A maioria das mulheres não está contente com o seu peso e estão em busca de meios eficazes para o emagrecimento. Mas o que a grande maioria não sabe é que se pode utilizar a musculação para emagrecer.

Ainda existe a falsa ideia de que a prática da musculação está associada apenas ao ganho e crescimento muscular, contudo, esse é um grande equívoco uma vez que ela pode ser utilizada para outros objetivos.

Entenda como utilizar a musculação para emagrecer e quais as principais dicas para que você obtenha os resultados esperados.

Por Que A Musculação Pode Ajudar A Emagrecer?

Para que o organismo consiga absorver os nutrientes ingeridos através da alimentação ela passa por um fenômeno chamado de metabolismo.

O metabolismo consiste em uma reação química que vai fazer com que os nutrientes se transformem em energia para a manutenção dos órgãos, estado de alerta, enfim, para que organismo se mantenha vivo.

Contudo, nem sempre o metabolismo funciona de maneira rápida e os nutrientes que não são utilizados para a transformações de energia são armazenados como gorduras.

E fazer com que o metabolismo trabalhe de maneira acelerada é o primeiro passo para a perda de peso.

E é aí que entra então a musculação para emagrecer. A musculação é um tipo de exercício físico que está focado na obtenção do ganho de massa muscular e desenvolvimento dos músculos.

Os músculos, para que possam se desenvolver, consomem energia provocando a aceleração do metabolismo.

A partir daí o raciocínio se torna lógico: quanto mais músculos você tiver, mais o seu metabolismo terá que trabalhar.

Porém, é preciso ainda desenvolver outras ações que visem a prática da musculação para emagrecer veja quais são elas.

Alimentação

O que diferencia a hipertrofia do emagrecimento dentro da musculação?

Algumas pessoas acreditam que é o modo como se realizam os exercícios, porém esse é também um equívoco muito comum.

Tanto para a hipertrofia ou para o emagrecimento o treino pode ser o mesmo, ou seja, destinado ao ganho de massa muscular. O que vai diferenciar os resultados é o modo como você se alimenta.

A alimentação de quem está em busca de hipertrofia é baseada em um alto consumo de proteínas e carboidratos, permitindo assim que os músculos fiquem mais evidentes.

No entanto, na musculação o consumo de alimentos deve ser menor, mas de modo que o metabolismo tenha energia suficiente para gastar, caso contrário, ele entra em modo economia (ou seja, vai trabalhar em um ritmo devido à falta do consumo adequado de comida).

Musculação para emagrecer e suplementos.

A suplementação é também muito importante na alimentação de quem pratica musculação para emagrecer.

É preciso entender que basicamente o metabolismo só vai funcionar com o consumo adequado de comida no corpo. Sendo assim, alguns suplementos podem ajudar, principalmente se você leva uma vida muito agitada.

O ideal é que você consiga conciliar uma alimentação rica em nutrientes com a suplementação para os treinos, pois isso ajudará no processo de construção dos músculos.

Mas é válido ressaltar que os suplementos não servem como alimento e não devem substituir as refeições.

Descanso

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Fala-se muito da importância do descanso dos músculos para a hipertrofia, mas será que ele também é adequado na musculação para emagrecer?

A resposta é sim. É importante lembrar que é no descanso que o músculo tem tempo para se recuperar e se desenvolver e mesmo que seja para fins de emagrecimento, eles devem estar presentes para que assim o metabolismo trabalhe mais rápido.

O que pode ser feito nos dias de descanso da musculação são treinos de cardio que também ajudam na queima progressiva de gordura. Mas o ideal é que você tenha pelo menos dois dias de descanso na semana sem atividades físicas.

Peso x Massa Muscular E Musculação Para Emagrecer

Um fator que não deve ser tão considerado quando se realiza a musculação para emagrecer é o peso da balança.

Acontece que a massa muscular pesa mais que a gordura, assim, você pode pesar 60 kg possuindo mais gordura corporal em seu corpo, ou 65 kg possuindo mais massa muscular, e neste último caso você aparentará ser mais magra do que no primeiro.

Com o passar dos meses, você vai perceber alterações muito notáveis em seu corpo, como diminuição da flacidez, correção da postura e endurecimento dos membros.

Mas se você deseja fazer um comparativo de evolução, o ideal é que você tire as suas medidas pois estas sim darão uma noção real do seu emagrecimento, no entanto, a balança não é recomendável neste período de adaptação.

Alimentos Indicados Para Emagrecer

A alimentação é a base para que você obtenha bons resultados. Sendo assim, alguns alimentos são muito indicados para que você obtenha o corpo que sempre desejou.

– Verduras e legumes

Devem estar nas principais refeições como almoço e jantar. Nessa lista, os principais são:

  • Alface
  • Tomate
  • Rúcula
  • Pepino
  • Batata doce
  • Brócolis
  • Agrião

– Proteínas

Não podem faltar em nenhuma refeição uma vez que são a base para a construção muscular, entre as proteínas temos:

  • Carnes vermelhas
  • Carnes brancas
  • Peixes
  • Ovos

– Gorduras boas

As gorduras boas ajudam no funcionamento do organismo e também tendem a reduzir o colesterol ruim, algumas delas:

  • Abacate
  • Manteiga de amendoim
  • Óleo de coco
  • Açaí

– Carboidratos

Esse é o tipo de alimento que você deve ter mais cuidado uma vez que a sua ingestão inadequada pode resultar no acúmulo de gordura prefira sempre:

  • Pães e massas integrais
  • Frutas
  • Arroz integral

 

Musculação Para Emagrecer – Por que Praticar?

A musculação é um exercício completo que engloba os membros inferiores e superiores, aumenta a flexibilidade, coordenação motora, retarda o envelhecimento e diminui a flacidez.

A prática do exercício não possui contraindicação. No entanto, o ideal é que antes de você começá-la você faça uma avaliação médica.

Além disso, a musculação ajuda a elevar a autoestima deixando o indivíduo mais satisfeito com a sua própria imagem.

Ela também induz à disciplina e reeducação alimentar para que os resultados sejam notados.