Muitas mulheres se perguntam, se existe realmente alguma vantagem na musculação feminina.

Afinal de contas, se ouve bastante sobre barriga trincada. Mas, é apenas isso mesmo que a musculação oferece? O ganho de massa muscular e a perda de gordura?

Ou existem ainda vantagens reais para a saúde?

Por outro lado, existem ainda a preocupação a musculação feminina é ou não prejudicial.

Logo, surgem diversas dúvidas que precisam ser sanadas. Possibilitando assim, a escolha dessa prática.

Então, se você quer saber mais e tirar todas as suas dúvidas, continue lendo. Pois, hoje iremos falar tanto dos benefícios, quanto dos malefícios!

7 Benefícios Da Musculação Feminina

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Primeiramente, iremos mostra a você, quais as vantagens da musculação feminina.

Afinal de contas, sua prática vai muito além do corpo definido. Existem ainda, diversos benefícios para corpo e organismo!

  1. Rejuvenescimento

Em geral, toda mulher deseja se manter mais jovem, com físico bonito e saudável.

Mas, a partir dos 30 anos de idade, os seres humanos passam a perder sua massa muscular.

Ou seja, diminuindo coordenação motora e equilíbrio. Contudo, a musculação realiza a manutenção das funções corporais.

Bem como, auxiliam no rejuvenescimento da aparência tornando-a mais firme e lisa.

Para isso, faça cerca de 4 sessões semanais, no mínimo. Combatendo então, a perda muscular, a gordura acumulada e o envelhecimento físico.

  1. Ganho de Massa Muscular

Existe ainda, um fator curioso na musculação, que pode ser entendido de maneira errada.

Isto é, ao iniciar esta prática é comum aumentar de peso. Uma vez que, você estará ganhando massa muscular.

Antes assim, de começar a perda a gordura localizada, que logo em seguida começará a sumir.

Esse fenômeno se dá, pelo aumento da circulação sanguínea e os líquidos retidos nos músculos.

No entanto, apenas em 4 semanas de musculação feminina, nota-se a perda de gordura e o aumento dos músculos.

  1. Metabolismo Acelerado

Outra vantagem da musculação, é a perda de peso contínua, mesmo fora da academia.

Mas, talvez você se pergunte como isso é possível, certo? Isso acontece porque esses exercícios aceleram nosso metabolismo.

Logo, mesmo após sua prática o corpo continuará queimando energia, oriunda da gordura corporal.

E, você não precisa fazer nada, pois, ocorre mesmo parado! Além disso, essa eficácia na queima de gorduras, é gerada no organismo logo de cara.

  1. Grupos Musculares

Além disso, outro benefício da musculação, são os estímulos aos grupos musculares.

Ou seja, estimulando diversos músculos de uma única vez. Pois, muitos exercícios envolvem diversos grupos.

E não, apenas um específico, uma vez que sua prática é mais intensa e gasta mais energia.

  1. Fortalecimento Ósseo

Lembra na escola, quando aprendemos sobre as diversas funções dos músculos?

Desse modo, provavelmente, você irá se lembrar de sua função protetora. Ou seja, um revestimento que cobre o esqueleto humano.

Logo, quando fortalecemos os músculos, nossos ossos e articulações ficam mais protegidos contra:

  • Fraturas;
  • Torções;
  • Lesões.

Assim como, os riscos de osteoporose diminuem. Isso porque, exercícios de intensidade, aumentam a absorção de cálcio nos ossos.

  1. Musculação Feminina e o Coração

Se a musculação é capaz de trabalhar diversos músculos ao mesmo tempo, isso inclui esse órgão vital.

Melhorando assim, o seu funcionamento e proteção. Diminuindo os riscos de ter doenças cardiovasculares.

Devido então, a intensidade da prática, que controla o colesterol e a pressão sanguínea.

  1. Corpo Mais Flexível

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é apenas práticas como yoga e pilates que aumentam a flexibilidade.

A musculação feminina e sua contração muscular, dão o mesmo efeito benéfico.

Sendo assim, muito comparada aos efeitos gerados por alongamentos. Aqueles realizados por atletas e esportivas antes de iniciar a prática.

Portanto, além de tonificar, proteger, melhorar, fortificar e prevenir doenças pela manutenção do peso.

Essa prática, deixa seu corpo mais ativo e energético. Tornando-o assim, mais flexível e disposto.

Quais São Os Malefícios Da Musculação Feminina?

Mas, além das vantagens dessa prática, precisamos alertar quanto aos seus malefícios.

Para que então, cuidados sejam tomados em sua realização. Sendo assim, existem dois malefícios a serem evitados, confira abaixo!

  1. Consumo de Álcool

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Independentemente, se você malha com regularidade e se alimenta bem, o consumo pode ser prejudicial a você!

Isso porque, o crescimento de músculos ocorre no momento de descanso/repouso, e não durante o treinamento de musculação feminina.

Contudo, o álcool desencadeia determinadas reações no organismo, que podem anular a eficácia das sessões.

Uma vez que, ele diminui a absorção de nutrientes, afetam o metabolismo de carboidratos e proteínas. Portanto, os malefícios são:

  • Redução na absorção de nutrientes;
  • Aumento do hormônio responsável pelo catabolismo;
  • Desidratação no organismo;
  • Reduz o nível de açúcar no sangue;
  • Ocasiona a deficiência de vitaminas do complexo B e C – importantes para ganho de massa muscular.
  1. Incontinência Urinária

Em academias, o Jump é uma atividade muito procurada pelas mulheres. Uma vez que, aumenta bastante a queima de gordura.

No entanto, essa prática pode causar incontinência devido à pressão intra-abdominal.

Gerando assim, a fadiga muscular no assoalho pélvico e diminuição do controle urinário.

Isso ocorre, pois, esse é um exercício de alto impacto. Podendo assim, pela falta de controle, urinar ao:

  • Realizar a prática;
  • Rir, espirrar e tossir;
  • Se agachar.

Logo, sendo categorizada como incontinência urinário de esforço. Mas, é possível evitar essa problemática e suas consequências.

Basta assim, praticar o fortalecimento do períneo. Assim como, fazer a contração do músculo antes e ao decorrer desse exercício.

Conclusão

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Vimos neste artigo, a importância e benefícios da Musculação Feminina, sendo estes:

  • Rejuvenescimento físico;
  • Maior ganho de massa muscular;
  • Aceleração do metabolismo;
  • Trabalha os grupos musculares;
  • Fortalecimento Ósseo;
  • Manutenção do coração e suas funções;
  • Corpo com maior flexibilidade.

Enquanto isso, os dois malefícios da prática, são indiretos. Ou seja, podem ser muito bem e evitados.

Isso porque, são decorrentes do consumo de álcool e da prática excessivo de Jump.

Portanto, basta estar atento a sua realização e ingestão. Que você atingirá os resultados desejados, por meio da disciplina.

O que você achou deste conteúdo? Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários para que possamos esclarece-la!