A maioria das mulheres não está contente com o seu peso e estão em busca de meios eficazes para o emagrecimento. Mas o que a grande maioria não sabe é que se pode utilizar a musculação para emagrecer.
Ainda existe a falsa ideia de que a prática da musculação está associada apenas ao ganho e crescimento muscular, contudo, esse é um grande equívoco uma vez que ela pode ser utilizada para outros objetivos.
Entenda como utilizar a musculação para emagrecer e quais as principais dicas para que você obtenha os resultados esperados.
Por Que A Musculação Pode Ajudar A Emagrecer?
Para que o organismo consiga absorver os nutrientes ingeridos através da alimentação ela passa por um fenômeno chamado de metabolismo.
O metabolismo consiste em uma reação química que vai fazer com que os nutrientes se transformem em energia para a manutenção dos órgãos, estado de alerta, enfim, para que organismo se mantenha vivo.
Contudo, nem sempre o metabolismo funciona de maneira rápida e os nutrientes que não são utilizados para a transformações de energia são armazenados como gorduras.
E fazer com que o metabolismo trabalhe de maneira acelerada é o primeiro passo para a perda de peso.
E é aí que entra então a musculação para emagrecer. A musculação é um tipo de exercício físico que está focado na obtenção do ganho de massa muscular e desenvolvimento dos músculos.
Os músculos, para que possam se desenvolver, consomem energia provocando a aceleração do metabolismo.
A partir daí o raciocínio se torna lógico: quanto mais músculos você tiver, mais o seu metabolismo terá que trabalhar.
Porém, é preciso ainda desenvolver outras ações que visem a prática da musculação para emagrecer veja quais são elas.
Alimentação
O que diferencia a hipertrofia do emagrecimento dentro da musculação?
Algumas pessoas acreditam que é o modo como se realizam os exercícios, porém esse é também um equívoco muito comum.
Tanto para a hipertrofia ou para o emagrecimento o treino pode ser o mesmo, ou seja, destinado ao ganho de massa muscular. O que vai diferenciar os resultados é o modo como você se alimenta.
A alimentação de quem está em busca de hipertrofia é baseada em um alto consumo de proteínas e carboidratos, permitindo assim que os músculos fiquem mais evidentes.
No entanto, na musculação o consumo de alimentos deve ser menor, mas de modo que o metabolismo tenha energia suficiente para gastar, caso contrário, ele entra em modo economia (ou seja, vai trabalhar em um ritmo devido à falta do consumo adequado de comida).
Musculação para emagrecer e suplementos.
A suplementação é também muito importante na alimentação de quem pratica musculação para emagrecer.
É preciso entender que basicamente o metabolismo só vai funcionar com o consumo adequado de comida no corpo. Sendo assim, alguns suplementos podem ajudar, principalmente se você leva uma vida muito agitada.
O ideal é que você consiga conciliar uma alimentação rica em nutrientes com a suplementação para os treinos, pois isso ajudará no processo de construção dos músculos.
Mas é válido ressaltar que os suplementos não servem como alimento e não devem substituir as refeições.
Descanso
Fala-se muito da importância do descanso dos músculos para a hipertrofia, mas será que ele também é adequado na musculação para emagrecer?
A resposta é sim. É importante lembrar que é no descanso que o músculo tem tempo para se recuperar e se desenvolver e mesmo que seja para fins de emagrecimento, eles devem estar presentes para que assim o metabolismo trabalhe mais rápido.
O que pode ser feito nos dias de descanso da musculação são treinos de cardio que também ajudam na queima progressiva de gordura. Mas o ideal é que você tenha pelo menos dois dias de descanso na semana sem atividades físicas.
Peso x Massa Muscular E Musculação Para Emagrecer
Um fator que não deve ser tão considerado quando se realiza a musculação para emagrecer é o peso da balança.
Acontece que a massa muscular pesa mais que a gordura, assim, você pode pesar 60 kg possuindo mais gordura corporal em seu corpo, ou 65 kg possuindo mais massa muscular, e neste último caso você aparentará ser mais magra do que no primeiro.
Com o passar dos meses, você vai perceber alterações muito notáveis em seu corpo, como diminuição da flacidez, correção da postura e endurecimento dos membros.
Mas se você deseja fazer um comparativo de evolução, o ideal é que você tire as suas medidas pois estas sim darão uma noção real do seu emagrecimento, no entanto, a balança não é recomendável neste período de adaptação.
Alimentos Indicados Para Emagrecer
A alimentação é a base para que você obtenha bons resultados. Sendo assim, alguns alimentos são muito indicados para que você obtenha o corpo que sempre desejou.
– Verduras e legumes
Devem estar nas principais refeições como almoço e jantar. Nessa lista, os principais são:
- Alface
- Tomate
- Rúcula
- Pepino
- Batata doce
- Brócolis
- Agrião
– Proteínas
Não podem faltar em nenhuma refeição uma vez que são a base para a construção muscular, entre as proteínas temos:
- Carnes vermelhas
- Carnes brancas
- Peixes
- Ovos
– Gorduras boas
As gorduras boas ajudam no funcionamento do organismo e também tendem a reduzir o colesterol ruim, algumas delas:
- Abacate
- Manteiga de amendoim
- Óleo de coco
- Açaí
– Carboidratos
Esse é o tipo de alimento que você deve ter mais cuidado uma vez que a sua ingestão inadequada pode resultar no acúmulo de gordura prefira sempre:
- Pães e massas integrais
- Frutas
- Arroz integral
Musculação Para Emagrecer – Por que Praticar?
A musculação é um exercício completo que engloba os membros inferiores e superiores, aumenta a flexibilidade, coordenação motora, retarda o envelhecimento e diminui a flacidez.
A prática do exercício não possui contraindicação. No entanto, o ideal é que antes de você começá-la você faça uma avaliação médica.
Além disso, a musculação ajuda a elevar a autoestima deixando o indivíduo mais satisfeito com a sua própria imagem.
Ela também induz à disciplina e reeducação alimentar para que os resultados sejam notados.