Não seja ingênua e procure por um profissional competente e que te acompanhe consistentemente.

Ter pessoas avaliando o seu progresso é tão importante quanto aquelas que trilham a caminhada junto com você. Mantenha todas em sua vida!

5.  Siga A Dieta Recomendada Para Você Com Afinco

Uma vez que tenha a sua dieta exclusiva elaborada, siga-a. A mesma disposição que você precisará fazer a fim de se exercitar é a que você vai precisar para modificar hábitos alimentares ruins.

Muito provavelmente, sua dieta será em rica em alimentos que favoreçam as funções diuréticas do seu corpo. Coma abundantemente o que deve. Evite aquilo que você sabe que te trará problemas depois.

Se tem uma meta que deseja com o coração, trabalhe para que elas se realizem. Apenas tenha a certeza de que está desejando algo saudável para o seu corpo de verdade.

6.  Beba Água

A última de nossas dicas está, de certa maneira, associada ao que falamos anteriormente. Você precisa beber água como toda pessoa que quer perder peso. Ela ajuda você a expelir o que não presta do que consome, limpa o corpo.

Com os exercícios ajustados e seguindo a dieta, isso não será um problema. Apenas um dos hábitos que você precisa fixar.

Se gostou dessa seleção com dicas infalíveis para mulheres com hipotireoidismo, tudo o que pedimos é que você as coloque em prática. Todas merecemos viver em um bom corpo, valorizá-lo. Faça isso por sua qualidade de vida mais do que por estética ou exigências sociais. Se ame.