Se você pratica treinos de musculação há algum tempo, certamente já deve possuir conhecimento sobre estagnar nos treinos, que a impede de atingir os seus objetivos.

Sem dúvida, a estagnação é uma vilã das praticantes de musculação, isso porque, ela tende a surgir após um período praticando exercícios físicos, e simplesmente interrompe o seu progresso.

De fato, esse é um problema extremamente comum que surge para prejudicar o desenvolvimento das praticantes de musculação e gerar grandes frustrações.

Caso você esteja com dificuldades para alcançar as suas metas, é bem provável que tenha caído na estagnação.

Quer saber o que fazer para evitar estagnar nos treinos? Então continue lendo esse conteúdo!

Você Acha Que Estagnou Em Seus Treinos De Musculação?

não-estagnar-nos-treinosSe você frequenta academia todos os dias e tem um acompanhamento nutricional adequado.

Mas, percebeu que não está conseguindo obter progresso e nem resultados, então pode ser que tenha caído na estagnação muscular.

Você já ouviu falar sobre estagnar nos treinos de musculação? Geralmente, também conhecida como “efeito platô”.

Esse é um problema bastante comum e que pode atrapalhar potencialmente o seu desenvolvimento para ganhar massa muscular, ou até mesmo perder peso.

Geralmente, a estagnação ocorre quando não há um bom planejamento em seus treinos, quando o seu corpo e organismo passa a se acostumar com aquela rotina de trinos, e desse modo, acaba “empatando”.

Ou seja, você não consegue obter quaisquer progresso ou resultados, e tampouco atingir os seus objetivos, devido a estagnação do seu corpo.

Lista dos erros que podem fazê-la estagnar nos treinos de musculação

Há vários motivos que podem desencadear a estagnação muscular, apesar de um dos principais motivos ser a monotonia da sua rotina de treinos, como dito anteriormente, é preciso ficar atenta para reconhecer o que pode estar impedindo você de obter progresso e evitar ao máximo para livrar-se da estagnação.

Assim sendo, confira a seguir o que fazer para não estagnar em seus treinos de musculação!

1. Evite overtraining:

Você já ouviu falar que tudo demais tem sobra?

Um dos principais erros cometidos da musculação, principalmente por iniciantes, é achar que passar mais tempo treinando, poderá obter desenvolvimento mais rápido, resultando no indesejado overtraining.

A princípio, pode até ser que você obtenha resultados. No entanto, com o passar do tempo, acontecerá o rebote.

Ou seja, você cairá no efeito platô, estagnando completamente, ou então você perderá massa muscular ao invés de ganhar.

Desse modo, treinar exageradamente e sem descanso, não permitirá que o seus músculos se recuperem e se desenvolvam do modo correto.

Além disso, o overtraining também poderá acarretar em outros problemas de saúde, como por exemplo:

  • Cansaço constante;
  • Dor de cabeça e muscular;
  • Desânimo;
  • Falta de motivação para treinar;
  • Baixa imunidade;
  • Irritabilidade.

Se esse for o seu caso, o mais indicado para quebrar a estagnação é ficar sem treinar por, pelo menos, uma semana.

2. Tenha períodos adequados de descanso:

O período de descanso entre os treinos, serve para que você possa recuperar o fôlego por alguns segundos, antes de começar a fazer outros exercícios.

Há aquelas pessoas que simplesmente ignoram os períodos de descanso, e simplesmente pulam de um exercício para o outro, já outras passam mais de um minuto descansando, o que também não é muito recomendável.

Um período de descanso ideal é entre 20 a 60 segundos, tempo o suficiente para você se hidratar, recuperar o fôlego, os músculos descansarem um pouquinho, antes de começar outra série de exercícios.

Apesar de não parecer, ignorar o período de descanso poderá acarretar na estagnação.

3. Não caía na monotonia:

Um dos principais motivos que podem levar uma pessoa a estagnar em seus treinos de musculação é, sem duvida, a monotonia.

Após um certo período de tempo treinando, é extremamente comum cair na rotina, praticando sempre os mesmos exercícios, na ordem exata e com o mesmo número de repetições.

Basicamente, é como se você estivesse treinando no modo automático.

Assim sendo, até mesmo a sua performance e desempenho também caem por terra, e o resultado é o efeito platô.

Você acaba por estagnar, não obtendo quaisquer tipo de resultados, isso porque os seus músculos já acostumaram-se com aquela rotina de treino previsível, onde não há nenhum esforço ou estímulo novo.

A melhor forma de evitar a monotonia, é saindo da sua zona de conforto, diversificando o seu treino e dando o máximo de si mesma.

4. Execute exercícios corretamente:

Se você prática exercícios que são conhecidos por desenvolver os músculos, mas, você não consegue ver surtir qualquer resultado em seu corpo, então, talvez seja porque você está executando esses exercícios de modo incorreto.

Esse erro é mais comum do que você imagina, pois, até mesmo quem frequenta academia há algum tempo pode acabar errando os movimentos e estagnando.

Se você estiver desconfiada quanto a execução de um exercício, não hesite em pedir auxílio para o instrutor da sua academia.

Caso a sua academia não possua esse tipo de suporte, você poderá pesquisar na Internet sobre.

5. Alimente-se corretamente:

De nada adianta você fazer tudo direitinho, mas, pecar na hora da alimentação.

Isso porque, a alimentação é um aspecto fundamental para aqueles que treinam.

Uma dieta adequada fornecerá as quantidades certas de proteínas, carboidratos, minerais e vitaminas para o seu organismo funcionar corretamente e os músculos se desenvolverem.

Desse modo, é fundamental manter um acompanhamento nutricional, pois, somente uma nutricionista poderá avaliar a sua condição e indicar o melhor plano de dieta para você alcançar os seus objetivos de forma saudável e eficiente.

6. Descansos semanais são fundamentais:

É de amplo conhecimento que treinar é importante para os músculos crescerem, no entanto, descansar também é!

Um equívoco comum é pressupor que treinar todos os dias é mais eficiente para hipertrofiar os músculos rapidamente.

Mas, como dito anteriormente, overtraining é um risco que pode prejudicar tanto os seus objetivos, quanto a sua saúde.

Isso porque, o nosso organismo precisa de um tempo para recuperar as energias e reparar as células que foram micro lesionadas em seu treino.

Além disso, é durante o período de descanso, que acontece o processo de hipertrofia muscular, e não durante o treino, como diversas pessoas costumam imaginar.

Assim sendo, é de extrema importância você reservar alguns dias durante a semana para que o seu corpo possa descansar da forma adequada e evitar a estagnação, entre outros problemas.

Conclusão

não-estagnar-nos-treinosO efeito platô, nada mais é que a estagnação muscular, quando você não consegue obter quaisquer resultados, e existem diversos motivos que podem contribuir para que isso aconteça.

Muitas pessoas cometem esses erros sem sequer perceberem.

Assim sendo, há certos cuidados que devem ser tomados para evitar de estagnar nos treinos de musculação, para alcançar os seus objetivos.

Caso você não esteja conseguindo obter resultado na a academia, então, talvez esteja na hora de rever os seus métodos de treinamento.

Por fim, caso ainda tenha alguma dúvida, não esqueça de deixar o seu comentário!